1 / 27

GESTÃO DE PESSOAS PARA O GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

GESTÃO DE PESSOAS PARA O GERENCIAMENTO POR PROCESSOS. 1. 2. 3. 4. ORIENTAR A EMPRESA PARA UMA ORGANIZAÇÃO BASEADA NA GESTÃO POR PROCESSOS (GP) É ALINHÁ-LA COM SUA ESTRATÉGIA DE TORNAR-SE FLEXÍVEL, TER CAPACIDADE DE RESPOSTA RÁPIDA ÀS MUDANÇAS DO SEU AMBIENTE E TER FOCO NO CLIENTE.

hinto
Télécharger la présentation

GESTÃO DE PESSOAS PARA O GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DE PESSOAS PARA O GERENCIAMENTO POR PROCESSOS 1 2 3 4

  2. ORIENTAR A EMPRESA PARA UMA ORGANIZAÇÃO BASEADA NA GESTÃO POR PROCESSOS (GP) É ALINHÁ-LA COM SUA ESTRATÉGIA DE TORNAR-SE FLEXÍVEL, TER CAPACIDADE DE RESPOSTA RÁPIDA ÀS MUDANÇAS DO SEU AMBIENTE E TER FOCO NO CLIENTE.

  3. Para implantar esse tipo deorganizaçãoépreciso: • Modificar a mentalidade dos executivos que, geralmente, resistem às mudanças. • Entender que os emprega-dos da linha de frente serão mais capacitados porque dominam um conjunto maior e mais complexos de tarefas e não precisarão do chefe.

  4. Entretanto, os gestores precisam comunicar claramente o que vai acontecer e o que se espera das pessoas, aplicando um programa de conscientização e sensibilização dos colaboradores.

  5. Para a Gestão por Processos, uma atividade só se justifica se: Agregar valor ao produto ou serviço comprado pelo cliente e Der retorno financeiro para a organização.

  6. ESTRUTURADADIREÇÃO (NÍVEIS, COMPOSIÇÃO e ATRIBUIÇÕES) QUANDO DA DIREÇÃO O COORDENADOR TEM QUE TER.... GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS COMPETÊNCIA, • AUTORIDADE, • CAPACIDADEdeNEGOCIAÇÃO e • SABEDORIA na INTERAÇÃOCOMOUTRAS GERÊNCIAS.

  7. CONCEITOS BÁSICOS DE TRABALHO DA EQUIPE DIANTE DA MULTIPLICI-DADE DE PROCESSOS E DA NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DO GRUPOPARA ATUAÇÃO, A EQUIPE DEVERÁ SER CONSTITUIDA POR: GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS

  8. EQUIPE-NÚCLEO COMPOSTO POR PESSOAS FIXAS QUE PLANEJAM E DIRIGEM O PROJETO. • EQUIPE-AMPLIADA COMPOSTO POR MEMBROS QUE FAZEM PARTE DA EQUIPE SOMENTE EM DETERMINADAS FASES DO PROJETO.

  9. EQUIPE-DIFERENCIADA ALÉM DOS MEMBROS DO NÚCLEO AMPLIADO, A EQUIPE PODE CONTAR TAMBÉM COM O AUXÍLIO DE OUTRAS PESSOAS, ESPECIALIZADAS, PARA ATUAÇÃO EM PROJETOS ESPECÍFICOS.

  10. DEFINIÇÃO, PLANEJA-MENTO e EXECUÇÃO DO PROJETO GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS FASE QUE SE INICIA COM A DISCUSSÃO DOS OBJETIVOS DO PROJETO QUE DEVERÃO SER ENTENDIDOS POR TODOS

  11. FERRAMENTA 1 TORNAR OS OBJETIVOS CLAROS O ENTENDIMENTO CORRETO DOS OBJETIVOS É A PRIMEIRA ETAPA A SER TRABALHADA.

  12. FERRAMENTA 2 DESCOBRIR OS FATORES INTANGÍVEIS DEVE-SE SALIENTAR OS “FATORES INTANGÌVEIS” QUE PODEM LEVAR AO SUCESSO OU FRACASSO DO PROJETO.

  13. FERRAMENTA 3 DEFINIR OS MAPAS DE FRONTEIRAS IDENTIFICAR QUEM SERÁ ENVOLVIDO PELAS MUDANÇAS E QUEM TEM INTERESSE NESTAS MUDANÇAS.

  14. EXEMPLO: MAPA DE FRONTEIRA

  15. FERRAMENTA 4 CRIAROMAPADEFUNÇÕES E RESPONSABILIDADE IDENTIFICAR AS FUNÇÕES NECESSÁRIAS PARA CADA FASE DO PROJETO DEFININ-DO AS FUNÇÕES E RESPON-SABILIDADES PELA EXECUÇÃO.

  16. EXEMPLO:

  17. FERRAMENTA 5 ESTABELECER A COORDENAÇÃO e o CONTROLE DO PROJETO ASSEGURAR-SEDEQUETODOS OS PRINCIPAIS PONTOS PARA UMBOMTRABALHOEMEQUIPE FORAM COBERTOS. ANALISA-SE 4DIMENSÕES:

  18. Metas Papéis e Responsabilidade Processos Procedimentos Relações Interpessoais Quatro dimensões para a Coordenação do projeto GP

  19. METAS • A missão e as metas da equipe são claras e aceitas por todos? • Estão alinhadas com o ambiente da equipe?

  20. PAPÉIS E RESPONSA-BILIDADES • Estão claramente descritos e compreendidos? • Apoiam as metas da equipe? • A equipe possue competên-cia para preencher suas responsabilidades?

  21. PROCESSOS e PROCEDIMENTOS • São aceitos e compreendi-dos por todos? • São consistentes com os objetivos da equipe?

  22. RELAÇÕES INTERPESSOAIS • São saudáveis e apoiam um bom trabalho em equipe? • Há um nível de confiança e abertura na equipe?

  23. A criação de um bom ambiente para a execução do trabalho é essencial para o sucesso de qualquer projeto.

  24. O correto planejamento, a atitude proativa frente às necessidades, o uso deumalinguagemcomum, assim como uma correta postura pessoal, são fatores que estimu-lam a criação dessa confiança entre os membros da equipe.

  25. FIM

More Related