1 / 25

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana. Profª Micheline C. Câmara Fisioterapeuta Email: mitchelba@yahoo.com.br. Anatomia e Fisiologia Humana. Definições : ANATOMIA: cortar em partes . FISIOLOGIA: estudo das funções . Anatomia e Fisiologia Humana. Alguns conceitos : NORMAL

ada
Télécharger la présentation

Anatomia e Fisiologia Humana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Anatomia e Fisiologia Humana Profª Micheline C. Câmara Fisioterapeuta Email: mitchelba@yahoo.com.br

  2. Anatomia e Fisiologia Humana • Definições: • ANATOMIA: cortarempartes. • FISIOLOGIA: estudo das funções.

  3. Anatomia e Fisiologia Humana • Algunsconceitos: • NORMAL • VARIAÇÃO ANATÔMICA • ANOMALIA

  4. Anatomia e Fisiologia Humana • Níveis de Organização do Corpo:

  5. Anatomia e Fisiologia Humana • Divisões do Corpo: • Cabeça, Pescoço, Troncoe Membros • TRONCO: torax, abdome, pelve,períneo e dorso. • Cavidades: • Craneana, Torácica, Abdominal e Pélvica

  6. Anatomia e Fisiologia Humana • Posiçãoanatômica + Termos de posição

  7. Anatomia e Fisiologia Humana • Planos e termos de posição

  8. Anatomia e Fisiologia Humana TecidoEpitelial Compõe-se quase exclusivamente de células e tem a função de cobrir superfície e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo (epiderme). É avascular, com poucasubstânciaintesticiale muitacoesão. Principaistipossão: Revestimento e Proteção– pele,pelos, mucosas e serosas SecreçãoouGlândular– além de revestir, forma glândulas, que produzem e eliminam substâncias necessárias nas superfícies dos tecidos.

  9. Anatomia e Fisiologia Humana TecidoEpitelial – Pele

  10. Anatomia e Fisiologia Humana SistemaTegumentar Epiderme A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos. Camadas: Córnea Granular Epinhosa Basal (epitéliogerminativo)

  11. Anatomia e Fisiologia Humana SistemaTegumentar Derme A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras elásticas (elasticidade) e colágenas (resistência) e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. Tecido subcutâneo A derme está situada sobre a tela subcutânea. Esta última camada não é considerada como pertencente à pele e por isso é chamada de tela ou tecido subcutâneo ou hipoderme. O tecido subcutâneo é composto principalmente por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Duas funções principais: auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes. Poucas áreas do corpo não possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso, como a pele das articulações e dos dedos.

  12. Anatomia e Fisiologia Humana SistemaTegumentar Unhas e Pêlos(Anexos da Epiderme) Unhas e pelos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pelo. Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação. Outros exemplo de anexos da epidermesãoosdentese chifres. 1- Pelo 2- Superfície da pele 3- Sebo 4- Folículo piloso 5- Glândula sebácea

  13. Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Muscular • Os tecidos musculares relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. • As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamentos proteicos: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células. • Quando um músculo é estimulado a se contrair, os filamentos de actina deslizam entre os filamentos de miosina. A célula diminui em tamanho, caracterizando a contração. • Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco

  14. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular

  15. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular

  16. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.

  17. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.

  18. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.

  19. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético 2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

  20. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético 2-2 - Juntas e articulações Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos. 2-3 - Ligamentos Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.

  21. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Classificação dos Ossos: A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso.  Exemplos: fêmur, úmero. B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos.  C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.

  22. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Revestindo a diáfise, existe uma delicada membrana - o periósteo - responsável pelo crescimento em espessura do osso e também pela consolidação dos ossos após fraturas (calo ósseo). As superfícies articulares são revestidas por cartilagem. Entre as epífises e a diáfise encontra-se um disco ou placa de cartilagem nos ossos em crescimento, tal disco é chamado de disco metafisário (ou epifisário) e é responsável pelo crescimento longitudinal do osso. O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que, em parte é amarela, funcionando como depósito de lipídeos (gorduras), e, no restante, é vermelha e gelatinosa, constituindo o local de formação das células do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoiético é popularmente conhecido por "tutano". As maiores quantidades de tecido hematopoético estão nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula óssea vermelha é encontrada principalmente nas epífises.

  23. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

  24. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

  25. Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

More Related