1 / 7

ARGUMENTOS DE DEFESA

ARGUMENTOS DE DEFESA. PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA TRABALHISTA Marcelo Mauricio. Reconhecimento de Vínculo.

akiko
Télécharger la présentation

ARGUMENTOS DE DEFESA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ARGUMENTOS DE DEFESA PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA TRABALHISTA Marcelo Mauricio

  2. Reconhecimento de Vínculo • Negar a reclamada a existência de qualquer espécie de trabalho anterior ao período anotado em carteira, devendo o Reclamante provar as suas alegações nos termos do artigo 818 da CLT, pois, quem alega, deve provar.

  3. Reconhecimento de Vínculo • VINCULO DE EMPREGO DO PERÍODO ANTERIOR AO ANOTADO NA CARTEIRA- FATO CONSTITUTIVO DE DIREITO- ONUS DA PROVA • Tendo a reclamada negado a existência de qualquer tipo de relação jurídica com o reclamante no período anterior ao registrado em sua CTPS, competia a este o ônus de provar que foi contratado por aquela data mencionada na petição inicial, por se tratar de fato básico e constitutivo de seu direito, a teor das disposições contidas no artigo 818 da CLT e no art. 333, I, do CPC. Não tendo o reclamante se desincumbido a contento de seu ônus probatório, torna-se imperiosa a manutenção da sentença atacada que considerou escorreita a anotação contida no seu documento profissional. (TRT, 23ª Reg.- RO 44.2003.002.23.00-8- Rel. Juiz Edson Bueno, DJMT 04.09.2003, p. 20).

  4. HORAS EXTRAS E ADICIONAL • Impugnar a jornada declinada na exordial; • Declinar a verdadeira jornada de trabalho; • Por não existirem as horas extras, não há que se falar em adicional, nem em repercussão; • Apontar prova documental: controle de jornada (livro de ponto, cartão de ponto, controle eletrônico...); • Apontar prova documental: contracheque (recibo); • Apontar prova testemunhal. • Cabe ao reclamante provar as suas alegações nos termos do artigo 818 da CLT, pois, quem alega, deve provar.

  5. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS • "HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CABIMENTO. A Constituição Federal de 05/10/88, em seu artigo 133, não revogou o "ius postulandi" conferido às partes no processo do trabalho, sendo inaplicável o princípio de sucumbência previsto no artigo 20 do CPC, nesta justiça especializada. Continuam em vigor as normas especiais contidas nas leis ns. 5.584/70 e 1.060/50." (TRT-PR-RO 0727/90, Ac. 2ª T., 2.100/91, Rel. juiz Armando de Souza Couto, DJPR de 12.04.91, p. 137).

  6. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS • Enunciado nº 219 do Colendo TST:  • "Honorários advocatícios. Cabimento. Na Justiça do Trabalho, a condenação em honorários advocatícios, nunca superiores a 15%, não decorre pura e simplesmente da sucumbência, devendo a parte estar assistida por Sindicato da categoria profissional e comprovar a percepção de salário inferior ao dobro do mínimo legal, ou encontrar-se em situação econômica que não lhe permita demandar sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família."

  7. CÁLCULOS NA EXORDIAL • Impugna a reclamada os cálculos apresentados pelo reclamante, eis que unilaterais e totalmente fora da realidade. • Assim, requer-se a não aceitação dos cálculos do reclamante eis que aleatórios e equivocados. E, apenas “ad cautelam”, requer a reclamada que, em caso de alguma verba ser deferida ao reclamante, que o cálculo da mesma se faça por regular processo de execução em respeito ao princípio do contraditório e da ampla defesa.

More Related