1 / 22

Aprendendo Geometria com Sketchpad

Aprendendo Geometria com Sketchpad. Eliza A. Mukai Abril/2000. Abrir. aprendendo geometia com Sketchpad. Introdução Objetivos Metodologia Período do projeto Horário Rosácea Conclusão Bibliografia. Introdução.

alena
Télécharger la présentation

Aprendendo Geometria com Sketchpad

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aprendendo Geometria com Sketchpad • Eliza A. Mukai • Abril/2000 Abrir

  2. aprendendo geometia com Sketchpad • Introdução • Objetivos • Metodologia • Período do projeto • Horário • Rosácea • Conclusão • Bibliografia

  3. Introdução O software Sketchpad, desenvolvido nos E.U.A em 1995 por um grupo de professores de ensino de matemática, é um programa desenvolvido para trabalhar com a Geometria, das quais dispõe de vários projetos desenvolvidos em sala de aula para alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio daquele país. O programa dispõe de vários recursos visuais das quais o aluno pode aproveitar a ferramenta não só para aprender os conceitos geométricos, mas para desenvolver sua criatividade e aplicá-los em trabalhos gráficos, animados e artísticos, bem como desenvolver conceitos de física.

  4. Objetivos • Estudar um modo de introduzir o computador como ferramenta útil no aprendizado de geometria para alunos da rede pública, mais especificamente, na escola EE Dom José de Camargo Barros ( Indaiatuba). • Refletir sobre como a tecnologia pode ser utilizada no desenvolvimento de conceitos geométricos. • Proporcionar ao aluno da rede pública estadual um maior contato com as tecnologias existentes na escola, possibilitando acesso a informações.

  5. metodologia • O trabalho será desenvolvido inicialmente com uma turma. Seria conveniente que mais professores de matemática fizessem parte do projeto, pois desta forma estes professores poderiam mais tarde, aplicá-lo em outras turmas, expandindo assim de forma planejada o projeto para a escola toda.

  6. Como a escola dispõe de dez computadores, e para proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de idéias e facilitar a manipulação dos mesmos, dispor dois alunos para cada computador, totalizando assim, uma turma de vinte alunos.

  7. A escolha desses vinte alunos se daria da seguinte forma: 1. Público alvo: alunos das 2ªs séries do ensino médio, período da manhã. 2. Divulgação do projeto em todas as classes das 2ªs séries do período da manhã entre os dias 02~05 de maio. 3. Inscrição dos alunos interessados em participar do projeto, na escola: estes alunos viriam à escola uma vez por semana ( sexta-feira ), duas horas cada ( 14:00h ~ 16:00h ), no período da tarde. Período de inscrição: 02~05 de maio, com a professora ou com a coordenadora. 4. Se o número de inscritos for maior que o número de vagas, haveria um sorteio para a escolha dos participantes do projeto.

  8. Confirmada a relação dos alunos participantes, haveria uma reunião com estes alunos para maiores esclarecimentos do objetivo do projeto. Discussão com os alunos e a direção da escola, normas de uso dos computadores, cuidados necessários, entrada e saída destes alunos na escola e xerox das apostilas a serem utilizadas nas atividades. Marcar esta reunião para um dos dias da semana entre 02~05 de maio.

  9. período do projeto 12/05/2000~16/06/00 Total de 12 aulas ( 6 dias ).

  10. horário 1. Início: 14:00 h 2. 14:00h~14:15h ( 15 min.): ligar os computadores, acessar o programa, rever o que foi feito na aula anterior, divulgação dos trabalhos desenvolvi- dos por cada grupo na aula anterior. 3. 14:15h~14:50h ( 35 min.): desenvolvimento de atividades programadas para o dia, através de material apostilado, elaborada pela professora. 4. Intervalo : 14:50h~15:00h ( 10 min.)

  11. horário 5. 15:00h~15:15h ( 15 min.): explicação teórica do conteúdo abordado e desenvolvido nas ativi- dades, discussão e avaliação das atividades com o grupo todo. 6. 15:15h~15:50h ( 35 min): os alunos, em grupos, desenvolverão um trabalho de aplicação, uti- lizando os conceitos adquiridos nas atividades programadas. 7. 15:50h~16:00h ( 10 min.): conclusão do trabalho efetuado em grupo, divulgação resumida do trabalho elaborado por cada grupo, desligando os computadores e fechando a sala.

  12. Na sala de aula serão observados: 1. Como o aluno irá encarar e enfrentar um programa de geometria em inglês. 2. Até onde será necessário a interferência do professor no tocante a linguagem matemática tais como: ponto de intersecção, arco, ângulo central, rotação, translação, dilatação, segmento de reta, centro de circunferência, etc.. 3. Para o aluno que não foi trabalhado os conceitos geométricos ( ponto, reta, segmento de reta, semi-reta, circunferência, polígonos, etc.) no ensino fundamental, como se processará a noção desses conceitos ao manipular o Sketchpad?

  13. 4. Observação sistemática no tocante à iniciativa, participação, interesse e perguntas levantadas por cada aluno. 5. Verificar se a utilização das ferramentas tem algum significado relacionado com a teoria dos conceitos geométricos. 6. Através de um modelo de atividade de aplicação, verificar até onde o aluno pode expandir esse conceito no momento da elaboração do trabalho em grupo. 7. Como se dará o trabalho de interação entre a dupla, da dupla com os demais da classe, da dupla com o professor, da dupla com os demais professores.

  14. Rosácea translação+ rotação+ dilatação

  15. Este trabalho visa explorar os seguintes conceitos geométricos: 1. divisão do circunferência em 6 partes iguais a) obtenção do arco de 60º através da medida do raio da circunferência; b) intersecção de duas circunferências de mesmo raio e passando pelo centro: dois pontos; c) traçado da rosácea através dos pontos de intersecção (obtido em b) e dos arcos de intersecção ( obtido em a e b). arco de 60º ponto inicial origem da circunf. ponto de intersecção A ponto de intersecção B

  16. 2. movimentos de rotação a) conceito de sentido horário e sentido anti-horário; b) construção de um ângulo qualquer para definir o arco de rotação; c) construção de um ponto qualquer para definir o centro de rotação; sentido horário ângulo BCD B centro de rotação C D sentido anti-horário ângulo DCB B centro de rotação C D

  17. 3. movimento de translação a) conceito de vetor de translação ( distância, direção, e sentido); b) movimento de translação de um polígono ou figura construída ( no caso, a rosácea ) rosácea original rosácea transladada

  18. 4. dilatação e animação a) verificar o movimento de dilatação e encolhimento de uma figura segundo um intervalo de medida; b) animar as figuras utilizando os movimentos de rotação, translação e dilatação. rotação azul antihor centroA Fin rotação bege horária centro A azul+bege centro A translação de A sobre In Fin trans+rot+dilatação In O que ele faz? apagar a explicação S N O R rotação azul antihor centroA Fin rotação bege horária centro A azul+bege translação de A sobre In Fin centro A trans+rot+dilatação In O que ele faz? apagar a explicação S R O N

  19. visualizando a rosácea  abrir o programa

  20. conclusão Espera-se com este projeto, que os alunos adquiram conceitos de geometria, saibam aplicá-los em projetos e atividades que explorem recursos gráficos, desenvolvendo habilidades não só cognitivas, mas artística e explorem ao máximo os recursos oferecidos pelo computador. Espera-se também, que este projeto seja um primeiro passo para desenvolver outras atividades com o uso de computadores e de forma planejada, expandir e difundir esta utilização para a escola toda, tornando possível o acesso aos computadores a todos os alunos desta escola, preparando-os desta forma, para enfrentar o mercado onde esses equipamentos estão ou estarão presentes.

  21. Bibliografia MISKULIN, R. G. S. ( 1999) Reflexões sobre As Tendências Atuais da Educação Matemática e da Informática ( Cap. 3 - Tese de Doutorado). PAPERT, S. ( 1994) Inovadores e Conservadores ( Cap.1). In: A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática (1994) Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas. PAPERT, S. ( 1994) Professores ( Cap. 4). In: A máquina das Crianças : Repensando a Escola na Era da Informática (1994) Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas. VALENTE, J. A. ( Org.) ( 1993) Por Quê o Computador na Educação? In: Computadores e Conhecimento Repensando a Educação. - Cap. 2 - Campinas, SP, Gráfica Central da UNICAMP.

More Related