1 / 14

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E PESQUISA - DVS

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E PESQUISA - DVS. CENTRO DE INFORMAÇÕES E DIAGNÓSTICO EM SAÚDE – CIDS DIVISÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE - DVIS. FALHAS NA ALIMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES. BLOQUEIO DE RECURSOS. ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO.

ivria
Télécharger la présentation

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E PESQUISA - DVS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E PESQUISA - DVS CENTRO DE INFORMAÇÕES E DIAGNÓSTICO EM SAÚDE – CIDS DIVISÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE - DVIS

  2. FALHAS NA ALIMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BLOQUEIO DE RECURSOS

  3. ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO • Não alimentação regular do SINAN leva a bloqueio dos recursos do PAB. • Encerramento oportuno dos casos notificados no SINAN é meta da PPIVS. • Agravos de Notificação Compulsória e Internações Hospitalares. • Municípios que não enviaram a informação do SIM. • Sensibilidade de captura dos óbitos e nascimentos.

  4. BLOQUEIO do Piso de Assistência Básica - PAB O bloqueio ocorre quando o município não tiver pelo menos uma notificação positiva ou negativa durante o período de doismeses consecutivos. A não alimentação regular do banco de dados do sistema de Informação de Agravos de Notificação- SINAN - DESBLOQUEIO do Piso de Assistência Básica – PAB Quando os dados forem atualizados: COMO deve ser? Envio regular SEMANAL

  5. MUNICÍPÍOS COM 4 OU MAIS SEMANAS COM E SEM INFORMAÇÃO NO SINAN - PARANÁ - 2.005* FONTE: CIDS/DSI/ SINAN * LEVANTAMENTO REALIZADO EM 16/08/2005 SINAN: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO PERIODICIDADE DE ENVIO: SEMANAL

  6. SEM DATA, ou, DATA INVÁLIDA Data de encerramento menor que a data de notificação. ENCERRAMENTO DOS CASOS do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de NotificaçãoSINAN • Monitoramento das doenças • Avaliação dos INDICADORES • PPI-VS • VIGISUS II ENCERRAR O CASO notificado oportunamente conforme cada agravo no SINAN COMO deve ser?

  7. CLASSIFICAÇÃO DOS AGRAVOS NOTIFICADOS SEGUNDO A OPORTUNIDADE DO ENCERRAMENTO DAS INVESTIGAÇÕESPARANÁ – 2.003, 2.004 E ATÉ JUNHO DE 2.005 Meta mínima pactuada 80% Meta média alcançada (2.003 a 2.005): 77,3% FONTE: SINAN/PARANÁ Isto significa que dos 25.283 casos notificados neste período, 5.740 casos estão no SINAN e não foram encerrados de forma oportuna, ou, não foram encerrados, ou, com a data inválida. EM 2.005 SÃO 330 MUNICÍPIOS QUE SE ENCONTRAM NESSA SITUAÇÃO.

  8. PROPORÇÃO DE ÓBITOS – D.O. ESPERADOS E CAPTADOS - PARANÁ JAN A JUN DE 2.005

  9. PROPORÇÃO DE NASCIDOS VIVOS – DNV ESPERADOS E CAPTADOS - PARANÁ JAN A JUN DE 2.005 Nº de municíos Menor de 80: 97 (24,3%) Maior de 80: 302 (75,7%

  10. AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA E INTERNAÇÕES HOSPITALARES PORTARIA Nº 20 de 25/05/2.005 – Publicada pelo Ministério da Saúde (Secretaria de Atenção aSaúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde) trata sobre Autorizações de Internação Hospitalar com os Agravos de Notificação Compulsória (ANC). • Nesta Portaria estabelece que as internações das ANC relacionadas em seus anexos, automaticamente ficarão bloqueadas a fatura até serem avaliadas pela equipe da vigilância epidemiológica e estarem confirmadas se as mesmas estão notificadas no SINAN.

  11. IMPORTÂNCIA DESSA PORTARIA • Melhora a sensibilidade da notificação de ANC. • Proporciona agilidade no SINAN em obter informações para cada caso. • Permite rastrear mensalmente (busca ativa) através do Sistema Gerencial de Informações Hospitalares – SGAIH se algum caso passou desapercebido sem ser notificado. • Permite que as medidas de controle sejam tomadas mais rapidamente • Possibilita verificar se o serviço de vigilância do município é eficiente.

More Related