1 / 14

Os sete sapatos sujos

Os sete sapatos sujos. Mia Couto, o escritor moçambicano, também licenciado em Medicina e Biologia, proferiu uma oração de sapiência, em 7 de Março de 2005, na abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. Excertos desta oração foram

wells
Télécharger la présentation

Os sete sapatos sujos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os sete sapatos sujos

  2. Mia Couto, o escritor moçambicano, também licenciado em Medicina e Biologia, proferiu uma oração de sapiência, em 7 de Março de 2005, na abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique.

  3. Excertos desta oração foram publicados no nº. 0, de 2 de Abril, do Courrier Internacional ( versão portuguesa ) Dela destacamos, pelo interesse e universalidade das suas afirmações, embora proferidas a pensar na realidade africana, Os Sete Sapatos Sujos

  4. Diz Mia Couto: Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar. Eu contei Sete Sapatos Sujos que necessitamos de deixar na soleira daporta dos tempos novos. Haverá muitos.Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico:

  5. Primeiro Sapato A ideia de que os culpados são sempre os outros.

  6. Segundo Sapato A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho.

  7. Terceiro Sapato O preconceito de que quem critica é um inimigo.

  8. Quarto Sapato A ideia de que mudar as palavras muda a realidade.

  9. Quinto Sapato A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.

  10. Sexto Sapato A passividade perante a injustiça.

  11. Sétimo Sapato A ideia de que, para sermos modernos, temos deimitar os outros.

  12. Para que as fixes aqui te deixo, em jeito de ramalhete, as palavras de Mia Couto: São sete os sapatos sujos que temos de deixar na soleira da porta dos Tempos Novos : 1º - A ideia de que os culpados são sempre os outros. 2º - A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho. 3º - O preconceito de que quem critica é um inimigo. 4º - A ideia de que mudar as palavras muda a realidade. 5º - A vergonha de ser pobre e o culto das aparências. 6º - A passividade perante a injustiça. 7º - A ideia de que, para sermos modernos, temos de imitar os outros.

  13. F I M

  14. Apresentação:E. VitorinoMúsica :” Kyrie ” da ´Missa Luba ( Congo)

More Related