1 / 14

Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente

Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??). Introdução. Preenchimento de todos os campos, sem objectivos individuais. Ficha de Autoavaliação.

chenoa
Télécharger la présentation

Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)

  2. Introdução. Preenchimento de todos os campos, sem objectivos individuais. • Ficha de Autoavaliação. Nível de assiduidade – item A da Ficha de avaliação do CE • Instrumentos de registo dos indicadores de classificação, com os seguintes parâmetros Cumprimento do serviço distribuído – item A da Ficha de avaliação do CE Avaliação Simplificada Acções de formação contínua – item D da Ficha de avaliação do CE, só para PQ • Ficha de avaliação do órgão de gestão Serve para o avaliador e avaliado conhecerem os critérios e indicadores que sustentaram a avaliação, a realizar na Ficha de avaliação do CE, com base nas evidências registadas no Instrumento de Registo dos Indicadores de Classificação. • Referencial dos indicadores de classificação.

  3. Referencial dos indicadores de classificação. Critério Parâmetro A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído Escala Grau de Cumpri- mento A. 1 Serviço lectivo – Grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais A. 1.1 Cumprimento de 100% do serviço lectivo 10 A. 1.2 Cumprimento de 98% A 99,9% do serviço lectivo 8 A. 1.3 Cumprimento de 95% A 97,9% do serviço lectivo 7 A. 1.4 Cumprimento de 90% A 94,9%do serviço lectivo 6 A. 1.5 Cumprimento de menos 90% do serviço lectivo 3

  4. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A. 1 Serviço Lectivo – Grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Critérios Indicadores de Classificação Instrumentação Fontes Nº de aulas Previstas Nº de aulas Ministradas (Artº 103º ECD) Diferença % do Cum- primento do Serviço Lectivo. % A.1 Grau de cumpri- mento do Serviço distribuído . Mapas de Faltas Planificações Portfólio Obs.

  5. Referencial dos indicadores de classificação. Critério Parâmetro A. 2 - Empenho para a realização da totalidade das aulas previstas Escala Empe- nho A. 2.1 Compensações, permutas, preparação das substituições Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo 100% das aulas previstas. 10 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo entre 98% e 99,9% das aulas previstas. 8 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo entre 95% e 97,9% das aulas previstas. 7 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo entre 90% e 94,9% das aulas previstas. 6 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo menos de 90% das aulas previstas. 3

  6. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A. 2 – Empenho para a realização da totalidade das aulas previstas. Critérios Indicadores de Classificação Instrumentação Fontes Nº de aulas Previstas Nº de aulas ministradas Faltas Diferença % de aulas de aulas dadas face às previstas. % • 2. 1 Compensações, • Permutas, preparação • Das substituições. Mapas de Faltas Planificações Portfólio Compensações e permutas Preparação das substituições Obs.

  7. Referencial dos indicadores de classificação. Critério Parâmetro A. 3 Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Escala Grau de cum- primento A. 3.1 Apoio às aprendizagens dos alunos A. 3.1.1 Cumprimento do serviço e dos objectivos de apoio educativo Propõe e assegura os apoios educativos, dos seus alunos, no tempo disponibilizado para esse efeito com base num plano sustentado e individualizado. Cumpre o serviço distribuído de apoio às aprendizagens dos alunos da escola. Avalia o resultado da aplicação do plano de apoio individualizado no âmbito do serviço distribuído, evidenciando progresso nas aprendizagens dos alunos envolvidos. Cumpre 100% do serviço distribuído para apoios educativos. 10 8 Propõe e assegura os apoios educativos, dos seus alunos, no tempo disponibilizado para esse efeito, com base num plano sustentado e individualizado. Cumpre o serviço distribuído de apoio às aprendizagens dos alunos da escola. Avalia o resultado da aplicação do plano de apoio individualizado. Cumpre entre 98 a 99,9% do serviço distribuído para apoios educativos. Propõe e assegura os apoios educativos dos seus alunos, no tempo disponibilizado para esse efeito. Cumpre o serviço distribuído de apoio às aprendizagens dos alunos da escola. Cumpre entre 95 a 97,9% do serviço distribuído para apoios educativos. 7 Propõe apoios educativos, sem assegurar, apesar de lhe ter sido disponibilizado tempo para esse efeito. Cumpre entre 90 a 94,9% do serviço distribuído para apoios educativos. 6 Não propõe e não assegura os apoios educativos. Cumpre menos de 90% do serviço distribuído para apoios educativos. 3 NOTA: Não se aplica o item de avaliação aos docentes, cujos alunos tenham 100% de positivas e não tenham serviço distribuído às aprendizagens dos alunos ou não tenham tempo distribuído para esse efeito.

  8. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A. 3 Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Critérios Indicadores de Classificação Instrumentação Fontes Nº de aulas Previstas Nº de aulas ministradas Faltas (artº 103º ECD) Diferença % do cumri- mento do servi- ço de apoio à aprendizagem dos s/ alunos % do cumri- mento do ser- viço de apoio à aprendizagem dos alunos da escola. • 3. 1. 1 - Grau de • cumprimento do • serviço e dos objecti- • vos do apoio educativo. Mapas de Faltas Planificações Portfólio % % Objectivos do apoio educativo Evidências da consecução dos objectivos individuais 1. 1. 2. 2. 3. 3. Obs.

  9. Referencial dos indicadores de classificação. Critério Parâmetro A. 3 Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Escala Grau de cum- primento e empenho A. 3.1 Apoio às aprendizagens dos alunos A. 3.1.2 Cumprimento do serviço e dos objectivos e empenhamento no apoio individual aos alunos Há evidências de disponibilidade para apoio individual na sala de aula, na insistência de trabalhos de casa/investigação individualizados e diversificados e da sua correcção como consolidação das aprendizagens e da disponibilidade no apoio individual fora da sala de aula. Cumpre 100% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. 10 8 Há evidências na insistência de trabalhos de casa/investigação individualizados e diversificados e da sua correcção como consolidação das aprendizagens e do apoio individual na sala de aula. Cumpre entre 98 a 99,9% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. Há evidências na insistência de trabalhos de casa/investigação individualizados e diversificados e da sua correcção como consolidação das aprendizagens. Cumpre entre 95 a 97,9% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. 7 Há evidências na insistência de trabalhos de casa/investigação e sua correcção como consolidação das aprendizagens. Cumpre entre 90 a 94,9% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. 6 Ausência de evidências do cumprimento do serviço e dos objectivos do apoio educativo. Cumpre menos de 90% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. 3

  10. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A. 3 Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Critérios Indicadores de Classificação Instrumentação Fontes • 3. 1. 2 - Grau de • cumprimento do • serviço e dos objecti- • vos e acompanhamen- • to no apoio individual • aos alunos. Nº de apoios individuais Atribuídos/aplicados Nº de apoios concretizados % do cumprimento do Serviço distribuído Objectivos do apoio individual definidos. Evidências da consecução dos objectivos individuais 1. 1. 2. 2. 3. 3. Obs.

  11. Referencial dos indicadores de classificação. Critério Parâmetro A. 4 Serviço não lectivo – Grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais . Escala Grau de Cumpri- mento A. 4.1 Cumprimento do serviço na componente não lectivo A. 4.1 Cumprimento de 100% do serviço não lectivo 10 Cumprimento de 98% A 99,9% do serviço não lectivo 8 Cumprimento de 95% A 97,9% do serviço não lectivo 7 Cumprimento de 90% A 94,9%do serviço não lectivo 6 Cumprimento de menos 90% do serviço não lectivo 3

  12. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A. 4 Serviço não lectivo – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Critérios Indicadores de Classificação Instrumentação Fontes Nº de UL. distribuídas Nº de UL. cumpridas Faltas (artº 103º ECD) Diferença % do cumprimento do serviço não lectivo. • 4. 1 - Grau de • cumprimento do • serviço distribuído na • componente não • lectiva. Mapas de Faltas Portfólio Cargos/Funções Actividades/ Competência Objectivos Individuais Evidências da Consecução dos obj. Instrumentação Direcção de Turma Coordenação de Estruturas de OE. Direcção de Instalações Coordenador de Biblioteca. Etc.

  13. Referencial dos indicadores de classificação. Critério Parâmetro D - Participação do Docente em acções de Formação Contínua. Escala Parti- cipação D. 1 Número de créditos de formação contínua a multiplicar pela classificação uniformizada de 1 a 10 no âmbito das áreas prioritárias definidas pela escola/agrupamento ou nas que o docente lecciona. Nº de Créditos Classificação da acção (Nº de créditos) x (classificação normalizada) Mais de 20 10 De 18 a 20 8 De 16 a 17,9 7 De 12 a 15,9 6 Menos de 12 3

  14. D- Participação do docente em acções de formação contínua. D. 1 Nº de créditos de formação contínua no âmbito das áreas prioritárias definidas pela escola/agrupamento ou nas disciplinas que o docente lecciona. D.1.1 Acções de forma- ções que incidem sobre conteúdos de natureza cientifico-didáctica com estreita ligação à maté- ria curricular que lec- ciona. Correspondente a pelo menos 2/3 do total das acções. (Exemplo: em 50 horas – 2 créditos; 34 horas – 1,3 créditos Critérios Indicadores de Classificação Instrumentação Fontes D.1.1.1 – Designação da acção Nº de créditos Classificação 1. 1. 1. 1. 1. 2. 2. D.1.2 Acções de forma- ções que incidem sobre conteúdos relaciona- dos com as necessida- des do Agrupamento de escolas definidas no respectivo projecto du plano de activida- des. Correspondente a pelo menos 213 do total das acções. (Exemplo: em 50 horas – 2 créditos No máximo; 17 horas – 0,7 créditos. 3. 3. D.1.1.1 – Designação da acção Nº de créditos Classificação 1. 1. 1.

More Related