1 / 14

Reforma Religiosa

Reforma Religiosa. Causas da Reforma. A exploração dos camponeses pela Igreja - a Senhora feudal. O desejo em possuir terras leva os campesinos a apoiar a Reforma; Interesses da nobreza alemã nas terras eclesiásticas;

wing-palmer
Télécharger la présentation

Reforma Religiosa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Reforma Religiosa

  2. Causas da Reforma A exploração dos camponeses pela Igreja - a Senhora feudal. O desejo em possuir terras leva os campesinos a apoiar a Reforma; Interesses da nobreza alemã nas terras eclesiásticas; A condenação da usura pela Igreja feria os interesses da burguesia comercial; O processo de centralização política: interessava aos reis o enfraquecimento da autoridade papal; A centralização desenvolve o nacionalismo, aumentando a crítica sobre o poder de Roma em outras regiões.

  3. Lutero e a Reforma Monge agostiniano que rompeu com a Igreja Católica em virtude da venda de indulgências, para a construção da basílica de São Pedro pelo papa Leão X. Lutero protestou através da exposição de suas 95 teses, condenando, entre outras coisas o luxo e a venda das indulgências - em 1517 fixou suas teses na porta da Igreja de Wittenberg. Perseguido pela Igreja, refugiou-se em Wartburg, onde escreveu alguns panfletos e traduziu a Bíblia para o alemão. Lutero foi excomungado, em 1520, pela Bula Papal Exsurge Domine. Suas principais idéias reformistas foram: Justificação pela fé - a única coisa que salva o homem é a fé, o homem está diante de Deus sem intermediários; Vocação:cabe ao indivíduo demonstrar a grandeza de Deus através de uma vida correta nos âmbitos profissional e social.

  4. Lutero e a Reforma A idéia de livre-exame- significa que todo homem poderia interpretar livremente a Bíblia, segundo a sua própria consciência; sendo assim, a Igreja e o Papado perdem sua função. As idéias de Lutero agradaram a nobreza alemã que passou a se apropriar das terras eclesiásticas. Também inspirados pela reforma, os camponeses alemães – liderados por Thomas Müntzer, passaram a exigir terras e melhores condições de vida (1524). As revoltas só acabariam em 1536. As reivindicações camponesas são duramente criticadas por Lutero. Confissão de Augsburgo (1530): Melanchton, monge de Lutero, apresentou os fundamentos da doutrina luterana: salvação pela fé, pela confiança na bondade de Deus e pelo sofrimento interior.

  5. Lutero e a Reforma Culto: Salmos e leitura da bíblia como forma de contato direto com Deus. Sacramentos: Batismo e comunhão. Na Eucaristia (comunhão) acreditavam na presença de Jesus no pão e no vinho, mas não na transformação de ambos no corpo e sangue de Cristo.

  6. Reforma Calvinista Calvino foi obrigado a sair da França por defender reformas no catolicismo. Em 1536, fixou residência em Genebra e conseguiu a base de apoio necessária para as mudanças religiosas que defendia. Dentre suas idéias, destacou-se a teoria da predestinação:o destino do homem é condicionado por Deus. Calvino afirmava que a vontade de enriquecimento e o sucesso material, eram as principais características de um indivíduo predestinado por Deus para alcançar a salvação. Acreditava-se que a pobreza era tida como um desfavorecimento divino. A valorização do trabalho, implícita na teoria, bem como a defesa do empréstimo de dinheiro a juros, contribuem para o desenvolvimento da burguesia e representam um estímulo para o acúmulo de capitais.

  7. Reforma Calvinista Doutrina da Predestinação: somente os indivíduos escolhidos por Deus serão salvos. O ser humano é um instrumento da vontade divina. Conduta moral puritana: baseada numa vida planejada e sistemática, ou seja, viver de forma regrada para evitar o pecado - negação do ciclo católico de: pecado, arrependimento, reparação e relaxamento. Evitar o erro moral é criar um método para viver de acordo com a vontade divina. Estrutura da Igreja Calvinista: pastores e fiéis dirigem o culto. A prática religiosa é orientada por um conselho de fiéis idosos.

  8. Reforma Anglicana Henrique VIII reformou a religião na Inglaterra através do Ato de Supremacia de 1513. A Igreja estava agora sob a autoridade real - nascimento da Igreja Anglicana. A justificativa para o rompimento com o catolicismo romano, foi a negativa do papa Clemente VII em dissolver seu casamento com Catarina de Aragão. Além disto, havia um enorme interesse do Estado inglês em confiscar as propriedades eclesiásticas para expandir a produção de lã. Elizabeth I (1558-1603) consolida a reforma Anglicana e institui um livro de oração comum aos fiéis. A influência Calvinista no Anglicanismo pode ser notada pela adoção da idéia de salvação pela fé, no apego às sagradas escrituras e no direito dos padres formarem família.

  9. Princípios do Protestantismo autoridade da Sagrada Escritura; justificação pela fé; comprometimento intramundano; decréscimo da preocupação cotidiana pela salvação. religião mais social que contemplativa.

  10. Contra-Reforma Diante do sucesso e da difusão das idéias protestantes, a Igreja Católica inicia a sua reforma, conhecida como Contra-Reforma. As principais medidas tomadas no Concílio de Trento (1545-1563) foram: proibição da venda de indulgências; criação de seminários para a formação do clero; formulação de um Index de obras proibidas - censura de livros; restabelecimento da Inquisição;

  11. Contra-Reforma manutenção dos dogmas católicos; proibição da livre interpretação da Bíblia; reafirmação da infalibilidade papal. Com base na Contra-Reforma, o religioso Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus em 1534. Os objetivos desta instituição eram o de fortalecer a posição da Igreja romana nos países católicos e de difundir o catolicismo na Ásia e América.

  12. Questionário 1- Quem são os precursores da Reforma? 2- Quais são as causas da Reforma? 3- Por que o movimento protestante inicia na Alemanha? 4- Quem foi Lutero e qual papel desempenhou na Reforma Protestante?

  13. Questionário 5- Quais são as principais idéias reformistas defendidas por Lutero? 6- O que foi a Confissão de Augsburgo (1530)? 7- Descreva a Reforma Calvinista. 8- Explique a Doutrina da Predestinação de Calvino.

  14. Questionário 9- Como é a conduta moral puritana? 10- Defina a Reforma Anglicana. 11- Quais são as principais ideias defendidas na Reforma Protestante? 12- Explique a Contra-Reforma e aponte as suas principais ações.

More Related