1 / 7

A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net

1. A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net. 2.

nita
Télécharger la présentation

A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1 • A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA • Fátima Pianta • fatimapianta@solicomm.net

  2. 2 O HIV/SIDA CONSTITUI UMA AMEAÇA GLOBAL, EMBORA OS LAÇOS ENTRE SIDA E A POBREZA FAÇAM COM QUE SINDICATOS EM PAÍSES DE ALTA RENDA NÃO LHE ATRIBUAM TANTA PRIORIDADE COMO AQUELES EM PARTES DA ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA LATINA.

  3. 3 PARA SER EFETIVA, É PRECISO QUE A RESPOSTA AO HIV/SIDA SEJA GLOBAL – NÃO HÁ LUGAR PARA COMPLACÊNCIA OU NEGAÇÃO. SINDICATOS EM TODO O MUNDO TÊM INTEGRANTES AFETADOS PELA DOENÇA, ASSIM COMO UM COMPROMISSO ANTIGO COM A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL.

  4. 4 CINCO PASSOS PARA A AÇÃO DOS SINDICATOS NA LUTA CONTRA O HIV/SIDA Elaborar uma política de ação sindical sobre o HIV/SIDA, incluída a designação de um dirigente ou de um comitê responsável e o estabelecimento de um plano de ação que preveja um calendário para sua aplicação. Orientar e apoiar seus filiados(as) para que negociem a aplicação de políticas em seus locais de trabalho que garantam a proteção dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e a educação em matéria de prevenção, bem como o acesso à assistência, tratamento e benefícios garantidos em lei.

  5. 5 Incluir o HIV/SIDA na agenda de reuniões sindicais e nos programas de capacitação do sindicato e fortalecer a educação em matéria de saúde em geral, com atenção especial às mulheres e jovens. Ampliar a capacidade de seus filiados(as) para implementarem programas nos locais de trabalho que levem em consideração as diferentes necessidades de homens e mulheres frente ao HIV/SIDA – incluindo o treinamento de formadores(as) e a educação entre os(as) companheiros(as) de trabalho.

  6. Fazer lobby junto ao governo para que se reconheça que combater o HIV/SIDA é uma questão crucial de trabalho e também para o desenvolvimento, com o objetivo de: • Aumentar os recursos alocados ao seu combate; • Incluir os parceiros sociais no planejamento nacional; • Reduzir os preços dos medicamentos.

  7. 7 CONSIDERANDO OS 5 PASSOS APRESENTADOS, CONSTRUA UMA AGENDA/PAUTA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE SEU SINDICATO, APONTANDO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NUMA POLÍTICA OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DESTINADO A COMBATER O HIV/SIDA NO LOCAL DE TRABALHO.

More Related