1 / 18

O CRISTO CONSOLADOR

O CRISTO CONSOLADOR. Cap. VI. O JUGO LEVE.

torin
Télécharger la présentation

O CRISTO CONSOLADOR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O CRISTO CONSOLADOR Cap. VI

  2. O JUGO LEVE Vinde a mim, todos vós que estais aflitose sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. Mateus, XI – 28-30

  3. Vinde a mim, todos vós que estais aflitose sobrecarregados, que eu vos aliviarei Jesus nos convida para irmos até Ele De que adianta adentrarmos os templos da nossa fé, se trazemos a mente carregada de maus pensamentos; se o coração não perdoa e as emoções ficam girando em torno dos interesses materiais e das paixões inferiores? Jesus foi muito claro ao dizer: “Antes de entrares no templo para fazeres tua oferenda, vai e reconcilia-te com teu inimigo”. Isto significa que para entrarmos em contato com as forças mais altas devemos primeiro limpar o coração de todos os ódios, das mágoas e das sujeiras que ali desenvolvemos com nossas atitudes egoístas e anti-fraternas.

  4. Aflição Aflição - do latim afflictione: • Agonia, atribulação, angústia, sofrimento. • Tristeza, mágoa, pesar, dor. • Cuidado, preocupação, inquietação, ansiedade. • Padecimento físico; tormento, tortura. Dicionário Aurélio

  5. Alivio JESUS NOS OFERTA O SEU OMBRO AMIGO, MAIS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, É NECESSÁRIO QUE SIGAMOS OS SEUS ENSINAMENTOS E PROCUREMOS EXERCITAR AS VIRTUDES QUE ELE TÃO BEM NOS ENSINOU E EXEMPLIFICOU CONFIANÇA NA JUSTIÇA DE DEUS FÉ NO FUTURO

  6. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração Jugo trave de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois para puxar o carro ou o arado e, figuradamente, significa domínio, submissão. Na época de Jesus, por exemplo, a Palestina estava sob o jugo romano, ou seja, sob o domínio dos romanos.

  7. Simbologia – O jugo é símbolo de servidão O jugo simboliza a disciplina de duas maneiras: ou ela é sofrida de modo humilhante, ou a disciplina é escolhida voluntariamente e conduz ao domínio de si, à unidade interior à união com Deus.

  8. achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. Jesus impõe uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo LEI AMOR CARIDADE

  9. CONSOLADOR PROMETIDO Jesus prometeu um novo consolador no seu último discurso aos apóstolos, no Monte das Oliveiras, um pouco antes de ser preso e crucificado.

  10. CONSOLADOR PROMETIDO Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós.Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito.(João XIV – 15-17 a 20)

  11. O Mestre maior nos informa o que esse Consolador Prometido irá fazer no futuro em relação a Doutrina Cristã Jesus já antecipava os descaminhos do homem em relação à mensagem que estava deixando. Se alguém seria enviado, para lembrar coisas que Jesus dissera, isso ocorreria, porque os homens teriam esquecido esses ensinos. Se viria para ensinar todas as coisas, é porque Jesus não pôde ensinar tudo quando esteve aqui, por faltarem aos homens os pré-requisitos para o entendimento mais profundo da realidade. Se o Consolador viria para estar eternamente conosco, ele não poderia se apresentar como um ser encarnado, porque o corpo físico é perecível. Deduz-se, portanto, que o Espírito de Verdade precisaria de outra maneira de estar conosco, sem ser pela encarnação em um corpo material.

  12. CONSOLADOR PROMETIDO ESPÍRITO SANTO ETERNAMENTE CONOSCO DOUTRINA ENSINAMENTO ETERNO

  13. ESPIRITISMO Assim surgiu o Espiritismo como um sol para a Nova Era, que deveria iluminar a Humanidade a partir de então. Era a resposta dos Céus às rogativas dos sofrimentos que se espalhavam pela Terra. Conforme Jesus houvera prometido, tratava-se de O Consolador, que chegava para atender às múltiplas necessidades humanas

  14. Doutrina Espírita vem nos responder as grandes questões filosóficas da humanidade, como por exemplo: De onde viemos? Para onde vamos? O que somos? Por que sofremos? O que estamos fazendo aqui?

  15. CIÊNCIA RELIGIÃO FILOSOFIA O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias

  16. O Cristo disse “ Bem- aventurados os aflitos porque serão consolados”, mas de que forma se achar feliz sofrendo sem saber porque se sofre? O Espiritismo mostra-lhe a causa nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia seu passado; mostra-lhe o objetivo naquilo em que os sofrimentos são como crises salutares que conduzem à cura e são depuração que assegura a felicidade nas existências futuras

  17. Desta forma o Espiritismo trás ao homem uma fé inabalável no futuro, e as dúvidas pungentes não mais se abate sobre sua alma; fazendo-o ver do alto a importância das vicissitudes terrestres e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.

  18. Assim o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador Prometido: conhecimento das coisas, que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra; chamamento aos verdadeiros princípios da lei de Deus e consolação pela fé e pela esperança.

More Related