1 / 7

As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França :

As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França :. Os Contra-Revolucionários : . De Maitre (1753-1821) . De Bonald (1754-1840) Socialismo Utópico : . Saint-Simon (1760-1825) Sociologia Positivista : . Comte (1798-1857) (como ‘física social’) . Durkheim (1858-1917).

austin
Télécharger la présentation

As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França :

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França: Os Contra-Revolucionários: . De Maitre (1753-1821) . De Bonald (1754-1840) Socialismo Utópico: . Saint-Simon (1760-1825) Sociologia Positivista: . Comte (1798-1857) (como ‘física social’) . Durkheim (1858-1917)

  2. O otimismo de Saint-Simon com os rumos da sociedade o conduziu a formular um positivismo como método de estudo da sociedade. Luta contra os parasitas do Estado (Clero e Monarquia), que não eram produtivos como os industriais e os trabalhadores. Saint-Simon torna-se defensor de um Socialismo Utópico como forma de conquistar justiça social. Sociedade Os contra-revolucionários formularam sistemas Teocráticos de governo. A ordem social viria com a retomada do poder do Rei (dado por Deus), e com a monarquia e o Clero auxiliando este governo. Comte funda o positivismo como corrente da sociologia como método para se instalar a ordem social.

  3. Saint-Simon (1760-1825) Sociedade Positiva Socialismo Utópico bem comum justiça social coesão social cooperação pelo trabalho satisfação das necessidades materiais e espirituais desenvolvimento moral comuna harmonia social trabalho para o bem comum desenvolvimento da indústria (sistema industrial) desenvolvimento cientifico

  4. POSITIVISMO A sociedade é regida por leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humanas. A primeira lei é que a sociedade tende a uma harmonia natural. A sociedade pode ser estudada com as metodologias das ciências naturais. As ciências sociais têm que estudar os fenômenos sociais com objetividade. Livre de pré-noções, preconceitos, de julgamentos de valor ou ideologias, ou seja, de forma neutra.

  5. O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857)

  6. O objeto da sociologia é a história da espécie humana, (como foi, como é, como será). Como a humanidade chegou até o positivismo e como será o devir. O positivismo deve resolver a desordem da sociedade moderna, que por congregar duas ordens distintas: teológico-militar e científico-industrial se encontra sem ordem. Para isso toda a humanidade tem que compartilhar as mesmas crenças, ou seja, acreditar que o positivismo é a única forma de compreensão do mundo. O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857)

  7. O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857) Formação de um poder espiritual dado pelos cientistas. A unidade da sociedade é feita pela crença na ciência positiva, que traz um desenvolvimento científico e industrial. O progresso do espírito humano é o desígnio da história. Essa história é uma só para toda a humanidade.

More Related