1 / 13

“Que chato é dizer que “não ” ao meu filho.”

“Que chato é dizer que “não ” ao meu filho.”. Filhos que manipulam os pais !. “Na preocupação de não frustrar as crianças, de satisfazerem todos os seus desejos, os pais vão perdendo o domínio da disciplina familiar, que é o respeito básico.”.

ozzy
Télécharger la présentation

“Que chato é dizer que “não ” ao meu filho.”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Que chato é dizer que “não” ao meu filho.” Filhos que manipulam os pais !

  2. “Na preocupação de não frustrar as crianças, de satisfazerem todos os seus desejos, os pais vão perdendo o domínio da disciplina familiar, que é o respeito básico.”

  3. Aceitar tudo o que as crianças querem, ceder as todos os seus desejos…Tragédias podem acontecer!

  4. Evitar situações difíceis ao filho, protegendo-o e não impor limites, é o primeiro passo para os problemas mais sérios na adolescência. Estabelecer limites e disciplina requer paciência.

  5. Formas de manipulação Repetição Mártir Provocação Anjo Agressão Ameaça

  6. Repetição • Pai quero um gelado! • Não • Mas vá lá eu quero um gelado • Já disse que não! • Mas eu quero um gelado. • ... • Mas eu quero por favor, é a última vez que te peço um gelado em toda a minha vida.

  7. Provocação Verbal: “já não gosto de ti”, “és má”, “gosto mais do pai” Física: A criança atira-se para o chão, bate com a cabeça na parede, grita, etc...

  8. Ameaça “Alguma coisa má vai acontecer se não fizerem o que eu quero…”, “não volto a falar contigo”, “nunca mais faço os trabalhos de casa”, “nem penses que vou jantar”, “vou fugir de casa”. 

  9. Mártir “Ninguém me liga”, “ninguém gosta de mim”, “a vida é uma injustiça”, “só me apetece morrer”.

  10. Anjo Tem um objetivo claro que é o de “amolecer” os pais até ao momento oportuno de fazer o pedido há muito pensado. “Está a portar-se tão bem que merece o que está a pedir”

  11. Agressão A criança, não conseguindo o que quer, parte para a violência física. Esta pode revestir-se de várias formas, desde bater nos pais a partir objectos.

  12. Pensem bem antes de dizer um “sim”. Sara Saraiva Vanessa Louro

More Related