1 / 56

Ondas de Leste, Ciclones Tropicais / Furacões

Ondas de Leste, Ciclones Tropicais / Furacões. Lecture 14. Tempestades Tropicais / Furacões. Geralmente se desenvolvem em regiões de temperatura da superfície do mar quente (T> 27C), baixo cisalhamento vertical do vento , e entre latitudes 5N-30N and 5S-30S.

Télécharger la présentation

Ondas de Leste, Ciclones Tropicais / Furacões

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ondas de Leste, Ciclones Tropicais / Furacões Lecture 14

  2. Tempestades Tropicais / Furacões • Geralmente se desenvolvememregiões de temperatura da superfície do mar quente (T> 27C), baixocisalhamento vertical do vento, e entre latitudes 5N-30N and 5S-30S. • Ossistemastropicais se fortalecemdevidoaoaquecimentodiabático (extração de calor do oceano e liberação de calorlatentedevido à condensação). • Perturbaçõestropicais, taiscomoondas de leste, aglomerados de nuvensconvectivas e sistemasfrontaisembaixas latitudes, podeminiciar o desenvolvimento do ciclone tropical.

  3. Ondas de Leste • Perturbação ondulatória migratória dos alisios de leste nos tropicos. É uma onda dentro da larga corrente de leste e se move de leste para oeste. • Apesar de ser melhor descrita em termos de suas características ondulatórias no campo de vento, também consiste de um cavado fraco de baixa pressão. • Ondas de leste não se estendem através do cavado equatorial. • A oeste do cavado geralmente há divergência, uma camada de umidade superficial, e excepcionalmente bom tempo. A camada húmida sobe rapidamente perto do eixo do cavado, e ao leste do cavado há convergência intensa, muita nebulosidade, e pancadas de chuva fortes. Este padrão assimétrico de tempo pode ser distorcido pelas influências orográficas e diurnas se a onda passa sobre as áreas do continente. • Ondas de leste ocasionalmente se transformam em ciclones tropicais

  4. P HN + − Vento Zonal (u) Ondas de Leste - Características Os ventos de lestediminuemem amplitude com o aumentodaaltura. Ondas de leste se movemparaoeste a umavelocidadequeestápertodamédia do vento entre a superfície (1000 hPa) e meiatroposfera (500 hPa). Assim, osventos de leste de baixosníveisescomamatravés do padrão de onda, e a advecção de vorticidade de baixonível é maior do que a mudança local de vorticidade {AQ ~ Q( V )}.

  5. HN Ondas de Leste - Características • Aplicando a equação da vorticidade AQ ~ Q(V ) numa onda de leste, temos Advecção de vorticidade anticiclônica (AVA), convergência Advecção de vorticidade ciclônica (AVC), divergência

  6. Eixo do Cavado P AVC/ Div AVA/ Conv Leste Oeste x Ondas de Leste - Características Ventos de leste diminuem em magnitude com o aumento da altura Ondas de Leste (se movem de leste para oeste): AVC diminui com a altura associado com movimento descendente AVA diminui com a altura associado com movimento ascendente

  7. Ondas de Leste • Observada durante o verão no HN sobre o Atlântico tropical e o Pacífico tropical • Pode ser detectada em análises de corrente em níveis baixos (850 hPa), e em secções tempo-longitude de variáveis atmosféricas, tais como o vento meridional, vorticidade, divergência e umidade.

  8. As linhas de fase da componente meridional do vento máxima (v) durante Julho e Agosto de 1999 são indicadas por linhas tracejadas na secção tempo-longitude. • Com o aumento do tempo (sentido para baixo) as ondas se deslocam para o oeste (~ 8 graus de longitude por dia). • O período das ondas (intervalo de tempo de pico a pico) é de 4-5 dias. Tempo Longitude Atlântico Tropical Africa costa

  9. Ondas de leste também são observadas sobre o Pacífico tropical. Longitude Pacific

  10. Ondas de leste no Atlântico Sul? • Estudos tem documentado distúrbios sobre o Atlântico Sul tropical • Alguns desses distúrbios causam chuvas fortes ao longo da costa do Nordeste do Brasil • Será que essas distúrbios têm características de ondas de leste? Os slides seguintes mostram seções tempo-longitude do vento meridional em 925-hPa em varias latitudes sobre o Atlântico.

  11. Várias perturbações podem ser vistas nas secções ao sul do equador. • No entanto, elas não parecem ocorrer regulamente como as ondas de leste no verão no NH, e • Elas não têm as mesmas características de propagação de leste para oeste. • Os distúrbios no Atlântico Sul parecem estar relacionados com as variações na intensidade do anticiclone subtropical do Atlântico Sul (veja próximo slide)

  12. Baixa (alta) pressãoem 30S corresponde a ventos de lestemaisfracos (fortes) em 10S. Estasvariaçõespodem ser devidas à passagem de sistemasfrontaisem latitudes médias do HS. Maisestudossãonecessáriosparadeterminar a natureza e as causasdessesdistúrbiosnas latitudes baixas do Atlântico Sul.

  13. Exemplo de um distúrbio no Atlântico Sul

  14. Cisalhamento Vertical do Vento • Baixocisalhamento vertical do ventonostrópicos, combinado com TSMs quentes (geralmentemaiorque 27 ° C), sãocondiçõesnecessáriaspara o desenvolvimento do ciclone tropical. • As regiões de monções fortes experimentammaioratividade de ciclonestropicaisdurante as estações de transição, quandofracocisalhamento vertical estápresente.

  15. Cisalhamento Vertical: Maio-Junho Regiões de desenvolvimento de furacão: Mar daArábia, Golfo de Bengala, sudoeste do Pacífico Norte (perto das Philippinas), OceanoÍndicoperto de 10S. Regiões de desenvolvimento de furacão: Oeste do Pacífico Norte e sudeste do Pacífico Norte (pertodaAmérica Central)

  16. Cisalhamento Vertical: Julho-Agosto Regiões de desenvolvimento de furacão: Noroeste do Pacífico (a leste das Filipinas), sudeste do Pacífico Norte, Golfo do México, sudoeste do Atlântico Norte. Regiões de desenvolvimento de furacão: Oeste e Sudeste do Pacífico Norte, Golfo do México, sudoeste do Atlântico Norte, Ilhas de Cabo Verde.

  17. Cisalhamento Vertical: Setembro-Outubro Regiões de desenvolvimento de furacão: Oeste e Sudeste do Pacífico Norte, e Atlântico Norte tropical. Regiões de desenvolvimento de furacão: Oeste e Sudeste do Pacífico Norte, Baía de Bengala, Mar da Arábia, oeste do mar do Caribe.

  18. Cisalhamento Vertical: Animação

  19. Furacão • Os ciclonestropicais / furacõesgeralmente se formam entre junho e novembro (Atlântico Norte) ou de maio a novembro (sudeste do Pacífico Norte). • Furacões no Pacific oeste do HN podem se formar a qualquerépoca do ano. • Ciclones no Mar da Arábia e a Baía de Bengalageralmente se formamemmaio e outubro/ novembro. • Ciclones no OceanoÍndicoSul se formamdurantenovembro a abril. • Ciclonestropicaisperto da Austrália se formamdurantenovembro a março.

  20. Número de tempestades tropicais, furacões e furacões mais fortes

  21. Junho

  22. Julho

  23. Agosto

  24. Setembro

  25. Outubro

  26. Novembro

  27. Ressaca • A ressaca é o aumento do nivel da àgua do mar ou lago grande causado pelos ventos fortes associados a um ciclone que se aproxima do continente e, secundariamente, pela baixa pressão da tempestade. Olho-parede Olho Baixa pressão no olho provoca um aumento do nível do mar P r

  28. Ressaca Ventos forçam a água do mar em direção à costa no quadrante frontal direito do ciclone. À medida que o furacão se aproxima da costa, o nível do mar sobe devido ao efeito combinado de ventos e baixa pressão. O aumento da água resulta em destruição de propriedade, às vezes até vários kilometros continente a dentro. costa B Inundação é a principal causa de perda de vidas e bens, associada com furacões.

  29. Hurricanes Eye-wall Eye

  30. Olga formed as a subtropical low, which gradually developed tropical characteristics

  31. Tufões

  32. Ciclones

More Related