1 / 11

O NEGRO NA LITERATURA :

O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente.

bardia
Télécharger la présentation

O NEGRO NA LITERATURA :

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente

  2. A criação iconográfica e a representação estética no contexto da Educação manifestam vínculos com a estilização de imagens cujo traço, plasticidade e coloração , de forma que se construam imagens a partir de uma realidade social e cultural expressa ou implicitamente narrada.

  3. O texto literário permite, dessa forma, a construção e a consolidação de valores culturais, morais e padrões de beleza reforçando “o ético e o estético” (ABRAMOVICH, 1997:36)

  4. O padrão oferecido ao leitor pode permitir uma identificação com a obra literária através das representações predicadas dela se abrindo às relativizações de outras formas de representação ideológica, a ausência de posicionamentos relativistas, porém, favorece condutas preconceituosas. A representação de poder, por exemplo, é um aspecto negligenciado na literatura infantil que criou historicamente imagens distorcidas de poder colocando personagens de outras etnias convivendo e se redimindo de sua condição étnica e cultural pela proximidade com a cultura eurocêntrica (ZILBERMAN, 1988).

  5. A prática pedagógica do trabalho com literatura e contação de histórias deve embasar-se em outros aspectos dos contos clássicos, possibilitando um contato crítico com a obra e ao mesmo tempo, utilizar obras em que se verifique o negro desempenhando papel principal ou em atividades socioeconômicas valorizadas, com participação ativa no tempo presente na narrativa. (SOUZA, 2001)

  6. As imagem narrativas e iconográficas podem significar, na prática pedagógica, a massificação de um posicionamento étnico-cultural e de uma visão de poder ou ser a oferta de representações positivas das diversas etnias que compões o povo brasileiro, ausentadas de visões estereotipadas. (ARBOLEYA, 2008)

  7. Alguns livros: Coleção

  8. Coleção

More Related