1 / 8

Hedonismo Tradicional

Hedonismo Tradicional.

alessa
Télécharger la présentation

Hedonismo Tradicional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Hedonismo Tradicional Valorização das experiências e estímulos externos reais que podiam conferir sensações prazerosas às pessoas. Uma série de atividades poderia dar prazeres, tais como alimentar-se, beber, ter relações sexuais, estabelecer relações sociais, cantar, dançar jogar etc. O hedonista tradicional buscava ficar cada vez mais tempo nessas atividades comendo, bebendo, dançando e fazendo sexo.

  2. Hedonismo moderno • A chave para o desenvolvimento do hedonismo moderno está no deslocamento da preocupação primordial das sensações para as emoções. • A emoção une imagens mentais a estímulos físicos e com isso, confere ao sujeito um controle autônomo sobre a obtenção de prazeres.

  3. Hedonismo Moderno • O hedonismo moderno apresenta todos os indivíduos com a possibilidade de exercer controle sobre os estímulos que experimentam e sobre o prazer que obtêm. Essa autonomia emocional se dá através do controle do significado que se confere a tudo. • O controle emocional implica repressão dos sentimentos, como também, e principalmente, o cultivo deliberado de uma emoção na ausência de qualquer estímulo ambiental.

  4. Hedonismo Moderno • O hedonista moderno possui o poder muito especial de evocar estímulos na ausência de quaisquer sensações exteriormente geradas. Esse controle se dá através do poder da imaginação e proporciona à ampliação das experiências agradáveis possibilidades infinitamente maiores do que era disponível, sob o hedonismo realista e tradicional.

  5. Colin Campbell • O autor considera o hedonista moderno um artista do sonho, com sua aptidão de inventar uma ilusão que se reconhece falsa, mas que se sente verdadeira. • “O indivíduo é tanto o autor como a platéia no seu próprio drama” (Campbell, 2001, p.115).

  6. Colin Campbell • Campbell comenta que a frustração com a vida e a busca da realização dos prazeres pela ilusão geram anseio contínuo nas pessoas, desencadeando um consumo de relacionamentos, assim como de bens e serviços que se renovam a partir de sucessivas decepções.

  7. Colin Campbell • “O ciclo de desejo-aquisição-desilusão-desejo renovado é um aspecto geral do hedonismo moderno e se aplica tanto às relações interpessoais românticas quanto ao consumo de produtos culturais como roupas e discos” (Campbell, 2001, p.132-133).

  8. Romantismo • É um modo de sentir, um estado mental em que a sensibilidade e a imaginação predominam sobre a razão, e tende para o novo, para o individualismo, a revolta, a fuga, a melancolia e a fantasia. Outras características típicas desse modo de sentir seriam: a insatisfação com o mundo contemporâneo, uma inquieta ansiedade em face da vida, uma preferência pelo estranho e curioso, uma inclinação para o sonho e o devaneio, um pendor para o misticismo, e uma celebração do irracional.

More Related