1 / 20

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. AS ENGENHARIAS E A ENGENHARIA MECÂNICA Prof. Emerson F. Jaguaribe. ENGENHARIA .

jacqui
Télécharger la présentation

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AS ENGENHARIAS E A ENGENHARIA MECÂNICA Prof. Emerson F. Jaguaribe

  2. ENGENHARIA ENGENHARIA: é a ciência (e uma profissão) que faz uso do conhecimento da matemática, de técnicas e da física, para criar, aperfeiçoar e implementar utilidades (máquinas, tipos de materiais, estruturas, equipamentos, aparelhos, sistemas ou dispositivos), e processos (químicos, industriais, farmacêuticos, etc.) com funções e objetivos práticos bem determinados.

  3. ENGENHARIA Objetivos práticos: Seu emprego busca viabilizar a lei do menor esforço, o conforto, a economia de tempo, de percurso, de recursos financeiros e naturais, indispensáveis ao bem estar e ao progresso da sociedade. As bases da engenharia moderna foram desenvolvidas, ao longo do tempo, como fruto da necessidade do homem de superar suas limitações e dificuldades imediatas.

  4. ENGENHARIA A roda, a polia, a alavanca, são exemplos de invenções fundamentadas nos princípios da engenharia. O termo engenharia, adveio do vocábulo engenheiro, que apareceu no século XVI, e significava aquele que construía, ou operava um engenho (máquina de guerra = catapulta). Mesmo hoje em dia, em inglês, o termo “Engineer”, além de significar engenheiro, expressa maquinista, ou seja, o condutor de trem, ou seja, o operador de trem.

  5. ENGENHARIA O vocábulo engenho tem origem mais antiga. Vem do latim = ingenium = gênio (qualidade natural), sobretudo mental = criação inteligente. Com o passar do tempo, e com as criações inteligentes dominando a área de projetos e construções civis, surgiu o termo “Engenharia Civil”, para distinguir de projetos militares, que deram origem à Engenharia Militar.

  6. ILUSTRAÇÕES A roda é consideradauma das seismáquinasmais simples empregadapelohomem. Provavelmente, inventadapelospovosdaMesopotâmia (Iraque) 4omilênio a. C. Transmite, amplificando, para o eixo de rotação a força e reduzindo a velocidadeaplicadaemseuperimetro. (O inversotambém é verdadeiro). Originou-se naobservação dos rolos (troncos de árvore), transformados, posteriormente, em discos. Reduz o contato, e, consequentemente, o esforço. A alavanca é outramáquinacriadanaantiguidade. Objetorígido, queutiliza um pontofixo (fulcro) paraaumentar a forçamecânica, fundamentando-se na Eq. (1) F1.D1 = F2.D2 (1)

  7. ILUSTRAÇÕES Máquinas simples, como toda máquina, são aquelas capazes de alterar o sentido, ou a intensidade de uma força. Foi o filosófoArquimedes, no século III, queconceituou as trêsprimeirasmáquinas simples: a alavanca a polia e o parafuso, queleva o seunome. Outrosfilosófosadicionaram à lista: a engrenagem, a mola e a roda e eixo. • Polias ou roldanas são objetos que servem para mudar o sentido e a direção de uma força. Poliamóvel PoliaFixa.

  8. Máquinas Simples O parafuso de Arquimedes, é conhecido, também, comosemfim. É formadopelacombinação de um cilindro com um planoinclinado (oucunha). Uma engrenagem é uma roda dentada que, em geral, opera aos pares, com os dentes de uma encaixando-se nos vazios da outra. O sistema mantém a razão das velocidades angulares e, dos torques, constante.

  9. Máquinas Simples A velocidade angular, ,é definidapelarazão entre o deslocamento angular porunidade de tempo:  = / t. Rodas acopladas a um mesmo eixo possuem mesma velocidade angular. As velocidadeslinearessãodiretamenteproporcionaisaosraios. Assim: 1 = 2 = V1/r1 = V2/r2 ou V1/V2= r1/r2 Para rodasacopladasporcorreias, as velocidadeslineares dos pontossobre a correiasãoiguais. Assim: V = V1 = V2

  10. Máquinas Simples Consequentemente: 1r1 = 2r2,isto é: 1/2 = r2/r1 Período: Caso a velocidade angular sejaconstante, ospontossobre a rodadescreverão um movimento circular e uniforme. Define-se, período, T, como o intervalo de tempo necessárioparaquecadapontodaroda realize umavoltacompleta. Denomina-se de frequência, f, o número de voltascompletasefetuadaspor um pontodaroda, naunidade de tempo. Assim, f = N/t. Quando t =T, o número de voltas N = 1, e logo: f = 1/T. No sistema SI, t é medidoemsegundos e T em Hertz (1Hz = 60 rpm).

  11. Máquinas Simples Molas: Corpos elásticos flexíveis usados no armazenamento de energia mecânica.

  12. ILUSTRAÇÕES Aplicações do princípiodaalavanca

  13. ILUSTRAÇÕES Catapulta: máquina de guerra Tropasfrancesasusandoumacatapultaparalançamento de granadas de mãona I Guerra Mundial (1914-1918)

  14. Ficheiro • Histórico do ficheiro • Páginas em que este ficheiro é usado • Utilização global do ficheiro ILUSTRAÇÕES Réplica de umaCatapultausando o princípio de umabesta. Farol de Alexandria

  15. ILUSTRAÇÕES PirâmideEgípcia de Khaf-re. Vista daAcrópole de Atenas

  16. ILUSTRAÇÕES Modelomodernodaeolípila de Heron Máquina de Heron, um dos exemplosdacriação de um engenhomecânicoprimitivo.

  17. ENGENHARIA Foi no período do Renascimento (séculos XV e XVI) que a Engenharia Naval se destacou em Portugal. Apareceram, na época, novos tipos de navios, velozes e leves como a caravela, ou navios de carga – a nau redonda – que também servia à guerra, ou o galeão, navio com 4 mastros, usado no transporte de carga e na guerra (alguns com 40 canhões). O galeão foi muito utilizado entre os séculos XVI e XVIII.

  18. ILUSTRAÇÕES Caravelas: Três e doismastros Astrolábio: serviaparamedir a altura dos astros, visíveisacima do horizonte, paraajudarnalocalizaçãoem alto mar. Exemplo de um galeãoespanhol

  19. ILUSTRAÇÕES Máquina é todomecanismo, ou um aparatonatural, querealiza, ouajudanarealização de um trabalho, fazendouso de umafonte de energia. Do ponto de vista dafísica, é todo e qualqueraparatoquemuda o sentido, ou a intensidade de umaforça. Princípio de funcionamento do astrolábrio. Final do 2o dia: 24/05/2013

More Related