1 / 25

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E OS MEIOS PRODUTIVOS HOJE

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E OS MEIOS PRODUTIVOS HOJE. Acácio Callim Doutor em Administração de Empresas e Logística Empresarial Professor da Universidade Estácio de Sá Objetivo do trabalho:

jaser
Télécharger la présentation

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E OS MEIOS PRODUTIVOS HOJE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E OS MEIOS PRODUTIVOS HOJE

  2. Acácio Callim Doutor em Administração de Empresas e Logística Empresarial Professor da Universidade Estácio de Sá Objetivo do trabalho: Ressaltar a necessidade da adaptação da produção empresarial em função das mudanças do comportamento do consumidor ao longo do tempo.

  3. Análise da preferência do consumidor : Barato descartável ou Caro durável? Variáveis clássicas para Caro durável: - Classes sociais - Poder aquisitivo - Status social Hoje ainda é assim? Vamos comparar empresas que seguem esses perfis.

  4. Características das empresas(2013) Empresa A: “Caro durável” - Durabilidade: 5 anos - Preço: $ 2100,00 - Resistência: até 300 kg Empresa B: “Barato descartável” - Durabilidade: 2 anos e 5 meses - Preço: $ 900,00 - Resistência: até 180 kg

  5. Produto em questão:

  6. O TRABALHO COMPARA 2 EMPRESAS FABRICANTES DE HIDROMASSAGENS.NADA IMPEDE QUE AS IDEIAS MOSTRADAS AQUI POSSAM SER APLICADAS PARA OUTROS PRODUTOS. ESCLARECIMENTO:

  7. Lucro líquido (x$10.000) – Empresa A:

  8. Lucro líquido (x$10.000) – Empresa B:

  9. Número de peças vendidas – Empresa A:

  10. Número de peças vendidas – Empresa B

  11. Perfil dos compradores – Empresa A:

  12. Perfil dos compradores – Empresa B:

  13. ShareofMind – Empresa A: Qualidade

  14. ShareofMind – Empresa B: Design como item mais importante

  15. 1- Atributos que levaram os clientes a efetivarem a compra do produto Empresa A:

  16. 2-Atributos que levaram os clientes a efetivarem a compra do produto Empresa B:

  17. 3- Os compradores da Empresa B percebem a durabilidade superior da Empresa A? 88% sim 4- Por que da compra do produto da Empresa B? - Designer - 38% - Propaganda - 32% - Preço - 30% 5- Já trocou o produto da Empresa B por um novo? 73% sim Por quê? 84% lançamento mais moderno Quanto tempo ficou com o produto da Empresa B? 69% 2 anos e meio

  18. Análise da concorrente: (A)Propaganda mostra status social pela adoção da marca. Designer futurista. Conseguiu-se evitar a mentalidade de “produto barato é brega”. Classe B aceitou bem. (B)Lançamentos contínuos de novosdesigners antenados na modernização e na praticidade, exigindo do consumidor uma troca constante de atitude de consumo, comprometendo, assim, o item durabilidade. (C) Preço super convidativo.

  19. Recomendações para a Empresa A: 1- Nova linha de produto “Modern”. - Resistência de 220 kg para abaixar o preço de custo e para vender ao consumidor próximo do preço da concorrente. Durabilidade de 3 anos. - A linha “Classic” permanece para atender à demanda da Classe A (10 mil unidades/ano). 2- Contratação de novos designers para a fabricação da linha nova . 3- Estratégias de propaganda focadas no forte “ShareofMind” e na qualidade superior.

  20. Estratégias para a redução do preço de custo: Total QualityControl– TQC (A) Substituição dos materiais de confecção: Novos materiais/ materiais nacionais /novas tecnologias/ novos processos; (B) Eliminação de problemas: Diagrama de causa e efeito, espinha de peixe, nova logística de fabricação, integração de processos, “justin time”, etc.

  21. Experiências em escala piloto utilizando os novos materiais e processos-segunda etapa Centro de Pesquisa :: RJ Exp. 1 = 52% de fraturas Exp.14= 28% de fraturas Exp. 22=17% de fraturas Exp. 31= 9% de fraturas Exp. 54= material não se rompeu à solicitação de 220 kg.

  22. Preço ao consumidor Liberação para a escala industrial-2013

  23. Direcionamento de aplicação de verbas Empresa A

  24. Conclusões: 1- O acompanhamento constante do posicionamento do consumidor é uma realidade para a sobrevivência de qualquer empresa. A pesquisa de mercado é uma realidade; 2- As estratégias para solução de problemas produtivos estão na literatura, bastando o empresário ter dinamismo e coragem para pôr em prática; 3- A propaganda induz a um modismo. Envolve o conforto, o status social, modernização, praticidade e preço; 4- Segmentação é um instrumento de sucesso empresarial. Saber se posicionar nos diversos nichos de mercado é fundamental. A concorrência está em todos os lugares; 5- Tudo tem seu tempo. A qualquer momento um produto pode ficar obsoleto. O “pulo do gato” é saber quando encarar as mudanças de comportamento do consumo.

  25. Conclusões: 6- A tomada de decisão corajosa do empresário diante do problema; a durabilidade de 3 anos (preço de mercado), a qualidade superior (220 kg/ShareofMind superior), o designer moderno e a propaganda eficaz são os fatores fundamentais que levarão em breve a Empresa A a ser líder em todos os sentidos empresariais.

More Related