1 / 22

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Cidade Maravilhosa?. Ou das Favelas?. Introdução. O Estado do Rio de Janeiro é uma das 27 unidades que compõe a República Federativa do Brasil. Está situado na região sudeste do país e é o principal polo turístico e cultural da região.

cuyler
Télécharger la présentation

Rio de Janeiro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Rio de Janeiro

  2. Cidade Maravilhosa?

  3. Ou das Favelas?

  4. Introdução • O Estado do Rio de Janeiro é uma das 27 unidades que compõe a República Federativa do Brasil. Está situado na região sudeste do país e é o principal polo turístico e cultural da região.

  5. A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente reconhecida como “Cidade Maravilhosa” por suas belezas naturais. Mas, nos últimos anos, vem recebendo vários títulos e premiações que refletem também a sua hospitalidade. No entanto, apesar de toda a sua potencialidade turística, a cidade enfrenta sérios problemas de violência urbana e, ironicamente, ocupa também espaço na mídia como “cidade perigosa”. Neste cenário contraditório, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos turistas que visitam o Rio de Janeiro, por meio da interpretação de suas motivações, expectativas e frustrações nesta experiência. Para tal, foram aplicados, em 2007, 757 questionários a turistas brasileiros e estrangeiros. A pesquisa indica que, além das belezas naturais e da riqueza cultural da cidade, o modo de vida do carioca representa também um elemento essencial para a construção da imagem positiva do Rio de Janeiro.

  6. Geografia • A cidade ocupa a margem ocidental da baía de Guanabara e as ilhas, e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros. Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e inclui mais de 100 ilhas que ocupam 37 km², e desdobra-se em três partes, voltadas à baía de Sepetiba, ao oceano Atlântico e à baía de Guanabara.

  7. Economia • Segundo maior PIB no Brasil, superada apenas por São Paulo. O setor de serviços abarca a maior parcela do PIB (65,52%), seguido pela arrecadação de impostos (23,38%), pela atividade industrial (11,06%) e pelo agronegócio (0,04%).

  8. Saúde • Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Rio de Janeiro dispunha de um total de 2087 estabelecimentos de saúde em 2009, sendo 189 públicos e 1898 privados, os quais dispunham no seu conjunto de 20 756 leitos para internação, sendo que mais da metade são privados. A cidade também conta com atendimento médico ambulatorial em especialidades básicas, atendimento odontológico com dentista e presta serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

  9. Turismo Turismo

  10. Copacabana

  11. Ipanema

  12. Floresta da Tijuca Cristo Redentor

  13. Maracanã Sambódromo

  14. Agora vamos falar da Cidade Perigosa, onde eles escondem as Favelas, o Trafico, a Violência e a Corrupção

  15. Favelas • De maneira geral, as favelas surgiram pela necessidade de sobrevivência de uma população carente de recursos. Sem alternativa, os cidadãos foram construindo casas em terrenos não povoados. As comunidades cresceram com grande rapidez ao longo dos anos, graças, em parte, ao descaso do poder público. • A formação de favelas no Rio está ligada ao término do período escravocrata, no final do século XIX. Sem posse de terras e sem opções de trabalho no campo muitos dos escravos libertos deslocaram-se para o Rio de Janeiro, então capital federal. O grande contingente de famílias em busca de moradia e emprego provocou a ocupação informal em locais desvalorizados, de difícil acesso e sem infraestrutura urbana.

  16. Tráfico • O tráfico de drogas no Rio está ligado diretamente às três maiores facções criminosas da cidade: Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigos dos Amigos. • Tudo indica que o tráfico começou mesmo no Rio nos anos 1980, quando alguns moradores de favela passaram a vender cocaína. Como num passe de mágica, aqueles que eram pobres tornaram-se ricos e poderosos. A rotina do tráfico de drogas tornou-se comum ao longo dos anos. Mais e mais pessoas foram atraídas pelos benefícios associados a ele, como dinheiro, poder e reconhecimento. Hoje, a insegurança e o medo fazem com que as pessoas ligadas ao tráfico praticamente não saiam da favela. Elas sabem que o caminho do comércio ilegal de drogas geralmente leva à prisão ou à morte. • A vida no tráfico é um ciclo vicioso. A falta de oportunidade, somada à chance de ganhar dinheiro, resulta muitas vezes na entrada em uma facção criminosa. A atração começa já na infância, quando as crianças ficam seduzidas pelas motos, dinheiro e pelas namoradas dos traficantes.

  17. O Rio de Janeiro era pra ser um lugar maravilhoso, cheio de praias, culturas, mulatas e muito samba, mais por traz de tudo isso, esta a falta de saúde, de emprego, educação, transportes e mais amor pela cidade! Que possui grandes maravilhas naturais que devem ser preservadas. • Como o Brasil quer sediar uma Copa, sendo que falta tudo isso e esse dinheiro publico deveria ser investido nesses problemas e não em Estádios?!

  18. Trabalho de Geografia ” Alunas: AnnyCarolini e Lara Geovanna 3º ano “A”

More Related