1 / 32

Eu e Minha Escola

Eu e Minha Escola. Abertura. “Não somos donos da verdade, mas buscamos em nossas ações pedagógicas minimizar as possibilidades de ocorrência de erros, quer sejam de ordens pedagógicas ou no trato dos aspectos humano-social”. Nesta colocação reside nossa proposta:. Eu e Minha Escola.

cadee
Télécharger la présentation

Eu e Minha Escola

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Eu e Minha Escola Abertura

  2. “Não somos donos da verdade, mas buscamos em nossas ações pedagógicas minimizar as possibilidades de ocorrência de erros, quer sejam de ordens pedagógicas ou no trato dos aspectos humano-social”

  3. Nesta colocação reside nossa proposta: Eu e Minha Escola Produção de documentário, que relata a vida diária de um aluno, da rede pública de ensino, só que, este aluno em especial traz algo diferente. Não nos referimos à sua deficiência física, mas sim, a um brilho diferente no olhar, uma serenidade de superação e autoconfiança. No pedagógico, chamar a atenção para alguns aspectos sociais da sua acessibilidade e o esforço da unidade de escolar, ao ofertar à este o ensino-aprendizagem.

  4. Analisando as Falas Disponibilização Dependência Independência Conquistas Autonomia Inclusão

  5. FOCO DA PROPOSTA Eu e Minha Escola PRIMEIRO Promover o debate sobre acessibilidade na unidade escolar SEGUNDO Propor mudanças no trabalhar com alunos Especiais TERCEIRO Sensibilizar a comunidade escolar, quanto as necessidades escolares e afetivas dos alunos com necessidades especiais. QUARTO Levantar junto a comunidade civil, recursos diretos que possam dar uma novas expectativa educacional e social aos alunos portadores de necessidades especiais.

  6. Eu e Minha Escola Parte 2

  7. Analisando as falas Participação da Família Postura Pedagógica Disponibilidade Crescimento Profissional Adaptação ao Espaço Capacidade de Aprendizagem Solidariedade

  8. Sala de Recursos Alunos especiais Mudança de postura Utilização dos recursos de mídia Visão dos processos avaliativos Pratica pedagógica Contexto histórico da Proposta: Enquanto Professora Enquanto Professor

  9. Eu e Minha Escola Parte 3

  10. Contatos e Posturas Aceitação Valorização da diferença Mudança pessoal e comportamental Promoção da aceitação do especial pela comunidade escolar

  11. Eu e Minha Escola Parte 4

  12. Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; Temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. Constituição Art 1º, inc. II e III - a Cidadania e a Dignidade da pessoa humana – fundamentos da Republica, tendo como objetivos: a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de descriminação (art. 3º, inc IV) Boaventura de Souza Santos Garante o direito à igualdade (art. 5º) e trata (art. 205 -208) do direito de TODOS a educação, com igualdade de condições de acesso e permanência na escola, “visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” Vale lembrar que a LDBEN, coloca a necessidade da disponibilização de recursos e estratégias de apoio aos alunos com deficiência, deve proporcionar-lhes diferentes alternativas de atendimento, de acordo com as necessidades de cada um.

  13. Na visão da CONSTITUIÇÃO: Em nossa CONSTITUIÇÃO, consta que: Educação é aquela que visa o pleno desenvolvimento humano e o seu preparo para o exercício da cidadania (art. 205), qualquer dificuldade de acesso a este ambiente, seria uma “diferenciação ou preferência”, que estaria limitando “em si mesma o direito à igualdade dessa pessoas” Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU) Sinaliza a necessidade de uma Proposta de Educação Inclusiva, sem barreiras, sem restrição, onde a pessoa com deficiência/necessidades tem que ter livre acesso ao sistema educacional com qualidade e igualdade.

  14. Eu e Minha Escola Parte 5

  15. “A Educação Inclusiva é uma Realidade e uma necessidade” Eu particularmente apoio e busco desenvolver, mas, defendo uma visão mista da proposta de Educação Inclusiva. Visão mista: “Todo o sistema tem que ser inclusivo e você tem que oferecer o processo educacional em função da necessidade de um individuo e, se for identificado que aquele individuo precisa e necessita da escola especial, e se essa é a melhor alternativa, tem que ser oferecido a ele isto” (Eduardo Barbosa - Presidente das APAES) Educação inclusiva é você emancipar, é dar cidadania, é você dar condições de participação, de autonomia, de independência. Ocorrendo em ambiente educacional comprometido e com uma filosofia de igualdade

  16. Desafios da Educação Inclusiva • Falta de Orçamento Próprio • Colegiado envolvido com a UE • Sala superlotadas • Autonomia na Gestão Escolar • Profissionais capacitados (atuar frente às necessidades do alunos) 2% Libra 0% Braile 15% Vídeos 40% Slide 20% Internet 23% só utilizam Livro e quadro giz (50 professores entrevistados)

  17. Mudança Por quê, ser professor? O que? Como? Para que? Para quem?

  18. Contatos e Posturas Relato(comentário do ocorrido autorizado pelas partes) Primeiro: Aluno com deficiência auditava (85% de surdez) e deficiência na fala Segundo: Aluna com 12º graus de miopia Terceiro: Aluno com hiperatividade Quarto: Aluna com transtornos globais do desenvolvimentos Transtornos globais do desenvolvimento: manifestações de quadros psicológicos, neurológicos, psiquiátricos ou de síndromes que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízo no relacionamento social...

  19. IntegraçãoResponsabilidade PedagógicaInovação didática e pedagógicaParticipação do AlunoTrabalho Conjunto

  20. Praticas Novas Metodologias Filme CT

  21. Valorizar o Erro

  22. Proposta de envolvimento dos alunos

  23. Prof. Sebastião - Explanação complementar - visão internas e partes –subdivisões do pulmão

  24. Utilização das mídias

  25. Antes Depois

  26. Eu e Minha Escola fim

More Related