1 / 8

PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME

PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME. Classificação dos distúrbios do instinto sexual: Paradoxia : excitação sexual surgida fora do tempo normal por alterações anatômicas e fisiológicas dos órgão genitais;

kris
Télécharger la présentation

PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME Classificação dos distúrbios do instinto sexual: Paradoxia: excitação sexual surgida fora do tempo normal por alterações anatômicas e fisiológicas dos órgão genitais; Anestesia: ocorre quando não há excitação capaz de manifestar o apetite sexual (abolição do instinto); Parestesia: a excitação sexual só é despertada com estímulos inadequados (perversões sexuais).

  2. PATOLOGIAS E DISFUNÇÕES SEXUAIS: • APOTEMNOFILIA: preferência sexual por parceiros com alguma anormalidade anatômica, como por exemplo, pessoas com membros amputados; • AUTO-EROTISMO: é uma aberração na qual o prazer sexual prescinde da presença do sexo oposto. O prazer é alcançado apenas pela contemplação de uma fotografia, uma escultura ou a simples presença da pessoa amada ou admirada; • BESTIALIDADE OU ZOOFILIA: é a satisfação sexual com animais domésticos; • CLEPTOMANIA: impulso irresistível ao furto. É um ato obsessivo eminentemente feminino, onde a mulher ao furtar, furta na verdade, o poder e a autoridade paterna, no ato representado pelo pênis do pai. Outro fator relacionado à patologia é a retirada do seio da mãe de forma abrupta, perda essa que dificilmente será reparada.

  3. COPROLAGNIA: o prazer sexual acontece somente na presença de fezes; • COPROLALIA: necessidade de proferir palavras obscenas a fim de excitar-se sexualmente e excitar o parceiro; • CROMO-INVERSÃO: propensão erótica de certos indivíduos por outros de cor de pele diferente da sua; • DOLISMO: atração sexual por manequins ou bonecas. O indivíduo excita-se olhando e manuseando-as. É comum a tentativa de manter relações sexuais com as mesmas; • DONJUANISMO: quando o indivíduo se manifesta de forma compulsiva às conquistas amorosas, sempre de maneira espetacular e exibicionista. Em geral acontece com pessoas do sexo masculino, os quais não têm a virilidade que aparentam ter e tendo um desempenho sexual deficitário. Tais pessoas, em geral, quando conseguem o que querem, perdem o interesse e desaparecem.

  4. EDIPISMO: é a tendência ao incesto. O impulso ao ato sexual com parentes próximos ou com pessoas indefesas; • EROTISMO: tendência abusiva do ato sexual. No homem, chama-se satiríase e, na mulher ninfomania; • EXIBICIONISMO: obsessão impulsiva de mostrar os órgãos genitais apenas para um estranho e um incontrolável prazer de expor-se. Muitas vezes nem há o convite para o ato sexual;

  5. Tipos de Exibicionismo: • Fetichismo: perversão que se apresenta como uma verdadeira obsessão amorosa por uma parte do corpo ou por objetos que pertencem à pessoa amada. Apego aos olhos, pés, seios, cabelos, vestidos, roupa íntima; • Frotteurismo ou Toquerismo: tocar e encostar-se em uma pessoa seu consentimento.Ao fazê-lo, o indivíduo fantasia uma relação com a vítima. Ocorre por volta dos 15-25 anos de idade, havendo um declínio com o passar do tempo.

  6. Gerontofilia: é a atração que certos indivíduos, ainda jovens, sentem por pessoas de excessiva idade.Na maioria das vezes isso ocorre com homens; • Masoquismo: é o prazer em ver o próprio sofrimento psíquico ou físico; • Voyerismo: prazer sexual despertado ao presenciar uma cena erótica, proibida ou uma relação sexual de terceiros. O voyeur satisfaz seu desejo espiando pessoas pela janela, em banheiro público, etc; • Necrofilia: ocorre quando o indivíduo sente prazer ao se relacionar sexualmente com cadáveres.

  7. Ninfomania: tipo de exibicionismo em que o prazer e as fantasias sexuais são inesgotáveis. Ocorre com mulheres; • Pedofilia: busca do prazer sexual com crianças, independentemente de serem parentes ou desconhecidos; • Pigmalianismo: é o amor anormal por estátuas, esculturas ou bonecas infláveis; • Sadismo: desejo e prazer sexual advindos com o sofrimento da pessoa amada, podendo chegar à morte do parceiro(a).

  8. TIPOS DE EXIBICIONISMO: • Forma Leve: onde a pessoa apresenta o transtorno, mas consegue manter relação sexual regularmente e até mesmo se ligar afetivamente; • Forma Moderada: muito raramente mantém uma relação sexual preferindo somente a exibição para excitar-se. Pode trazer prejuízo social; • Forma Grave: toda sua sexualidade é direcionada para a prática do exibicionismo. Pode ocorrer prejuízo social ou ocupacional. Tais manifestações são acompanhadas de intenso sofrimento e estresse.

More Related