1 / 12

GUERRA DAS COREIAS

GUERRA DAS COREIAS. Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013. O que foi. Guerra da Coreia: um conflito em consequência das tensões políticas da ordem bipolar.

nola
Télécharger la présentation

GUERRA DAS COREIAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GUERRA DAS COREIAS Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.

  2. O que foi Guerra da Coreia: um conflito em consequência das tensões políticas da ordem bipolar. A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.

  3. Causas da Guerra Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias. Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

  4. O desenvolvimento da guerra Logo após a invasão norte-coreana, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar a Coreia do Norte. Sangrentos conflitos ocorreram em território coreano, provocando a morte de aproximadamente quatro milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis. Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.

  5. Impasse A partir de julho de 1951, as forças da ONU e da China continuaram a lutar uma árdua luta de trincheiras, onde nenhum dos dois lados conseguia dar um golpe decisivo sobre o outro. Bombardeios aéreos em larga escala contra a Coreia do Norte se intensificaram e então as primeiras negociações de armistício começaram em 10 de julho de 1951. Apesar das negociações, os combates continuaram. Grandes combates foram travados durante esse período, como a batalha de Bloody Ridge e a de Heartbreak Ridge.

  6. Fim da Guerra Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana. A Guerra das Coreias terminou, com um acordo de não agressão, mas até hoje não foi firmado nenhum tratado de paz.

  7. Pós-guerra Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.

  8. Atualmente A Coreia do Norte anunciou em 29 de março o "estado de guerra” com a Coreia do Sul. As ameaças do regime norte-coreano, que incluem um ataque nuclear preventivo contra a Coreia do Sul e Estados Unidos. Os norte-americanos comprometeram-se a defender a Coreia do Sul perante um hipotético ataque do Norte, desde a Guerra da Coreia. A Coreia do Norte faz ameaças de guerra nuclear como resposta às sanções da ONU por um novo teste nuclear do país em fevereiro e pelas manobras militares que Estados Unidos e Coreia do Sul executam na península.

  9. Disputa

  10. Dados Rápidos Coreia do Sul: Regime democrático 99.720 km² Capital: Seul 48,9 milhões de habitantes PIB: 1,62 trilhões de dólares Expectativa de vida: 79 anos Exército: 686.000 soldados Coreia do Norte: Regime ditatorial 120.538 km² Capital: Pyongyang 27,4 milhões de habitantes PIB: 40 bilhões de dólares Expectativa de vida: 69 anos Exército: 1,1 milhão de soldados.

  11. Muito obrigado pela atenção

More Related