1 / 19

Palavra de Vida

Palavra de Vida. Chiara Lubich – Dezembro de 2012. « A quantos O receberam, (…) deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus » (Jo 1,12). Esta é a grande novidade que Jesus anunciou e ofereceu à humanidade: a filiação divina. Tornar-se filhos de Deus mediante a graça.

truong
Télécharger la présentation

Palavra de Vida

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Palavra de Vida Chiara Lubich – Dezembro de 2012

  2. «A quantos O receberam, (…) deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus»(Jo 1,12).

  3. Esta é a grande novidade que Jesus anunciou e ofereceu à humanidade: a filiação divina. Tornar-se filhos de Deus mediante a graça.

  4. Mas como e a quem é dada esta graça? «A quantos O receberam» e a quantos O hão de receber ao longo dos séculos.

  5. É preciso recebê-Lo na fé e no amor, acreditando em Jesus como nosso Salvador.

  6. Mas tentemos compreender mais profundamente o que significa ser filhos de Deus.

  7. Basta observar Jesus, o Filho de Deus, e a sua relação com o Pai: Jesus invocava o seu Pai como no “Pai-Nosso”. Para ele o Pai era “Abbá”, ou seja, o paizinho, o papai, a quem se dirigia com tons de infinita confidência e de extremo amor.

  8. Mas, já que tinha vindo à Terra por nossa causa, não se limitou a estar só Ele nessa condição privilegiada.

  9. Ao morrer por nós, redimindo-nos, tornou-nos filhos de Deus, seus irmãos e suas irmãs, e deu-nos, também a nós, mediante o Espírito Santo, a possibilidade de sermos introduzidos no seio da Trindade.

  10. De maneira que também nós podemos usar essa Sua divina invocação: «Abbá, Pai!», ou seja, “papai, meu paizinho”, nosso paizinho, com tudo o que isso representa: certeza da sua proteção, segurança, abandono no seu amor, consolações divinas, força, ardor. O ardor que nasce no coração de quem tem a certeza de ser amado.

  11. «A quantos O receberam, (…) deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus» .

  12. Aquilo que nos une a Cristo e nos faz ser, com Ele, filhos no Filho, é o batismo e a vida da graça que recebemos com o batismo.

  13. Nesta passagem do Evangelho está também referido o dinamismo profundo desta “filiação”, que se deve atuar dia após dia. Com efeito, é necessário «tornar-se filhos de Deus».

  14. Tornamo-nos, crescemos como filhos de Deus, quando correspondemos à Sua oferta, vivendo a Sua vontade, que está toda concentrada no mandamento do amor: amor a Deus e amor ao próximo.

  15. Receber Jesus significa, pois, reconhecê-Lo em todos os nossos próximos. E também eles poderão ter a oportunidade de reconhecer Jesus e de acreditar n’Ele se, no amor que lhes demonstrarmos, descobrirem uma parcela, uma centelha do amor infinito do Pai.

  16. «A quantos O receberam, (…) deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus» .

  17. Neste mês, em que recordamos, de modo especial, o nascimento de Jesus nesta Terra, procuremos aceitar-nos reciprocamente, vendo e servindo o próprio Cristo uns nos outros.

  18. E então uma corrente de amor recíproco, de conhecimento e de vida, como a que liga o Filho ao Pai no Espírito, se instaurará também entre nós e o Pai, e sentiremos aflorar sempre e de novo nos nossos lábios a invocação de Jesus: «Abbá, Pai».

  19. «A quantos O receberam, (…) deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus» . “Palavra de Vida”, publicação mensal do Movimento dos Focolares. Texto de: Chiara Lubich, escrita em 1998 Gráfica Anna Lollo em colaboração com padre Placido D’Omina (Sicília, Itália) Este comentário sobre a Palavra de Vida é traduzido em 96 línguas e idiomas, e chega a vários milhões de pessoas no mundo atravésda imprensa, do rádio, TV e via internet.Para maiores informações www.focolare.orgEste PPS, em várias línguas, é publicado em www.santuariosancalogero.org

More Related