1 / 10

Centro Social Santa Cruz

Centro Social Santa Cruz.

kareem
Télécharger la présentation

Centro Social Santa Cruz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Centro Social Santa Cruz

  2. O Centro Social de Santa Cruz, nasceu do empenho e da entrega, num espírito de solidariedade humana, cristã e social, de três Irmãs Passionistas espanholas, ao aceitarem a doação de uma casa pelos Missionários Passionistas de Portugal, para que nela desenvolvessem projectos sociais e apostólicos. Durante dois anos as Irmãs reconstruíram a vivenda localizada junto às instalações do Seminário.

  3. Numa tentativa de fazer face às carências do concelho, o centro social santa cruz, iniciou a sua actividade, em 1987, no apoio à população idosa, funcionando como centro de dia. Dois anos depois o centro regional da segurança social de aveiro, sugeriu uma readaptação do centro ao nível da intervenção em crianças em risco, vindo então a tornar-se um centro de acolhimento temporário (C.A.T.). Em 2001 é renovado o acordo entre o centro distrital de solidariedade e segurança social de aveiro e o centro social santa cruz, passando este a integrar exclusivamente a resposta social de centro de acolhimento temporário.

  4. Este Centro destina-se ao acolhimento temporário de quinze crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os zero e os doze anos e que estão ao abrigo da medida de promoção e protecção. A sua admissão é feita segundo critérios acordados entre a Instituição e o Centro Regional da Segurança Social de Aveiro. As crianças ficam institucionalizadas ao abrigo de uma medida temporária, ou seja, até que o seu projecto de vida seja definido.

  5. Esta decisão parte do Tribunal ou das Comissões de Protecção de Menores, com o apoio do parecer da instituição e da segurança social. A medida de promoção e protecção é normalmente definida para seis meses, contudo, este tempo raramente é cumprido e as crianças acabam por permanecer na instituição durante demasiado tempo.

  6. Os menores institucionalizados provêm de famílias multiproblemáticas e, onde persistem vários factores de risco. Estes podem estar relacionados com a precaridade, a miséria, a promiscuidade, prostituição, ausência de competências ao nível das funções parentais, perturbações ao nível das funções vinculativa e socializadora dos pais, etc. São estes factores que conduzem a situações de negligência, maltrato físico e psicológico ou, por vezes, abandono.

  7. Devido a estes factores estas crianças apresentam na maioria das vezes alterações de comportamento, atraso intelectual, dificuldades de aprendizagem, dificuldade em aceitar e dar afecto, hiperactividade e dificuldades em relacionar-se com os adultos e outras crianças.

  8. O facto do Centro Social Santa Cruz ter vagas apenas para 15 crianças está relacionado com o seu principal objectivo que é proporcionar às crianças um ambiente o mais próximo possível da vida familiar.

  9. Actualmente estão acolhidas 11 crianças com idade compreendida entre os zero e os cinco anos e quatro em idade escolar.

  10. Estão todos convidados a virem visitar-nos!Muito obrigada pela ajuda que nos querem oferecer!

More Related