1 / 9

Sócrates 469 – 399 a.C.

Sócrates 469 – 399 a.C. Divisor de águas na filosofia grega. Pensador que não deixou registros escritos. O oráculo de Delfos. O Oráculo de Delfos era dedicado a Apolo e centrado num grande templo, ao qual os gregos vinham colocar questões aos deuses

Télécharger la présentation

Sócrates 469 – 399 a.C.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sócrates 469 – 399 a.C. Divisor de águas na filosofia grega. Pensador que não deixou registros escritos

  2. O oráculo de Delfos O Oráculo de Delfos era dedicado a Apolo e centrado num grande templo, ao qual os gregos vinham colocar questões aos deuses Foi confiada a Sócrates pelo deus de Delfos uma missão,que o tornaria um “vagabundo loquaz” “Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”. — Inscrição no oráculo de Delfos.

  3. Os Sofistas Grupo de filósofos que viajavam pelas pólis, onde discursavam em público e ensinavam suas artes, como a retórica, em troca de pagamento. Sócrates se assemelhava exteriormente a eles, exceto no pensamento. . A pobreza de Sócrates era prova de que não era um sofista.

  4. O Método Socrático Filosofia desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores , esses diálogos desenvolviam-se em dois momentos: - Ironia (do grego eironeia – interrogação) – A ironia socrática tinha um caráter purificador, pois levava os discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes só julgavam possuir certezas e clarividências • Maiêutica (do grego maieutiké – relativo ao parto das idéias) – mediante o questionamento dos seus interlocutores, Sócrates levava-os a colocar em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas idéias acerca do tema em discussão.

  5. “Só sei que nada sei” A sabedoria começa pelo reconhecimento da própria ignorância, o “Só sei que nada sei” é o princípio da sabedoria, atitude em que se assume a tarefa verdadeiramente filosófica de superar o enganoso saber com base em idéias pré-concebidas

  6. O vagabundo loquaz -Costumava caminhar descalço,em certas ocasiões, parava o que quer que estivesse fazendo, ficando imóvel por horas, meditando sobre algum problema. -Não recebia pagamento por suas aulas, por uma questão ideológica -Nunca proclamou ser sábio .

  7. O objetivo principal de Sócrates era problematizar sobre conceitos que as pessoas tinham dogmas e verdades absolutas, De tanto questionar, principalmente os sábios, começou a arrebanhar inimigos.

  8. O abalo as instituições - Acusado de não reconhecer os deuses do Estado, introduzir novas divindades e corromper a juventude. “As idéias pertencem a um mundo que somente os sábios conseguem entender” - Se opunha à democracia aristocrática que era praticada em Atenas. - Acreditava que ao se relacionar com os membros de um parlamento a própria pessoa estaria se fazendo de hipócrita. Sócrates era um cidadão admirado e enaltecido por alguns — particularmente pelos jovens —, era, entretanto, criticado e combatido por outros, que nele viam uma ameaça para as tradições da polis.

  9. A Morte de Sócrates Aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade.

More Related