1 / 13

A rainha Esther

A rainha Esther. Site: www.tesouroescondido.com Blog: www.blog.tesouroescondido.com. Caríssimos,

dugan
Télécharger la présentation

A rainha Esther

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A rainha Esther Site:www.tesouroescondido.comBlog:www.blog.tesouroescondido.com

  2. Caríssimos, A vida de Ester mostra-nos, claramente, que devemos viver não só para nós mesmos, mas também para os outros, pois somos parte do corpo de Cristo. Meditando nesse livro do Antigo Testamento, podemos destacar o altruísmo, isto é, a atitude de atendimento ao outro, um dos aspectos do amor divino, um amor que não busca os seus interesses mas o do próximo e também o poder da oração.

  3. Uma das características marcantes do mundo atual é o egoísmo, o individualismo, o pensar única e exclusivamente em si mesmo. Por isso, a Bíblia diz-nos que, nestes tempos trabalhosos, os nossos dias, haveria “homens amantes de si mesmo”. Com Ester, aprendemos que não podemos viver desta maneira, mas, sim, nos portarmos como sal da terra e luz do mundo, vivendo para que os outros sejam felizes e alcancem a vida eterna.

  4. “A rainha Ester, conseguiu a proteção de seu povo dominado, graças às suas qualidades reais e à presença de Deus na sua vida. Ester é um símbolo do amor que Deus dedica a qualquer nação que expressa a sua confiança nele reconhecendo a sua obra em Maria, a “rainha”, mas também acolhendo a sua vontade e justiça como rumo de seu caminho. Pois não adianta implorar a intercessão da rainha, se se rejeita a justa vontade do rei”. (Padre Wagner Augusto Portugal)

  5. A oração implorante cheia de esperança faz-nos experimentar Deus como única âncora de salvação. Mesmo quando é coletiva, a oração do povo de Deus é voz de um só coração e de uma só alma, é diálogo a sós, como a comovedora imploração da rainha Ester quando o seu povo está para ser exterminado: "Meu Senhor, meu único rei, assisti-me no meu desamparo, porque não tenho outro socorro senão Vós, porque o perigo é iminente" (Est 14, 3). Face a um "grande perigo" é necessária uma esperança que pode contar com Deus. (Papa Bento XVI)

  6. “A oração alimenta a esperança, porque rezar com fé exprime a realidade de Deus na nossa vida. Também na solidão da provação mais dura, nada e ninguém podem impedir que eu me dirija ao Pai, "no escondimento" do meu coração, onde só Ele "vê", como diz Jesus no Evangelho”. (Papa Bento XVI)

  7. Prece ao Senhor, Deus de Israel, da Rainha Esther: Livro de Esther Cap 14, 3-19 3. “Meu Senhor, nosso único rei, assisti-me no meu desamparo, porque não tenho outro socorro senão vós, 4.e o perigo que me ameaça eu o toco já com as mãos. 5.Ouvi desde criança, no seio da minha família, que vós, Senhor, tendes escolhido Israel entre todas as nações, e nossos pais, entre todos os seus antepassados, para deles fazer vossa herança perpétua e que tendes executado todas as vossas promessas”.

  8. 6. “Agora pecamos na vossa presença e nos tendes entregado nas mãos de nossos inimigos, 7.por termos adorado seus deuses. Vós sois justo, Senhor. 8.Ora, presentemente não lhes basta a amargura de nossa escravidão, mas colocaram suas mãos sobre as mãos dos ídolos, 9.em sinal de que querem abolir o que vossos lábios decretaram, aniquilar vossa herança, fechar a boca daqueles que vos louvam, extinguir a glória de vosso templo e de vosso altar, 10.a fim de proclamar pela boca dos povos pagãos o poder de seus ídolos e de magnificar eternamente um rei de carne”.

  9. 11. “Ó Senhor, não entregueis vosso cetro aos povos que são nada! Que não se riam de nossa ruína! Fazei cair sobre eles o seu projeto e tornai um escarmento para todo aquele que por primeiro nos atacou. 12.Lembrai-vos de nós, Senhor! Manifestai-vos no dia da tribulação! Dai-nos coragem, Senhor, rei dos deuses e dominador de todo principado! 13.Colocai em seus lábios palavras prudentes na presença do leão e fazei passar seu coração para o ódio daquele que nos é hostil, a fim de que ele pereça, ele e todos os seus parceiros”.

  10. 14. “E a nós, que a vossa mão nos livre! Assisti-me no meu abandono, a mim que não tenho senão a vós, Senhor. Conheceis tudo: 15.sabeis que detesto a glória dos ímpios e que tenho horror ao leito dos incircuncisos e estrangeiros. 16.Conheceis a necessidade a que estou reduzida e como abomino a insígnia da dignidade que está sobre minha cabeça nos dias em que devo aparecer em público. Sim, eu a abomino como um pano manchado e não a levo nos dias de meu retiro”.

  11. 17. “Vossa serva não comeu à mesa de Amã, nem honrou com sua presença os banquetes do rei, nem bebeu o vinho das libações. 18.Jamais, desde o dia de sua elevação até hoje, vossa serva não experimentou alegria a não ser em vós, Senhor, Deus de Abraão. 19.Ó Deus, que sois poderoso sobre todas as coisas, ouvi a voz daqueles que não têm outra esperança; livrai-nos das mãos dos malvados, e livrai-me de minha angústia”.

  12. A nossa atitude precisa ser também como a da rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas do mundo, nas pessoas e nos bens que possuía, e muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.

  13. Se você gostou da nossa formatação, poderá semanalmente receber outras, enviando e-mail para: meditacaosextafeira@gmail.com

More Related