1 / 1

Pescadores de curral da praia de Bitupitá , Ce : estudo de um modo de saber fazer tradicional. .

IV Reunião Equatorial de Antropologia Reunião de Antropologia do Norte e Nordeste. Pescadores de curral da praia de Bitupitá , Ce : estudo de um modo de saber fazer tradicional. Autoras: Gabriela de Araújo e Lorena Aragão (UFC) Orientadora: Profª Lea Rodrigues Carvalho (UFC) . OBJETIVO

gwylan
Télécharger la présentation

Pescadores de curral da praia de Bitupitá , Ce : estudo de um modo de saber fazer tradicional. .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IV Reunião Equatorial de Antropologia Reunião de Antropologia do Norte e Nordeste Pescadores de curral da praia de Bitupitá, Ce: estudo de um modo de saber fazer tradicional. . Autoras: Gabriela de Araújo e Lorena Aragão (UFC) Orientadora: Profª Lea Rodrigues Carvalho (UFC) OBJETIVO Apresento a seguir os resultados de pesquisa etnográfica, realizada entre julho de 2010 a junho de 2013, que tem como intuito de compreender os princípios que regem os modos de fazer, saber e viver dos pescadores da Praia de Bitupitá (Barroquinha-Ce). Tomo a dimensão do trabalho como fio condutor para entender a construção, a organizaçãoe a transmissão dos saberes inerentes àspráticas da pesca de curral. METODOLOGIA A base metodológica se valeu de incursões etnográficas, quando privilegiei a permanência na localidade durante períodos intermitentes e realizei, visitas aos currais de pesca com o objetivo de apreender de maneira aprofundada a dinâmica de trabalho nos currais de pesca. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA Busco dar a devida importância à população de pescadores (as) que habitam uma localidade inserida na rota de projetos turísticos e que não têm clareza, no plano jurídico, quanto aos seus direitos sobre a terra que habitam nem a mesma força que os grandes grupos empresariais para fazer valer os seus interesses. Ao apresentar os modos de fazer, saber e viver dos pescadores de curral da praia de Bitupitá, a pretensão é trazer à reflexão o conceito de populações tradicionais de forma a perceber como essa população tem seus direitos garantidos pelo estabelecido na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais,( Decreto 6040 de 07/02/2007), já que se trata de moradores que vivem há mais de cem anos em terras de propriedade da União e que exploram o meio natural a partir de saberes tradicionais. RESULTADOS O significado da pesca de curral, para os pescadores, é mais que econômico. O sentido desse modo de vida está no poder dos símbolos de gerar mudanças. Os instrumentos de pesca, como o curral e a embarcação, são classificados, muitas das vezes, com o nome da esposa do pescador, ou ainda, com apelido do dono do curral, ou com palavras de otimismo como felicidade, fortuna entre outras. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CUNHA, Manuela Carneiro. “Cultura com aspas”.In: Relações e dissenções entre saberes tradicionais e saber científico. São Paulo; Cosac Naify, 2009. RODRIGUES, Lea Carvalho. Antropologia e políticas públicas: incentivo ao turismo no extremo-oeste da costa cearense e impactos sobre populações locais. Projeto de pesquisa CNPq, 2008a.

More Related