1 / 13

II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 16 de julho de 2014

II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 16 de julho de 2014. Atentar para Início e final do livro expressões ou palavras repetitivas Fazer associações Avaliar situações Não é necessário memorizar datas – a menos que seja uma data referência (Ex.: “no ano em que morreu o rei Uzias ” Is 6.1).

dacey-potts
Télécharger la présentation

II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 16 de julho de 2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Atentar para • Início e final do livro • expressões ou palavras repetitivas • Fazer associações • Avaliar situações • Não é necessário memorizar datas – a menos que seja uma data referência (Ex.: “no ano em que morreu o rei Uzias” Is 6.1)

  2. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Atentar para • Não é necessário memorizar a relação dos juízes, a cidade deles e o tempo em que eles estiveram no comando. • Os destaques que o livro dá a pessoas e lugares. • Igualmente, destaque à linguagem. • Características dos inimigos de Israel. • Os elogios ou repreensões.

  3. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Atentar para • A participação divina nas situações. • É possível que, à semelhança dos vestibulares seculares, os editores do vestibular bíblico possam colocar na assertiva informações extras do livro em apreço. Mas tais informações são “enchimentos”, que não comprometem o devido conhecimento que o candidato deve ter.

  4. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Atentar para • Declarações famosas e autores.

  5. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 O livro de Juízes apresenta a continuidade do propósito divino de julgar as nações impiedosas, terras das quais seriam ocupadas por Israel, como promessa feita a Abraão. Neste novo processo de julgamento divino, Judá recebeu a incumbência de ser pioneira na conquista dos: a) midianitas b)moabitas c) cananeus d)amalequitas e)amonitas

  6. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 É comum lermos no livro em apreço a coalisão de povos para conquistas por meio de guerras. A tribo de Simeão é um exemplo disso, quando saiu em companhia de Judá. Mas há registro de tribos ou povos que não saíram em auxílio de seus irmãos. Abaixo, há uma lista que recebeu cobrança de Débora pelo fato de se incluir nesta lista de “maus colegas”. A letra que lista corretamente estes grupos é (5.15-18): a) Rúben, Gileade, Dã e Aser b) Rúben, Simeão, Levi e Judá c) Simeão, Efraim, Issacar e Zebulom

  7. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 No capítulo 2 de Juízes há informação de um discurso repreensivo de um anjo, de tal forma que todos os filhos de Israel choraram. O que o anjo reivindicava de Israel? a) Os israelitas quebraram o concerto com o Senhor, fazendo concerto com os moradores das terras das quais deveriam conquistar. b) Os israelitas estavam sendo negligentes na distribuição das terras. c) Os israelitas faziam acepção, valorizando algumas tribos em detrimento de outras. d) Os israelitas fizeram péssimas escolhas de juízes.

  8. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 “Gideão edificou um altar ao Senhor e lhe chamou...” a) “... o Senhor é Providência” b) “... o Senhor é Nossa Bandeira” c) “... Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor” d) “... o Senhor é Nosso Auxílio” e) “... Senhor é Paz”

  9. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Davi foi um grande herói, que teve um exército inicial formado por homens de vida social problemática (1 Sm 22.2). Com esse exército de desacreditados Davi fez grandes proezas. Houve também um grande guerreiro, registrado no livro de Juízes, a quem se juntaram “homens levianos”. Ele se tornou juiz de Israel. Estamos nos referindo a: a) Gideão b) Jefté c) Abimeleque d) Jair e) Sansão

  10. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 “Temos visto Deus”. Essas palavras são de: a) Manoá b) A mulher de Manoá c) Gideão d) Jefté e) Os israelitas

  11. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Das proezas descritas abaixo, marque a que NÃO tiver sido realizada por Sansão: a) Carregou um portão nas costas. b) Partiu um leão no meio. c) Matou trinta homens para tirar-lhes as roupas. d) Colocou fogo no abanador de trezentos animais. e) Matou um gigante com uma funda.

  12. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 Cada príncipe dos filisteus prometeu dar “um mil e cem moedas de prata” para Dalila descobrir em que consistia a força de Sansão (16.4). Considerando que na Filístia havia cinco príncipes, Dalila recebeu pela traição: a) 5500 moedas de prata b) 5000 moedas de prata c) 6000 moedas de prata d) 1500 moedas de prata e) Nenhuma prata, pois eles, ao invés de lhe pagar, queimaram a casa dela.

  13. II VESTIBULAR BÍBLICOAulão – 16 de julho de 2014 35. AULÃO Houve uma cidade cujo antigo nome era o mesmo nome do item que Deus criou no primeiro dia da criação. Esta cidade foi conquistada por uma tribo de Israel, que viu que sua herança era pequena para acomodar seus descendentes. O nome da cidade passou a se chamar o nome da tribo que a conquistou. Estamos nos referindo à cidade chamada: a) Gileade, que antes era chamada Céus. b) Hebrom, que antes era chamada Sol. c) Efraim, que antes era chamada Lua. d) Siquém, que antes era chamada Terra. e) Dã, que antes era chamada Luz.

More Related