1 / 11

1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil - 2014

1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil - 2014. A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. Jean Piaget, pedagogo suíço.

aldon
Télécharger la présentation

1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil - 2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1ª Reunião de Pais e MestresEducação Infantil - 2014 A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. Jean Piaget, pedagogo suíço

  2. Prezado Responsável, Todo início de ano letivo vem acompanhado de muitas expectativas e a confiança de resultados positivos. O ano escolar tem uma dinâmica única, que traz mudanças constantes entre acertos e erros que serão necessários para o crescimento do Estudante, da Família e da Escola. Destacamos que a proposta educacional do CSFA, alicerça-se na parceria com a Família que exerce papel fundamental no desenvolvimento dos PRINCIPIOS, dos VALORES e dos LIMITES. Através do fortalecimento desta parceria, a nossa MISSÃO na perspectiva da ÉTICA, da JUSTICA SOCIAL, e dos IDEAIS DA PAZ acontecerá efetivamente no cotidiano escolar.

  3. OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTILA prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:de acordo com o Referencial Curricular *Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; *Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; *Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; *Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; *Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; *Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; *Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade

  4. Adaptação e Rotina Escolar A volta às aulas transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais. Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes, a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas específicas de casa escola. Dias de adaptaçãoA primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Nestas primeiras semanas exige uma elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os estudantes possibilitando cooperação e autoconhecimento entre todos da turma. Geralmente os estudantes menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos.

  5. O estudante só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar atestado médico comprovando necessidade de se ausentar da mesma. Os atestados deverão ser entregues à Orientação Pedagógica e os mesmos serão anexados ao Diário de Classe, tornando as Faltas Justificadas. ORIENTAÇÕES GERAIS *A agenda escolar é o canal de comunicação diário entre a família e a escola. Deve ser verificada e assinada, diariamente, pelos professores e pais. *A família deverá informar à coordenação do Colégio sempre que a criança necessitar faltar a aula; *Projeto de incentivo à alimentação saudável As frutas são sempre estimuladas e oferecidas aos demais amigos de turma;

  6. Os pais devem ou não ajudar seus filhos na lição de casa? A lição de casa possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que seus filhos constroem ao longo dos trabalhos. Demonstrar interesse na vida escolar da criança marca, na formação do estudante, a importância que a família atribui aos estudos. Os pais devem acompanhar as atividades de casa diariamente, incentivando sempre e permitindo à criança a construção da autonomia; • Material escolar/Livros; • Os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar identificado. • Não trazer objetos de valor. • O Colégio não se responsabilizará por objetos extraviados ou danificados. • Brinquedos somente sexta-feira. (brinquedos pequenos e caros) Pré I – Seguirá tarefa de casa duas vezes por semana (quarta e sexta-feira). Pré II - Seguirá tarefa de casa três vezes por semana (quarta e sexta-feira). As tarefas de casa são trabalhadas em sala de aula.

  7. Doenças e Medicações Em caso do estudante passar mal no horário escolar a família será imediatamente contatada. O Colégio não usará medicamentos para dor ou febre. Informamos que em caso de medicação de xaropes, antibióticos e outros com horário, não nos responsabilizaremos pelas doses dentro do horário de aula. Em caso de doenças infecto contagiosa, o estudante somente retomará suas atividades com atestado médico de alta. Em casos específicos, os remédios poderão ser ministrados no ambiente escolar. Porém, somente com cópia da receita e pela coordenação. Na educação Infantil não há avaliações (provas e testes), porém o aluno é avaliado de forma contínua, integrada e diariamente, levando-se em conta as aquisições, o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades previstas para essa fase da educação básica, bem como os aspectos de autonomia e socialização. Os resultados são apresentados trimestralmente, através de relatórios, na reunião de Pais e Mestres. Ao final de cada trimestre, os relatórios são disponibilizados às famílias para leitura nos plantões pedagógicos, conforme calendário escolar. Sistema de Avaliação

  8. Lei 12 796/13 É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.” (NR)  “Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. “Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” (NR)  “Art. 30.  ........................................................................ ..............................................................................................  II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.” (NR)  “Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:  I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;  II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;  III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;  IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas; V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.” (NR) 

  9. Horário: 1º turno - 07h 30min. às 11h 30min. 2º turno – 13h às 17h Tolerância 30 min/1º turno 15 min/2º turno

  10. "Prosinha" Educação Infantil é uma proposta didática que trabalha o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, o respeito à pluralidade, a formação cidadã e o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade.

  11. On ou Off

More Related