1 / 28

GUERREIRO RAMOS: RESGATANDO O PENSAMENTO DE UM SOCIÓLOGO CRÍTICO DAS ORGANIZAÇÕES

GUERREIRO RAMOS: RESGATANDO O PENSAMENTO DE UM SOCIÓLOGO CRÍTICO DAS ORGANIZAÇÕES. Débora Dourado Flávia Antunes. Recortes biográficos. Alberto Guerreiro Ramos (1915 – 1982). Vista parcial da região central de Santo Amaro.

viola
Télécharger la présentation

GUERREIRO RAMOS: RESGATANDO O PENSAMENTO DE UM SOCIÓLOGO CRÍTICO DAS ORGANIZAÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GUERREIRO RAMOS: RESGATANDO O PENSAMENTO DE UM SOCIÓLOGO CRÍTICO DAS ORGANIZAÇÕES Débora Dourado Flávia Antunes

  2. Recortes biográficos Alberto Guerreiro Ramos (1915 – 1982) Vista parcial da região central de Santo Amaro. "O Velho Guerreiro me ensinou a sempre lembrar que ele era da Bahia, e tinha um grande orgulho de nossa ancestralidade africana. O pai de Guerreiro, meu avô Vitor Juvenal Ramos, nasceu escravo em 1873, mas do tal Ventre Livre. A mãe dele nasceu na Angola, e foi por sua própria família vendida ao negreiro. Depois de sermos exilados da Pátria Amada, nenhum de nós voltou ao Brasil a não ser para visitar a família.“ Alberto Guerreiro Ramos, filho.

  3. A revolução brasileira hoje está diante do dilema: mito ou verdade. Aos otários – o mito. Façamos a revolução – segundo a verdade da história nacional. Guerreiro Ramos Recortes biográficos Trajetória política • No ano de 1966 exilou-se nos Estados Unidos; • Em 1960 filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro, candidatou-se a deputado federal; • Assessorou Getúlio Vargas no segundo governo; • Foi delegado do Brasil junto à ONU; • Teve os direitos políticos cassados em 64. Ao lado de Leonel Brizola.

  4. Principais conceitos em Guerreiro Ramos para o estudo crítico das teorias organizacionais.

  5. Ciência de Integração Ciências Sociais Campo de ação Administração Organizações Antropologia Costumes Ciência Política Poder Relações entre pessoas Direito

  6. Ciência de Integração Ciências Sociais Campo de ação Economia Produção e Consumo Geografia Espaço História Fatos passados Pequenos grupos Psicologia Grandes grupos Sociologia

  7. Categorias conceituais Tendência de atribuir eficiência direta às ideias e teorias importadas. Hipercorreção Sensíveis ao contexto em que vivem. Questionam as ideias e teorias importadas. Pragmatismo Crítico

  8. Defeitos da sociologia brasileira Simetria: literalidade; 1 2 Sincretismo: conciliar teorias incompatíveis; Dogmatismo: argumentos de autoridade 3 Inautenticidade: não é genuína 4 Dedutivismo: referências estrangeira para explicar o BR Alienação: fruto dos olhos do estrangeiro 5 6

  9. Ométodo da redução sociológica é um dos pilares fundamentais do pensamento de Guerreiro Ramos e uma de suas grandes contribuições para os estudos críticos em administração (Paula, 2007).

  10. De maneira geral, a redução sociológica é : • um método para assimilação crítica da cultura e produção sociológica estrangeira e; • um adestramento cultural do indivíduo para habilitá-lo a transcender, no limite do possível, as pressões sociais organizadas que massificam as condutas impedindo a autonomia e a livre expressão.

  11. Os três sentidos da Redução Sociológica Características essenciais da Redução Sociológica Lei do comprometimento: cientista engajado com o contexto Lei do caráter subsidiário da produção científica: servir apenas como subsídio para a produção local. Lei da universalidade dos enunciados gerais da ciência: deixar de ser passivo. Lei das fases: problemas relacionados com a fase. 1 2 1A Nacionalização da Teoria 2 O Homem Parentético e as racionalidades 3 Uma Sociologia em Ação 3 4

  12. Os três sentidos da Redução Sociológica Homem organizacional 1A Nacionalização da Teoria 2O Homem Parentético e as racionalidades 3 Uma Sociologia em Ação Homem operacional Homem reativo Homem parentético: emancipação e posicionamento crítico Os problemas sociológicos e a possibilidade de transformação social devem ser analisados a partir da perspectiva do indivíduo. Racionalidade Substantiva e não instrumental.

  13. Os três sentidos da Redução Sociológica Paradigma organizacional que leve à emancipação humana. “A vida dos homens e mulheres não pode se restringir ao tempo despendido dentro das organizações econômicas” (PAULA, 2007, p. 177). Estamos habituados a medir tudo pela racionalidade de mercado. 1A Nacionalização da Teoria 2 O Homem Parentético 3Uma Sociologia em Ação

  14. Crítica à Racionalidade Instrumental. Preparar o caminho para uma nova ciência das organizações.

  15. Para Guerreiro Ramos, a psique humana deve ser o aspecto central na redefinição das ciências sociais. Os atuais sistemas sociais falham porque focalizam mais a sociedade do que o indivíduo, colocando a racionalidade substantiva em segundo plano.

  16. A síndrome Comportamentalista Comportamento: conduta baseada na racionalidade instrumental, desprovido de conteúdo ético de validade geral e ditado por imperativos exteriores. Ação: delibera sobre coisas porque está consciente de suas finalidades intrínsecas, sendo uma forma ética de conduta.

  17. A síndrome Comportamentalista • De acordo com Guerreiro Ramos, a TO foi invadida pela síndrome comportamentalista. • Houve uma interiorização da síndrome comportamentalista pelos indivíduos e seus padrões cognitivos. • Tanto as organizações quanto a vida comum das pessoas estão impregnadas pela síndrome. • Mas é preciso que os estudiosos levem em conta os requisitos funcionais e substantivos das organizacionais, além de manter sua autonomia.

  18. Colocação Inapropriada de Conceitos e Teoria da Organização A teoria da organização tem recebido influências de diversas áreas. O autor se refere ao fenômeno da hipercorreção que gerou essa utilização inadequada de conceitos.

  19. A deslocação transforma-se emcolocação inapropriada “Decorrer da deslocação de velhos conceitos para novas situações”. Donald Schon

  20. Os pontos cegos da teoria organizacional convencional • O indivíduo não se realiza completamente no contexto das organizações econômicas, é preciso criar novos sistemas sociais; • Escola das Relações Humanas (falso humanismo) • A organização econômica passa a ser a referência do indivíduo; • O emprego não é o único capaz de gerar engajamento; • As organizações econômicas têm sido o interesse principal dos teóricos.

  21. A abordagem substantiva da organização A noção de racionalidade (como se o comportamento econômico representasse a totalidade humana). O significado substantivo e o significado formal (não faz distinção) A interação simbólica (não compreende) Não faz distinção entre trabalho e ocupação 1 2 Pontos cegos da teoria organizacional corrente 3 4

  22. Os pontos cegos da teoria organizacional convencional • A análise da variedade de sistemas sociais presentes no espaço macrossocial tem ficado em segundo plano; • Uma nova ciência capaz de abranger essa multiplicidade – ABORDAGEM SUBSTANTIVA DAS ORGANIZAÇÕES.

  23. Diretrizes para uma nova teoria organizacional e o modelo muldimensional da sociedade • O modelo vigente é unidimensional, entretanto Guerreiro Ramos propõe um modelo muldimensional que: • O indivíduo desempenha diferentes atividades substantivas; • Governo capaz de implementar políticas públicas que promovam um equilíbrio entre diversos enclaves sociais. É preciso criar oportunidades de realização individual em outros espaços sociais.

  24. O mercado é legítimo e necessário “Culpar as organizações de natureza econômica por serem incapazes de atender às necessidades do indivíduo como um ser singular é tão fútil quanto culpar o leão por ser carnívoro”.

  25. “(...) Uma teoria da organização centralizada no mercado não é aplicável a todos, mas apenas a um tipo especial de atividade.” Alberto Guerreiro Ramos

  26. “Contém sua proposta emancipatória para a produção de sistemas sociais que atendam às necessidades humanas e garantam o progressivo desenvolvimento de todos” (PAULA, 2007, p. 177).

  27. PERGUNTAS: 1 - Que contribuições os estudos sociológicos críticos da administração (tomando como base a corrente brasileira) podem oferecer para o desenvolvimento da carreira profissional, a inovação no ambiente de trabalho e na tomada de decisão? (Gustavo Carvalho) 2 - De onde vem o adjetivo “parentético” que Guerreiro Ramos vale-se? (Willana Almeida) – noção de Husserl 3 - Os defeitos da sociologia brasileira abordados por Guerreiro Ramos como o da simetria, o do dedutivismo e o da inautenticidade tem uma ligação direta com o conceito de antropofagia organizacional? Esses defeitos podem ser agravados pelo fato de o Brasil ser um país emergente e ter traços culturais específicos? (Pâmela Santos) 4 - De que forma os sentidos da redução sociológica são permeados pelos conceitos de hipercorreção e pragmatismo crítico na obra de Alberto Guerreiro Ramos? (Paulo Edson) 5 - O conceito de "Redução Sociológica" é abordado por Guerreiro Ramos, separadamente, em três sentidos. Quais são eles? Como podemos defini-los? (Cássia Nascimento)

  28. PERGUNTAS: 6 - Guerreiro Ramos afirma que as organizações econômicas têm sido o interesse principal dos teóricos das organizações , porém estes vêm deixando em segundo plano a análise sistemática da variedade de sistemas sociais, Com isso Guerreiro Ramos propõe  uma nova ciência, que ciência é esta? Qual sua função? .(Catarina Ribeiro) 7 - É evidente hoje a transição da sociedade de produção, em que a relação trabalho-tempo se faz presente na produtividade das organizações, para a sociedade do conhecimento, em que a inteligência, o saber e a informação passam a moldar o ritmo da produtividade atual. Nesse contexto atual, quais das categorias apontadas por Guerreiro Ramos, seriam coerentes com essa sociedade do conhecimento em que vivemos? A hipercorreção ou o pragmatismo crítico? (Rhânniel Clayton) 8 - Por que o autor se preocupa com a redução sociológica? (Atlle Rosa) 9 - De que maneira o método da redução sociológica tratada pelo autor pode contribuir para o estudo das organizações? É esse método de todo eficaz para que possamos compreender as organizações em um dado contexto?" (Elisandra Pereira)

More Related