1 / 44

ARTE DO ROCOCÓ

ARTE DO ROCOCÓ. PROFESSORA: DANIELLE PALAGANO DA ROCHA. TEMÁTICA.

sarila
Télécharger la présentation

ARTE DO ROCOCÓ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ARTE DO ROCOCÓ PROFESSORA: DANIELLE PALAGANO DA ROCHA

  2. TEMÁTICA O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero.

  3. O Rococó foi uma arte requintada e aristocrática, que privilegiou valores ornamentais e decorativos buscando expressar através da leveza e da delicadeza. O período de transição foi denominado de Regência, sendo que o Barroco esteve associado a Luís XIV e o Rococó a Luís XV. No período do Rococó decorar excessivamente foi o valor predominante. 

  4. ARQUITETURA - Arquitetura: - Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves.

  5. ARQUITETURA A Fachada de Cerimónia do Palácio de Queluz.

  6. Palácio de Versailles (arquitetura)

  7. interior do Palácio de Versailles

  8. Jardim do Palácio de Versailles

  9. Casa de Milá, Antonio Gaudi, 1907 - Barcelona

  10. Igreja da Sagrada Família de Gaudí, em Barcelona

  11. A Mesquita de Córdoba.

  12. Residenz castelo abriga um teatro, o Cuvilliés-Theater, 1751, considerado o mais belo teatro rococó que restou na Europa.

  13. INTERIORES E MOBILIAS Salão oval do hotel Soubisse, em Paris, é um dos exemplos mais célebres do interior rococó

  14. INTERIORES E MOBILIAS o interior do pavilhão de Sans-souci (1743-1748) junto ao palácio de Potsdam,

  15. INTERIORES E MOBILIAS

  16. ESCULTURA Na escultura e na pintura da Europa oriental e central, ao contrário do que ocorreu na arquitetura, não é possível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, quer cronológica, quer estilisticamente. Johann Michael Fischer

  17. ESCULTURAS E BIBELOS

  18. PINTURA Watteau, Embarque para Citera.

  19. PINTURA Fragonard, A leitora. Ficou restrito às artes decorativas e teve pequeno impacto na escultura e pintura francesas. No final do reinado de Luís XIV, em que se afirmou o predomínio político e cultural da França sobre o resto da Europa, apareceram as primeiras pinturas rococós sob influência da técnica de Rubens.

  20. Jean-Honoré Fragonard: O balanço, 1766

  21. PINTURA

  22. PINTURA

  23. MODA E VESTIMENTOS A moda manteve-se com toda a pompa e rigor já existentes, porém as roupas eram mais fáceis de usar, a renda permanecia em vigor, o volume das perucas diminuíram, mas passaram a ser empoadas com pó branco, predominando o penteado baixo.

  24. VESTDOS Na moda feminina, a flor foi o grande ornamento, tanto as naturais quanto as artificiais.

  25. VESTIDOS Os vestidos eram denominados abertos, aquele composto por corpete decotado em formato quadrado com mangas até os cotovelos terminadas em babados de rendas e lacinhos de fita, caracterizado pelo recorte frontal na sobre-saia que deixava aparecer a saia de baixo repleta de ornamentos ou os fechados, que tinham as mesmas características, porém sem ter a sobre-saia aberta.

  26. TRAJE MASCULINO Para os homens a toilette era composta de cullote justo até os joelhos, camisa, colete, casaca, meias brancas e sapatos de saltos

  27. CABELO E CHAPÉU Os cabelos ou perucas (naturais, de crina de bode, cavalo ou fibras vegetais) eram amarrados em rabo de cavalo, além de empoadas de cinza ou branco com um laço de fita de seda preta na nuca, outro na ponta do rabo e chapéu tricórnio na cor preta.

  28. CABELOS Na moda feminina o que marcou foram os penteados, levados às últimas conseqüências em proporção e enfeites. Feitos com os próprios cabelos, utilizavam-se de enchimentos para obterem volumes consideráveis, empoavam-nos e enfeitavam-nos com cestos de frutas, caravelas, cenas pastorais, moinhos de ventos, borboletas, etc.

  29. NO CINEMA O filme “A Duquesa”, vencedor do Oscar de melhor figurino, mostra bem a estética da Inglaterra setecentista. Os vestidos tão requintados e brilhantes do rococó.

  30. FILME: MARIA ANTONIETA

  31. FILME: MARIA ANTONIETA

  32. INFLUÊNCIA NA MODA ATUAL O estilista Samuel Cirnansck inspirou sua coleção de verão 2009 nos jardins franceses do século XVIII e no perfume histórico do movimento rococó

  33. Produção Profeesora: Danielle Palagano Rocha Disciplina: Arte Conteúdo: 2º Ano Ensnino Médio – 2º Fase EJA

More Related