1 / 40

ÁGUA PARA TODOS

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte. Como utilizar bem a Água. ÁGUA PARA TODOS. QUANDO O MUNDO FOI ENTREGUE AO HOMEM. Os Mangues. OS RIOS. AS FLORESTAS. As Rochas. A Fauna. Os Mares. Os Solos.

mayes
Télécharger la présentation

ÁGUA PARA TODOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte Como utilizar bem a Água ÁGUA PARA TODOS

  2. QUANDO O MUNDO FOI ENTREGUE AO HOMEM...

  3. Os Mangues OS RIOS AS FLORESTAS As Rochas A Fauna Os Mares Os Solos A Flora As Montanhas

  4. O que o ser humano fez?

  5. Poluiu o Ar Poluiu os Rios Matou Peixes Destruiu Matas Ciliares DESMATOU USOU AGROTÓXICOS INCORRETAMENTE JOGOU LIXO ONDE NÃO DEVIA Poluiu os Mares Fez Queimadas

  6. O lançamento de esgotos domésticos, efluentes industriais, lixo e entulho diretamente nos corpos d'água, provoca doenças, consome o oxigênio da água provocando a morte da fauna, da flora e da própria água.

  7. A APLICAÇÃO INDISCRIMINADA DE AGROTÓXICOS NA AGRICULTURA, ALÉM DE CONTAMINAR AS ÁGUAS FAZEM A TERRA PERDER SEUS NUTRIENTES

  8. O desmatamento produz a erosão do solo e consequentemente o assoreamento dos rios e represas.

  9. A OCUPAÇÃO E O USO DESORDENADO DO SOLO, GERAM REDUÇÃO DE ÁREAS DE INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO, PRODUZINDO ENCHENTES E O ASSOREAMENTO DOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

  10. A poluição atmosférica das cidades provoca doenças em milhões de pessoas (na terra toda provavelmente 2 bilhões): • Tosse • Câncer • Inflamação dos olhos, nariz, garganta e traquéia • Pneumonia

  11. ENCHENTES As inundações também passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar os limites naturais dos rios. Por exemplo, quando remove as várzeas e quando se instala junto às margens. Ou então quando altera o ambiente de modo a modificar a magnitude e o regime das enchentes, quando desmata, remove a vegetação e impermeabiliza o solo.

  12. DESTRUIÇÃO DAS MATAS CILIARES • provoca a erosão nas margens dos cursos d´água, causando o assoreamento dos mananciais; • aumenta os efeitos de enchentes; • prejudica a quantidade e a qualidade das águas; • deixa de filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes; • diminui a fauna local.

  13. LIXO Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção

  14. As queimadas atingem os mais diversos sistemas ecológicos e tipos de agricultura, gerando impactos ambientais em escala local e regional.

  15. A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O desmatamento e degradação dos ambientes naturais, a caça predatória, a venda de produtos e animais procedentes da caça, são fatores que participam de forma efetiva do processo de extinção. Extinção da Fauna

  16. Um dos mais graves problemas urbanos contemporâneos é o representado pela POLUIÇÃO SONORA, causada pelo excesso de ruídos gerados pela circulação de veículos e má localização de aeroportos, indústrias e comércio. • PROVOCA: • • estresse• perda da capacidade auditiva• surdez• dores de cabeça• alergias• distúrbios digestivos• falta de concentração• aumento do batimento cardíaco • distúrbios do sono

  17. TAMBÉM É PREOCUPANTE SABER QUE: Atualmente morrem 10 milhões de pessoas por ano por causa de doenças que seriam evitadas se a água fosse tratada. 80% das doenças e 33% das mortes são decorrentes da falta de água potável. A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou. O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.

  18. 16 milhões de brasileiros NÃO TÊM BANHEIRO. 10 milhões de brasileiros NÃO TÊM REDE DE ÁGUA TRATADA. 50 milhões de brasileiros NÃO TÊM REDE DE ESGOTO. 20% do lixo não é coletado. Menos de 20% do lixo coletado é tratado. 25% da população dos países em desenvolvimento não tem acesso à água potável e muito menos à rede de esgotos.

  19. O QUE DEVEMOS FAZER AGORA? PROTEGER O PLANETA EXERCER A CIDADANIA FAZER A NOSSA PARTE

  20. USO RACIONAL DA ÁGUA ÁGUA NO PLANETA TERRA A maior parte do nosso planeta é composta de água que, ao contrário do que se pensa, não é infinita. 1% 97% (SALGADA) – Oceanos e Mares 97% 2% - Águas em estado sólido 1% - Consumo Humano e outras atividades 2%

  21. TRATAMENTO DA ÁGUA No nosso planeta não dispomos de água totalmente pura. Faz-se necessário um tratamento para retirada das impurezas encontrada na água.

  22. Imagine nosso planeta sem árvores e florestas... Talvez não consigamos prever todas as conseqüências deste cenário, mas seguramente ele seria catastrófico para a sobrevivência humana e de inúmeros outros seres. Florestas são ecossistemas fundamentais para o equilíbrio climático e hidrológico do planeta; sendo ainda, o ambiente que abriga a maior parte da riqueza biológica existente. Preservar as florestas

  23. PARTICIPAR DE CAMPANHAS EDUCATIVAS, • BUSCANDO UNIR: • Meios de Comunicação • Poderes Públicos • Grupo de Jovens • Família • Sindicatos • Associações • Empresas • Escolas VOCÊ!

  24. Orientar e denunciar as empresas que também serão responsabilizadas administrativa civil e penalmente pelos crimes ambientais que vierem a cometer.

  25. Construir aterros sanitários São locais onde o lixo é depositado sem causar maiores danos ao meio ambiente. É um método em que o lixo é comprimido através de máquinas que diminuem seu volume. O lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo, sendo coberto por uma camada de areia, minimizando odores, evitando incêndios e impedindo a proliferação de insetos e roedores.

  26. COLETA SELETIVA DE LIXO

  27. REDUZIR - Precisamos reduzir o desperdício, isso significa produzir menos lixo. REUTILIZAR - O que é lixo para uma pessoa pode não ser para outra. RECICLAR - transformando parte do lixo em produtos novos, menos lixo precisará ir para um destino final, pois voltará a ser consumido pela população como um novo produto. Como resultado teremos menos formações de lixões evitando assim a contaminação das águas e do solo.

  28. EVITAR ENCHENTES Não ocupar as áreas de inundação. Não alterar - ou alterar o menos possível - as características físicas da bacia hidrográfica. Através da implantação de obras de contenção de cheias, como a construção de barragens, construção de diques para proteção de áreas de riscos altos de inundação. Desassoreamento de rios e ampliação de seus leitos.

  29. Criar Áreas de Proteção Ambiental As Áreas de Proteção Ambiental-APA'S são unidades de conservação, destinadas a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando a melhoria da qualidade de vida da população local e também objetivando a proteção dos ecossistemas regionais.

  30. PRESERVAR AS MATAS CILIARES É uma floresta que recebe o nome de "mata ciliar" pois possui a mesma função de nossos cílios: o de "proteger". Ela protege a margem dos rios da erosão, dá abrigo à diversos animais e possui uma vegetação muito rica e diversificada. É bem extensa e acompanha todo o rio ao longo de seu curso. Seu solo é rico em matéria orgânica, o clima é mais fresco e percebe-se umidade no ar.

  31. Preservação - Faça o seu papel • Eis algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente: • Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo. Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas. • Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente. • Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. • Não contribua diretamente para o desmatamento • Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.

  32. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONCILIAR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

  33. O DS tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas: 1 - A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc)2 - A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver)3 - A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal)4 - A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc)5 - A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios)6- A efetivação dos programas educativos.

  34. Na tentativa de chegar ao DS, sabemos que a Educação Ambiental é parte vital e indispensável, pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma de suas metas: a participação da população.

  35. O MEIO AMBIENTE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

  36. UMA PEQUENA ESTÓRIA

  37. FONE: 0800-281-5858 www.semarh.rn.gov.br FONE: 3209-9197 www.igarn.rn.gov.br

More Related