1 / 42

TREINAMENTO DE LÍDERES

TREINAMENTO DE LÍDERES. LIDERANÇA RELACIONAL. DURAÇÃO 6 SEMANAS. FALTAS SUBSTITUIR A MESMA AULA EM OUTRA TURMA. Próxima semana : CONDUÇÃO DO GRUPO (2 aulas ). MATERIAL NO SITE DA IBC. O que é liderança ?.

lam
Télécharger la présentation

TREINAMENTO DE LÍDERES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TREINAMENTO DE LÍDERES

  2. LIDERANÇA RELACIONAL

  3. DURAÇÃO 6 SEMANAS FALTAS SUBSTITUIR A MESMA AULA EM OUTRA TURMA

  4. Próximasemana: CONDUÇÃO DO GRUPO (2 aulas)

  5. MATERIAL NO SITE DA IBC

  6. O que é liderança? “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (James Hunter)

  7. O que é liderança? “O líder cristão define sua liderança pelo exemplo de Cristo.”

  8. LiderançaRelacional É permanecer em sintonia com Jesus. É exercerautoridade e nãopoder. É mostrar um modelo a serseguido. É edificarpessoas e nãousá-las.

  9. LiderançaRelacional É executartarefasenquanto se constroemrelacionamentos. É fornecer um ambientefavorável. É serviço, sacrifício e amor.

  10. Estrutura da IBC

  11. FunçõesnaRede PASTOREIO GERENCIAMENTO CAPACITAÇÃO

  12. FunçõesnaRede PASTOREIO

  13. FunçõesnaRede Gerenciamento

  14. FunçõesnaRede capacitação

  15. Estrutura de Apoio Site da IBC

  16. Estrutura de Apoio Sistema de PGs - SIB

  17. Estrutura de Apoio Sistema de PGs - SIB • pesquisar e contatar pessoas que estão à procura de PG; • atualizar informações sobre dia, horário e local de reuniões do seu PG, sempre que houver alterações; • dar baixa de pessoas que deixam o PG, inclusive informando o motivo; • atualizar e localizar informações sobre os membros do PG, como endereço, telefone, idade, membresia, tempo de conversão, profissão, etc.

  18. Estrutura de Apoio • Secretaria das Redes • Sábado da Liderança • EncontrosnasRedes • Informespor e-mail • Treinamento de Líderes

  19. Desenvolvendo o Aprendiz E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. 2 Timóteo 2:2

  20. Desenvolvendo o Aprendiz • Desenvolver o aprendiz é: • Cooperar com Deus • Seguir o exemplo de Jesus e Paulo • Amar os outros • Multiplicar-se • Fazerdiscípulos • Priorizar o importante

  21. Desenvolvendo o Aprendiz “O desenvolvimento de líderes não acontece acidentalmente.” (Bill Hybels)

  22. Desenvolvendo o Aprendiz É um processo espiritual: O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16:7b Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos. Lucas 6:12-13

  23. Desenvolvendo o Aprendiz Muitoscandidatosvãoaparecer…

  24. Desenvolvendo o Aprendiz Algunsparecerãoperfeitos…

  25. Desenvolvendo o Aprendiz • Para reconhecer um aprendiz, identifique alguém que: • Trata o grupo com seriedade • Tem caráter e habilidades de liderança. • Abraça a visão de PequenosGrupos

  26. Desenvolvendo o Aprendiz • Como desafiar uma pessoa: • Dêresponsabilidades e oportunidades de ministraçãoparaela. • Falesobre o privilégio de serinstrumentonasmãos de Deus. • Assegure-a de quereceberátreinamento.

  27. Desenvolvendo o Aprendiz PASSOS DO TREINAMENTO: EU FAÇO – VOCÊ OBSERVA 2. EU FAÇO – VOCÊ AJUDA 3. VOCÊ FAZ – EU AJUDO 4. VOCÊ FAZ – EU OBSERVO

  28. Orientaçõessobredisciplina Como acontece em toda família, às vezes é preciso disciplinar um membro da igreja que, por insistente permanência no erro, depois de ter sido advertido, cuidado e acompanhado, não demonstra sinais de arrependimento diante de Deus.

  29. Orientaçõessobredisciplina A primeira abordagem ao irmão em pecado cabe ao crente que tiver conhecimento do erro. Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:1-3

  30. Orientaçõessobredisciplina Tratamos todo o qualquer pecado com AMOR e FIRMEZA. I Coríntios 5:1-13 ...entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor. ...estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 1 Coríntios 5:1-13

  31. Orientaçõessobredisciplina A congregaçãocabe a exortaçãomútua, a obediência e o respeitoaoslíderesespirituais. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. Hebreus 13:17

  32. Orientaçõessobredisciplina Toda disciplinanaIgreja tem comoobjetivomaior a RESTAURAÇÃO da pessoa e seu pronto retorno a COMUNHÃO, assimquehouver sinaisclaros de arrependimentodiante de Deus e dos irmãos.

  33. Orientaçõessobredisciplina Na IBC, baseadosemMateus 18, adotamos 5 PASSOS emrelação à disciplina: Tratarindividualmente Tratar com testemunhas Tratar no Pequeno Grupo Exclusão Relacionamentoapós a exclusão

  34. Orientaçõessobredisciplina PASSO 1 – TRATAR INDIVIDUALMENTE Ao tomar conhecimento do pecado do(a) irmão(ã), trate pessoalmente e em particular, confrontando em amor.

  35. Orientaçõessobredisciplina PASSO 2 – TRATAR COM TESTEMUNHAS Se ele(a) insistir no pecado ou não expressar arrependimento, confronte-o(a) novamente, agora com duas ou três pessoas espiritualmente maduras. Recomenda-se que uma dessas pessoas seja o(a) próprio(a) líder de Pequeno Grupo do(a) confrontado(a). O prosseguimento ao passo seguinte deve resultar da unanimidade entre as pessoas que estão tratando o caso em questão.

  36. Orientaçõessobredisciplina PASSO 3 – TRATAR NO PEQUENO GRUPO Após o passo 2, se a pessoa não expressar visível arrependimento, o caso será levado diante da Igreja, representada pelo Pequeno Grupo. Diante dessas testemunhas a pessoa tem mais uma chance de expressar seu arrependimento. Caso contrário e com o conhecimento do orientador, o caso prossegue para sacramentar a exclusão da Igreja.

  37. Orientaçõessobredisciplina PASSO 4 – EXCLUSÃO Em estado de rebeldia a pessoa deverá ser afastada da comunhão e considerada como alguém que decidiu andar fora do Corpo de Cristo. A decisão de excluir compete à coordena­ção da Rede juntamente com os pastores, o que será informado à congregação, no momento oportuno (Grande Congregação ou Sábado da liderança).

  38. Orientaçõessobredisciplina PASSO 4 – EXCLUSÃO A exclusão indica afastamento compulsório da comunhão do Corpo visível de Cristo no âmbito do grande e do pequeno ajuntamentos. Nenhuma pessoa dis­ciplinada perde sua condição de salvo em Cristo Jesus, mas, como filho rebelde, é submetido à disciplina do Pai que usará seus meios para levá-lo ao arrependimento.

  39. Orientaçõessobredisciplina PASSO 5 – RELACIONAMENTO APÓS A EXCLUSÃO Se, mesmo após a exclusão, a pessoa continuar em pecado, embora tristes, podemos ficar em paz sobre dois detalhes: foram seguidas as orientações bíblicas sobre a questão e foi exercido o amor que se preocupa a ponto de confrontar o erro e confiar que o Pai comple­tará a disciplina dos filhos à Sua maneira. Com o desobediente não podemos manter comunhão ou aceitar no grande ou pequeno grupo como se nada tivesse acontecido, a não ser para manifestar arrependimento.

  40. Orientaçõessobredisciplina Nãohápressaparaconduzir a disciplina de alguématé a últimaetapa. A advertênciaamorosa visa a restauração e nãodeveserprecipitada.

  41. Orientaçõessobredisciplina • Algunscuidadosespeciais: • Nãoagimoscomopolícia. • Nãosomosadvogados de acusação. • Nãosomosmelhores do quequalquerirmão.

  42. Orientaçõessobredisciplina “Cuide-se, porém, cada um paraquetambémnãosejatentado.” Gálatas 6:1

More Related