1 / 42

Projeto Redação Veja

Projeto Redação Veja. PROJETO MULHERES MAIO DE 2010. Objetivos da pesquisa. O principal objetivo da pesquisa é traçar um perfil das mulheres metropolitanas brasileiras. BA/PE. DF. MG/ RJ. PR / RS. SP. Com quem falamos. 1.000 Mulheres Das classes ABC Com idade a partir de 18 anos.

Télécharger la présentation

Projeto Redação Veja

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto Redação Veja PROJETO MULHERES MAIO DE 2010

  2. Objetivos da pesquisa • O principal objetivo da pesquisa é traçar um perfil das mulheres metropolitanas brasileiras.

  3. BA/PE DF MG/ RJ PR / RS SP Com quem falamos • 1.000 Mulheres • Das classes ABC • Com idade a partir de 18 anos • Moradoras das cidades de:S.Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Salvador, Recife, São José do Rio Preto e Campinas Representam 9 milhões e trezentas mil mulheres brasileiras PE BA DF MG SP RJ PR RS

  4. Perfil (%) Classe Social Atividade Estado Civil Idade Escolaridade Base: Amostra 1000

  5. As mulheres acreditam que:não existe igualdade de direitos (%) • . • . Existeigualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil? Base: amostra (1000) Quanto maior a escolaridade, maior a incredulidade na aplicação da Constituição Brasileira no tocante à igualdade de direitos

  6. A crença na DEMOCRACIA predomina entre as mulheres (%) Vivemos numa democracia? Base: amostra (1000)

  7. O Trabalho é bastante valorizado entre as mulheres metropolitanas. (%) Mulher deve trabalhar mesmo que não precise? Essa opinião é compartilhada mesmo entre as mulheres que não trabalham. A valorização do trabalho é um pouco menor entre as mulheres com menor escolaridade.

  8. Independência Financeira e pessoal são as principais razões para a mulher trabalhar fora Base: acham que a mulher deve trabalhar fora (821)

  9. Os principais motivos declarados pelas mulheres (minoria) que acham que a mulher NÃO deve trabalhar fora são: o cuidado com os filhos e com a organização da casa Base: acham que a mulher não deve trabalhar fora (99)

  10. As mulheres metropolitanas confiam em si eacreditam que atualmente conseguem ter o mesmo êxito que o homem no trabalho A mulher consegue ter o mesmo êxito que o homem no trabalho? (%) As mulheresocupamounãopostosexecutivosnasempresas? E acreditam queelas ocupam postos executivos nas empresas.

  11. A minoria que não acredita, atribui as seguintes razões: Base: responderam que não ocupma (109)

  12. A mulher quetrabalha fora é mais felizdo que a que fica em casa (%) Quem é mais feliz? Base: amostra (1000)

  13. Vários motivos levam a mulher que trabalha fora ser mais feliz: Base: quem respondeu que é a mulher que trabalha fora (725)

  14. AMINORIAque acredita que a mulher queFICA EM CASA É MAIS FELIZjustifica: “Cuida dos deveres de casa e dos filhos com mais dedicação.” Base: quem respondeu que é a mulher que fica em casa (24)

  15. A valorização profissional pode ser um dos fatores que levam à opinião de que NÃO BASTA SER MÃE, ESPOSA E DONA DA CASA para SUA PLENA REALIZAÇÃO. (%) Plena realização: basta ser esposa, mãe e dona da casa?

  16. A maternidadeNÃO ATRAPALHA A CARREIRA PROFISSIONALna opinião de 66% das mulheres urbanas (%) Filhos atrapalham a carreira profissional? O inverso não é bem assim: aCARREIRA ATRAPALHA A MATERNIDADEna percepção de 41% das mesmas Carreiraprofissionalatrapalha a maternidade? Base: amostra (2010=1000)

  17. O PAI É TÃO IMPORTANTEquanto A MÃEna educação dos filhos é a opinião que prevalece (%) O pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos? Base: amostra (1000)

  18. O PAI TRANSMITESERIEDADE E VALORES (%) Por que o pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos?

  19. Por que o pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos? Seriedade O pai é mais duro, rígido, inflexível, impõe mais limites A presença do homem transmite mais respeito A presença do pai se impõe mais do que a da mãe Agrega Valores A presença do pai é importante na formação para ser um cidadãocumpridor de seus deveres A figura paterna ajuda a construir a identidade dos filhos A integridade do pai na vida profissional pode servir de exemplo para os filhos É importante na educação de filhos homens, principalmente na puberdade

  20. Por que o pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos? Comprometimento É importante a participação do pai na vida escolar dos filhos É importante transmitir experiência de vida Emocional A figura paterna traz equilíbrio emocional O contato com o pai é importante para se sentir acolhido O pai e a mãe tem igual importância Os dois são importantes na educação dos filhos É responsabilidade da mãe e do pai a educação dos filhos Os filhos precisam da educação do pai e da mãe Referências à mãe A mãe tem a tendência de agir com o coração e não com a razão A mãe passa a mão na cabeça. Encobre os erros e a rebeldia dos filhos

  21. AMINORIAque acredita que oPAI NÃO É TÃO IMPORTANTE,justifica: Valorização O pai não faz tanta falta quanto a mãe Presença/ convívio O pai não dá muita atenção aos filhos Preocupações financeiras O pai se preocupa mais em trabalhar/ trazer dinheiro pra casa A mãe participa mais A mulher assume papéis que o marido deveria assumir em diversas situações A mulher dá mais atenção aos filhos

  22. O CASAMENTO faz parte dos desejos das solteirasmasNÃO MAIS das mulheres queJÁ PASSARAM POR ESTA EXPERIÊNCIA (%) Quer casar? Quer casar de novo?

  23. A maior parte das mulheres CASADASCONSIDERA-SE FELIZ NO CASAMENTO (%) O quantovocê se considerafeliz no casamento? (escala de 1 a 5) 77% Entretanto, uma parcelajá arrependeu-se de ter casadoem algum momento (%) Arrependeu-se de tercasado/ de tervidaemcomum com um companheiro?

  24. Cerca de 76% das mulheres casadas afirmam que seus MARIDOS GANHAM IGUAL OU MAIS DO QUE ELAS Emtermos de rendimentosalarial o seumarido/ companheiroganhamais, menosouigual a você? (%) Já a maior parte das mulheres MAIS VELHAS GANHA IGUAL OU MAIS que seus maridos (apenas 36% das mulheres acima de 51 anos afirmam que seus maridos ganham mais)

  25. É predominante a opinião de que aFALTA DE DINHEIRO PODE COMPROMETER A HARMONIA CONJUGAL Falta de dinheiropodecomprometer a harmonia conjugal? (%) Talvez por isso, a maior parte das mulheres (cujo marido não possui um negócio próprio)GOSTARIA que O MARIDO TIVESSE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO  AUMENTO DE RENDA???? Gostariaque o marido/ companheirotivesseseupróprionegócio? (%)

  26. A MAIOR parte das mulheres acredita queNÃO TEVE UMA BOA EDUCAÇÃO SEXUAL DOS PAIS Recebeu de seuspaisuma boa educação sexual? (%) Base: amostra (1000) Uma BOA EDUCAÇÃO SEXUAL dada PELOS PAIS é mais percebida entre as mulheres MAIS JOVENS Afirmamquereceberam de seuspaisuma boa educação sexual (%)

  27. Pouco mais da METADE DAS MULHERES ACREDITA QUE ELAS TÊM a MESMA NECESSIDADE DE SEXO QUE OS HOMENS A mulher tem a mesmanecessidade de sexoque o homem tem? (%) MAS O SEXO NÃO É A COISA MAIS IMPORTANTE NUMA RELAÇÃO O sexo é a coisa mais importante na relação ? Base: amostra (1000)

  28. AINFIDELIDADE CONJUGAL NÃOÉ JUSTIFICÁVEL EM NENHUM DOS SEXOS (%) Justifica a infidelidade da mulher em alguns casos? Justifica a infidelidade do homem em alguns casos? Base: amostra (1000)

  29. O ABORTO É ADMISSÍVEL em casos extremos O aborto é admissível em casos extremos? (%) AS MULHERES DE MENOR GRAU DE INSTRUÇÃO tendem a ser MAIS RETICENTES AO ABORTO

  30. A HOMOSSEXUALIDADE NÃO É PERCEBIDA COMO UMA DOENÇA (%) Considera a homossexualidade uma doença? Base: amostra (1000) O PRECONCEITO é MAIOR entre as MAIS VELHAS, DE MENOR GRAU DE INSTRUÇÃO, e as que NÃO TRABALHAM. (%) Afirmamque a homossexualidade é umadoença

  31. OS PAIS INFLUENCIAM A VIDA DE UMA GRANDE PARCELA DAS MULHERES URBANAS (%) Seuspaistêmmuitainfluênciaemsuavida? Base: amostra (2010=1000) A influência acontece mais entre as mulheres MAIS JOVENS Afirmamqueseuspaistêmmuitainfluênciaemsuavida

  32. As mulheres metropolitanas brasileiras ACREDITAM EM DEUS e POUCAS em algum momento DUVIDARAM DE SUA EXISTÊNCIA (%) Acredita em Deus? Duvidou da existência de Deus?

  33. OS PADRES DEVERIAM PODER CASAR-SE (%) Padres deveriam poder casar-se? Base: amostra (1000)

  34. As mulheres acreditam que LIDAM IGUAL OU MELHOR do que os HOMENS NAS REDES SOCIAIS (%) Objetos de tecnologia e redes sociais: a mulher lida pior, igual ou melhor que os homens? Base: amostra (1000)

  35. A MAIOR PARTE das mulheres acredita ser BASTANTE FELIZ. A grande MAIORIA das mulheres metropolitanas CONSIDERA-SE FELIZ Você se consideraumapessoafeliz? O quantovocê se considerafeliz? (%) (%) 85% Base: amostra (1000)

  36. MESMO SENDO FELIZES, AINDA FALTA ALGO (%) Faltaalgumacoisaparaplenafelicidade? Aspectos relacionados à realização pessoal e profissional são os mais mencionados entre as jovens de 18 a 34 anos Entre as mulheres mais velhas (de 35 anos ou mais), os aspectos mais citados referem-se à: Realização pessoal Realização pessoal Casa própria Concluir a formação (18 a 24 anos) Casar Ter filhos (25 a 34 anos) Casa própria Viajar (51 ou mais) Estabilidade Financeira Realização profissional Falta dinheiro (51 ou mais) Emprego Na própria área Cargo melhor Salário melhor Saúde Melhorar a saúde

  37. Considerações Gerais

  38. Considerações Finais • A mulher brasileira, metropolitana de hoje está consciente e feliz. • O trabalho é um dos principais pilares de realização: • Convívio social • Independência financeira • Auto estima • Novos aprendizados • Realização profissional • Ela confia na sua capacidade profissional e na possibilidade de ascensão, chegando a ocupar cargos executivos.

  39. Considerações Finais A mulher já lida melhor com as questões de maternidade e carreira profissional, procurando conciliar tais atividades e percebendo que é possível. É importante, entretanto, um equilíbrio nas relações. As classes mais altas questionam um pouco mais essa conciliação. A experiência e vivência do dia-a-dia faz com que as opiniões possam ir mudando ao longo dos anos. As mulheres mais velhas já encontram-se em uma fase diferenciada. Muitas ganham mais do que seus maridos, estão realizadas profissionalmente e agora possuem outros planos, como viajar. Entretanto, tem outros problemas, tais como a saúde.

  40. Considerações Finais As mais jovens estão descobrindo a vida e possuem muitos planos, entre os quais graduação, emprego, casamento e filhos. A casa própria continua sendo um dos sonhos da brasileira para sentir-se plenamente feliz. A mulher encontra-se um pouco mais dividida com relação a questões sobre sexo, mas tendem a falar sobre o assunto sem tanta inibição. Boa parte percebe uma igualdade entre homens e mulheres quanto ao desejo sexual e não admitem traição (nem feminina nem masculina). Nestas questões, a diferença de opiniões é um pouco maior conforme a diferença de instrução e a religião.

  41. Considerações Finais O Governo não merece a confiança destas mulheres metropolitanas mas elas acreditam na democracia e escolhem seus governantes. Acreditam que o país pode ficar melhor se governado por mulheres, indicando novas possibilidades no cenário político.

More Related