1 / 14

Parâmetros de Vibração

Parâmetros de Vibração. k. m. t. X 0. Mesmo dado em Velocidade e em Aceleração. Espectro de Velocidade. Espectro de Aceleração.

keefe-allen
Télécharger la présentation

Parâmetros de Vibração

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Parâmetros de Vibração k m t X0

  2. Mesmo dado em Velocidade e em Aceleração Espectro de Velocidade Espectro de Aceleração

  3. O melhor método de coleta de dados é o que minimize a probabilidade de falha do equipamento, as considerações práticas apelam para o bom senso dos componentes físicos sendo medidos, e a compreensão da maneira como a máquina pode potencialmente falhar para se detectar uma alteração de máquina com antecipação (tempo limite) suficiente para se adotar a medida corretiva apropriada. Apresentamos aqui uma breve discussão das considerações mais comuns.

  4. Deslocamento é a medida linear física real entre um ponto de referência (superfície da caixa) e a posição física real do eixo. Por esta razão, é usado um dispositivo de proximidade para se medir a mudança real do deslocamento, com o ponto de referência sendo o ponto físico real da superfície do instrumento de medição, e o eixo oferecendo a superfície variável de medição. O sensor típico para medição do deslocamento é um sensor de proximidade tipo eddy current permanentemente instalado.

  5. As medições de deslocamento são válidas como valores lineares reais SOMENTE quando tomadas a partir de um sensor de proximidade tipo eddy current instalado. Como a velocidade e a aceleração são medições feitas nas caixas dos mancais, são introduzidas variáveis pela impedância mecânica dos vários componentes e fluidos dos sistemas mecânicos, isto invariavelmente resulta em coeficientes de erro que não são considerados, e são, portanto, inaceitáveis para integração de valores relativos de deslocamento.

  6. Velocidade é a primeira derivada do deslocamento, com a introdução do vetor velocidade. Encontram-se disponíveis numerosas referências ilustrando as relações matemáticas de deslocamento, velocidade e aceleração. Este documento ilustra apenas a aplicação conceitual. Como a integração da aceleração para a velocidade depende da freqüência, observa-se uma interessante característica de apresentação.

  7. Se mantivermos constante a aceleração e representarmos num gráfico a relação velocidade x amplitude, temos que para uma medição de velocidade na faixa de baixas freqüências, observamos um valor bastante grande, que diminui à medida que a freqüência aumenta. Desta forma, a velocidade é um indicador visual muito bom para apresentações de freqüências de ordem mais baixa, como desbalanceamento, desalinhamento e folga mecânica.

  8. Aceleração é a segunda derivada do deslocamento, e é, pôr definição, a quantidade mensurável da taxa de mudança no sinal. A aceleração é a resultante de uma mudança na velocidade linear ou direção. Um objeto em repouso não está sob aceleração. Um objeto com velocidade linear constante sem mudança de direção tem aceleração nula. A aceleração é uma ferramenta bastante valiosa na análise de equipamento rotativo devido à característica de rotação de que o elemento está, por definição, constantemente mudando de direção.

  9. A aceleração é uma quantidade que, com modernos acelerômetros, produz um resultado que é linear ao longo de um amplo intervalo de freqüências, e torna-se mais visual à medida que a freqüência aumenta.

  10. Envelope de aceleração(gE,) constitui uma excelente e eficaz ferramenta para a análise de eventos de alta freqüência mais comumente associados com a condição do rolamento e engrenamento. Em geral, é aplicado um dos quatro filtros de banda larga para se examinar o espectro de aceleração de alta freqüência. A próxima etapa é processar o sinal resultante de tal maneira que as freqüências mais proeminentes no espectro apresentado são as freqüências moduladas de rolamento e /ou engrenamento.

  11. Medições da Amplitude de Vibração e Unidades • Deslocamento (Distância) • Mils ou Microns • Velocidade ( Razão de mudança do deslocamento) • In./Seg. ou mm/Seg. • Aceleração (Razão de mudança da velocidade) • G’s - In./Seg.2ou Metro/Seg.2

  12. Parâmetros de medição Deslocamento - Baixas freqüências Velocidade - Médias freqüências Aceleração - Altas freqüências

  13. Diagnósticos Deslocamento: Medição do movimento relativo entre mancal e eixo (mancais de deslizamento). Velocidade: Folgas, desalinhamento, falta de rigidez, desbalanceamento, problemaselétricos, ressonância, etc. Aceleração: Falhas em rolamentos, engrenamentos, parafusos de compressores, etc.

  14. Fórmulas de Conversão para as Diferentes Unidades de Amplitude de Vibração SISTEMA MÉTRICO Dm = (19 100*Vm)/F Dm = (1.7*109*A)/F2 Vm = DmF / 19 100 Vm = (93 580*A)/F A = Dm F2/(1.79*109) A = Vm F / 93 580 A = Aceleração (g Pk) V = Velocidade (mm/seg Pk) D = Deslocamento (micra PkPk) F = Freqüência (cpm)

More Related