1 / 12

Introdução ao estudo da Sintaxe

Introdução ao estudo da Sintaxe. SUJEITO E PREDICADO. Fundamentos básicos:. Texto: um ou vários parágrafos. Por exemplo: Fique em casa

porter
Télécharger la présentation

Introdução ao estudo da Sintaxe

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução ao estudo da Sintaxe SUJEITO E PREDICADO

  2. Fundamentos básicos: Texto: um ou vários parágrafos. Por exemplo: Fique em casa “Não vá à Europa” é o título do livro – um verdadeiro antiguia turístico – que acaba de ser lançado nos Estados Unidos. O autor, o americano Chris Harris, enumera as razões pelas quais seus compatriotas não devem atravessar o Atlântico. Algumas delas: - A Itália é um monte de ruínas imundas, os franceses são mal-educados e a Suíça é tediosa.

  3. Continuação... Veneza é a única cidade do mundo onde os esgotos são atração turística. Em Pisa, os turistas se acotovelam para ver um erro arquitetônico. Três coisas são proibidas na Suíça: o barulho, as piadas e a alegria. Deus cometeu um grave erro: pôr Paris na França.

  4. Período: Da maiúscula ao ponto. • Período: Simples ou Composto. • Oração: Enunciado com verbo. • Frase nominal: enunciado sem verbo. - Fogo!

  5. Atenção: reiteração de frases nominais resultando em paralelismo sintático. • É recurso expressivo: “A franja da encosta cor de laranja Capim rosa-chá O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar O ouro ainda não bem verde da serra A prata do trem” (Caetano Veloso)

  6. Termos da oração: partes que desempenham funções. • Termos essenciais: sujeito e predicado (porém, há orações sem sujeito) • Termos integrantes: complementos verbais (objetos) e complementos nominais. • Termos acessórios: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e agente da passiva.

  7. SUJEITO • Termo da oração com a qual o verbo concorda em número e pessoa. O autor americano enumerou as razões. - Quando há mais de um vocábulo, o substantivo é a palavra principal, o núcleo do sujeito. Núcleo

  8. ATENÇÃO PARA A POSIÇÃO: • A posição natural do sujeito é à esquerda do verbo, mas pode vir à direita: “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Lua se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura Em contínuas tristezas a alegria” Gregório de Matos

  9. Observe: “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Lua se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura Em contínuas tristezas a alegria” O Sol nasce, e não dura mais que um dia A noite escura se segue depois da Lua A formosura morre em sombras tristes A alegria em tristezas contínuas

  10. Ordem Direta do Português: • Sujeito, verbo, objeto e adjuntos adverbiais: • Ordem Direta: Eu acredito no senso crítico dos meus alunos. Ordem Indireta: No senso crítico dos meus alunos acredito eu.

  11. A posição das palavras: • É, em alguns casos, o único instrumento de interpretação: João conheceu Pedro. Pedro conheceu João. Ao João conheceu Pedro. não há sujeito preposicionado!

  12. Não confundir Sujeito Semântico com Sujeito Sintático: Ex: Fulano e Beltrano não estudam nunca. Eles não são meus alunos, graças a Deus! • Semanticamente: Fulano e Beltrano = Eles, ou seja, há o mesmo sujeito semântico. • Sintaticamente: Fulano e Beltrano = Sujeito composto do primeiro período. • Eles= Sujeito Simples do segundo período.

More Related