1 / 19

“Duas cabeças pensam mais do que uma”

“Duas cabeças pensam mais do que uma”. GRUPO: “duas ou mais pessoas , interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos.” (1) (1) ROBBINS, 2004:89. “Duas cabeças pensam mais do que uma”.

altessa
Télécharger la présentation

“Duas cabeças pensam mais do que uma”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Duas cabeças pensam maisdo que uma” GRUPO: “duas ou mais pessoas, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos.” (1) (1) ROBBINS, 2004:89

  2. “Duas cabeças pensam maisdo que uma” Grupos formais: são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas; Grupos informais: são alianças que não são estruturadas nem formalmente nem determinadas pela organização; surgem em resposta às necessidades de contato social. (1) ROBBINS, 2004:89

  3. Por que as pessoas se reúnemem grupos? •Segurança •Status • Auto-estima •Associação •Poder •Realização de Metas

  4. Por que as pessoas se reúnemem grupos? Segurança: As pessoas podem diminuir a insegurança decorrente da sensação de que 'estão sós’; sentem-se mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.

  5. Por que as pessoas se reúnemem grupos? Status: A inclusão em um grupo considerado importante proporciona reconhecimento e status para seus membros pelos outros.

  6. Por que as pessoas se reúnemem grupos? Auto-estima: Os grupos podem conferir a sensação de valor próprio. Ou seja, além de demonstrar status para as pessoas que não pertencem ao grupo, a filiação faz com que seus membros se valorizem perante os demais.

  7. Por que as pessoas se reúnemem grupos? Associação: Satisfação de necessidades sociais. As pessoas apreciam a interação constante pelo fato de pertencerem a um grupo; essas interações no trabalho são a principal fonte de atendimento das necessidades de associação.

  8. Por que as pessoas se reúnemem grupos? Poder: Aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal.

  9. Por que as pessoas se reúnemem grupos? Realização de metas: Há tarefas que demandam mais de uma pessoa; elas requerem a combinação de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para a realização de uma meta.

  10. Qual grupo Grupos menoressão mais rápidos no cumprimento das tarefas; Grupos maioressão mais eficazes na resolução de um problema; Grupos heterogêneosapresentam maior desempenho que os homogêneos pois a diversidade promove o conflito, estimula a criatividade e a melhoria do processo de decisão.

  11. E na hora de tomar decisões Decisão Individual ·Rapidez- não são necessárias reuniões ou discutir alternativas; ·Responsabilidade final- sabe-se quem tomou a decisão e quem se responderá pelos resultados; ·Consistência de valores– as pessoas são mais coerentes que os grupos.

  12. E na hora de tomar decisões Em grupo ·Gera informações e conhecimentos mais completos; ·Maior diversidade de pontos de vista; ·Decisões de qualidade mais elevada - o desempenho de grupo quase sempre supera o do mais competente indivíduo; ·Aumenta a aceitação de uma decisão.

  13. E o que é melhor?Tomar decisões individualmenteou em grupo?DEPENDE Decisões em gruposão mais eficazes pois geram mais alternativas, criatividade e qualidade elevada. Decisões individuaissão mais eficientes, gastam menos tempo e recursos.

  14. Grupos ou Equipes?Qual a diferença? “Grupoé um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma EQUIPE.” “Equipeé um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.” (2) (2) http://www.guiarh.com.br/y74.htm

  15. Por que o trabalho em equipe temsido adotado pelas empresas? •São capazes de melhorar o desempenho quando a tarefa requer habilidade, julgamento e experiências múltiplos; •Facilitam a participação do trabalhador nas decisões operacionais; •Democratizam as organizações e aumentam a motivação dos funcionários.

  16. Grupos ou Equipes? •No grupo, a realização do trabalho depende essencialmente do indivíduo responsável por ele. Cada qual desempenha seu papel em função do resultado final. Apesar do resultado ser comum a todos, a avaliação do desempenho é individual.

  17. Grupos ou Equipes? Uma parcela do todo, mas a responsabilidade pelos resultados e pelo atingimento das metas é de todos os componentes. Quando um falta, encontra dificuldades, outro assume o seu lugar. Há uma interdependência entre os membros da equipe. (3) Equipes são inovadoras e competitivas. Na equipe, também há a distribuição de tarefas e cada indivíduo deve ter responsabilidades diante de uma parcela do todo, mas a responsabilidade pelos resultados e pelo atingimento das metas é de todos os componentes. Quando um falta, encontra dificuldades, outro assume o seu lugar. Há uma interdependência entre os membros da equipe. (3) (3) REIS, 2005: 66-68.

  18. Equipes O nível de comprometimento com a tarefa e com os objetivos tende a ser maior nas equipes, dada a maior oportunidade oferecida aos elementos da equipe de participarem da definição das tarefas e responsabilidades que deverão assumir, o que eleva a realização pessoal no trabalho. A equipe apresenta características que exigem esforço e persistência para serem conquistadas e desenvolvidas.

  19. Referências Bibliográficas ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Pearson: São Paulo, 2004. REIS, Ana Maria Viegas; TONET, Helena Corrêa; BERCKER, Luiz Carlos, Jr.; COSTA, Maria Eugênia Belczar. Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2005. http://www.guiarh.com.br/y74.htm

More Related