html5-img
1 / 12

SACRAMENTOS

SACRAMENTOS. Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida. SACRAMENTO É:. Os sacramentos da Igreja são o fruto do sacrifício redentor de Jesus na cruz, que é atualizado na Celebração da Eucaristia, o Sacramento por excelência.

ama
Télécharger la présentation

SACRAMENTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SACRAMENTOS Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida

  2. SACRAMENTO É: Os sacramentos da Igreja são o fruto do sacrifício redentor de Jesus na cruz, que é atualizado na Celebração da Eucaristia, o Sacramento por excelência. Desde as definições do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja definiu como sete o número dos sacramentos.

  3. DIVISÃO DOS SACRAMENTOS • INICIAÇÃO CRISTÃ: Batismo, Confirmação e Eucaristia; • CURA: Penitência (Reconciliação) e Unção dos Enfermos; • SERVIÇO: Ordem e Matrimônio.

  4. O Batismo é a porta de entrada na vida da comunidade cristã. É o primeiro dos sacramentos a ser recebido por todos. Nele somos mergulhados no Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Nos tornamos filhos no Filho e herdeiros da glória divina; Além de ser um sinal da Aliança de Deus com seu Povo, é também compromisso religioso para a transformação da realidade.

  5. A Confirmação é sinal da maturidade da fé do batizado. A fé assumida pelos pais e padrinhos do dia do batismo é selada pela unção do Espírito com o Santo Crisma pelo confirmado como adesão ao Evangelho, fruto do encontro pessoal com Jesus Cristo e do envio do Espírito Santo para a missão do Sacerdócio comum dos fiéis nos múnus de sacerdote, profeta e rei.

  6. A Santíssima Eucaristia é o grande tesouro na vida da Igreja. Ela é o mistério pelo qual o Cristo perpetuou sua presença no nosso meio através de seu Mistério Pascal. • Jóia inestimável, ocupa o centro e a fonte dos demais sacramentos da Igreja por expressar o desejo de em Cristo reunir as coisas da terra às do céu (cf. Ef 1, 18). EUCARISTIA: PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS

  7. Os sacramentos de cura (Penitência e Unção) são os sinais sensíveis da bondade e da misericórdia de Deus expressas plenamente na vida e ministério de Jesus Cristo. São a fonte do conforto e da felicidade humana nos momentos de fraqueza do pecado pessoal, social e estrutural e, ao mesmo tempo, de solidariedade e compadecimento aos doentes. (Ex: Lc 15, 11-32; Tg 5, 12-18).

  8. Sendo um dos sacramentos de serviço, a Ordem é dividida em três graus distintos: diaconado, presbiterado e episcopado. É a configuração a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, verdadeiro bom pastor que, casto, pobre e obediente deu sua vida para que todos tivessem vida É uma das vocações específicas que fazem com que o serviço da Igreja possa ser perpetuado no perdão dos pecados, na fração do pão (Eucaristia), na transmissão e unidade da fé (unidade, catolidade e apostolicidade) e na opção pelos pobres.

  9. Como Sacramento de serviço, o MATRIMÔNIO é o sinal da continuidade da obra criadora de Deus, onde por vocação específica e união natural homem e mulher tornam-se uma só carne. A beleza singular do matrimônio é a possibilidade do amor esponsal como Cristo e a Igreja (Ef 6), a perenidade da raça humana e a colaboração para a construção do Reino por meio da Família, célula-mãe da Igreja e da sociedade.

  10. Os sacramentos são para a vida do homem e para a vida da Igreja. Eles não devem ser compreendidos fora da comunhão, do serviço ao povo e da consagração ao Senhor. Em Jesus Cristo temos a certeza que tendo esperança no seu amor não nos decepcionaremos (cf. Rm 5,5). A vida sacramental da Igreja é sinal desta presença de Deus na história da humanidade.

More Related