120 likes | 232 Vues
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 º ANO / EM. MAJ LILAVATI / PROF a GLÁUCIA. Entrevista, Editorial, Carta do leitor e Carta ao leitor. Leitura de estudo: Livro “Português: contexto, interlocução e sentido.”. OBJETIVOS :. Analisar gêneros da esfera jornalística.
E N D
TEXTOS JORNALÍSTICOSLÍNGUA PORTUGUESA1º ANO / EM MAJ LILAVATI / PROFa GLÁUCIA
Entrevista, Editorial, Carta do leitor e Carta ao leitor • Leitura de estudo: Livro “Português: contexto, interlocução e sentido.”
OBJETIVOS: • Analisar gêneros da esfera jornalística. • Diferenciar gêneros jornalísticos informativos e opinativos. • Diferenciar entrevista, editorial, carta ao leitor e carta do leitor. • Identificar as características dos gêneros da esfera jornalística.
ENTREVISTA O Povo, 23 mai 2012
ENTREVISTA Finalidade de colher informações, depoimentos, opiniões, etc; Contém título, subtítulo e introdução: perguntas e respostas; Nome do entrevistado e do entrevistador; Linguagem culta; Verbos no presente do indicativo.
Editorial Finalidade: manifestar a opinião de um jornal (ou algum órgão de imprensa); Não é assinado, porque não deve ser associado a um ponto de vista individual; Deve ser enfático, equilibrado e informativo; (Linguagem formal) Contexto de circulação: jornais diários; Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Carta do leitor Dirige-se ao órgão de imprensa no qual será publicada. Explicita a opinião de seus autores em relação a algum artigo ou reportagem. Divulgado em jornais ou revistas. Estrutura: cabeçalho, identificação do interlocutor, texto argumentativo. Linguagem formal e objetiva.
Carta ao leitor O autor dirige-se a um interlocutor com objetivo de defender um ponto de vista. Objetivo de defender um ponto de vista e, se for o caso, convencer esse interlocutor a mudar de opinião. A interlocução serve para atribuir argumentos e ações ao interlocutor e contribuir para a construção argumentativa do texto.
Bibliografia ABAURRE, Maria Luiza. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.