1 / 48

O evangelho em pauta

O evangelho em pauta. O evangelho em pauta. O que é notícia ? Como produzir notícias ? Onde e como publicar notícias ?. O que é notícia ? . “Se um cão mordeu um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morder um cão, isso é notícia!” Charles Anderson Dana.

andra
Télécharger la présentation

O evangelho em pauta

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O evangelhoempauta

  2. O evangelhoempauta O que é notícia? Como produzirnotícias? Onde e comopublicarnotícias?

  3. O que é notícia? “Se um cão mordeu um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morder um cão, isso é notícia!” Charles Anderson Dana

  4. O que é notícia? Fato, evento, comportamento, projeto, decisão, nomeação, data especial Tudopodevirarpauta

  5. Características da boa notícia - resumo (1) Nova (2) Importante (3) Interessante

  6. Como produzirnotícias? Lead/lide – introdução, resumo, essência da matéria; Respondeseisperguntas: O que? Quem? Como? Onde? Quando? Porquê?

  7. Como produzirnotícias? O quê? - O que aconteceu? O que foi dito? Quais são os fatos? É a pergunta mais importante. Sem ela, não há notícia e nada aconteceu. Quem? - Quem fez isso? Quem veio? Quem disse isso? Quem está nessa situação? Aqui se pergunta pelo protagonista, o autor do fato noticioso.

  8. Como produzirnotícias? Como? - Como se desenvolveu o fato? Em que circunstâncias? Com que meios? O como engloba dados mais detalhados, fala do processo, põe as “cores” no fato, coloca “carne nos ossos”. Quando? - Em que dia? Em que hora? Antes ou depois de quê? Para o leitor ou ouvinte popular é mais fácil entender quando a notícia se relaciona com uma data conhecida.

  9. Como produzirnotícias? Onde? - Em que lugar? Aqui também é melhor buscar um “onde” que se relaciona com um lugar conhecido (especialmente quando for uma notícia para veiculação local). Exemplo: Nessa mesma região, na cidade vizinha, a três quadras da prefeitura... Por quê? – O que motivou? Quem ou o que está por trás disso? Quais são as implicações para minha comunidade?

  10. Como produzirnotícias? Pirâmideinvertida + importante - importante

  11. Como produzirnotícias? • Apuração – coletar informações • - nahora; • bloco, caneta e gravador; • atentarpara a grafia dos nomes; • anotartudo; • elegerpersonagens; • ser imparcial

  12. Como produzirnotícias? • Linguagem • Clara: “O homem estava embaixo da mesa e tinha a perna quebrada.” Quem tinha a perna quebrada? Que tal assim: “O homem que tinha a perna quebrada estava embaixo da • mesa.” Desde que a perna quebrada seja mesmo a do homem

  13. Como produzirnotícias? • Linguagem • Direta: Em lugar de “prédio alto” ou “muitas pessoas compareceram à reunião”, diga “o prédio de quinze andares”; “noventa pessoas compareceram à reunião”. • Use sujeito + verbo + predicado • Detalheaomáximo

  14. Como produzirnotícias? • Linguagem • Objetiva: imparcial, simples, atual; universal; correta; precisa; organizada

  15. Como produzirnotícias? • Linguagem • Evitar “igrejismos”: • Departamental – líder/diretor… • Espírito de Profecia – escritos/livros de Ellen G. White; • Ancião –líderreligioso/leigo local; • AssociaçãoPaulista Central l APaC– sedeadministrativa da IgrejaAdventistapara a região central do Estado de São Paulo;

  16. Ondepublicar? • Site da APaC – eventos e projetos da igreja de interesse regional • www.apac.org.br /fabiano.dresch@apac.org.br • AgênciaSul-Americana de Notícias (DSA) – notícias de interessenacional • www.portaladventista.org / asn@adventistas.org.br

  17. Portal APaC www.apac.org.br

  18. Site da Apso – eventos e projetos da igreja de interesse regional • www.apso.org.br /patricia.pieper@apso.org.br • AgênciaSul-Americana de Notícias (DSA) – notícias de interessenacional • www.portaladventista.org / asn@adventistas.org.br

  19. 30 dicasparaescreverbem 1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

  20. 30 dicasparaescreverbem 2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

  21. 30 dicasparaescreverbem 3. Anule aliterações altamente abusivas.

  22. 30 dicasparaescreverbem 4. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.

  23. 30 dicasparaescreverbem 5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

  24. 30 dicasparaescreverbem 6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

  25. 30 dicasparaescreverbem 7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

  26. 30 dicasparaescreverbem 8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??...então valeu!

  27. 30 dicasparaescreverbem 9. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto em uma m****

  28. 30 dicasparaescreverbem 10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

  29. 30 dicasparaescreverbem 11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

  30. 30 dicasparaescreverbem 12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".

  31. 30 dicasparaescreverbem 13. Frases incompletas podem causar

  32. 30 dicasparaescreverbem 14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

  33. 30 dicasparaescreverbem 15. Seja mais ou menos específico.

  34. 30 dicasparaescreverbem 16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

  35. 30 dicasparaescreverbem 17. A voz passiva deve ser evitada.

  36. 30 dicasparaescreverbem 18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

  37. 30 dicasparaescreverbem 19. Quem precisa de perguntas retóricas?

  38. 30 dicasparaescreverbem 20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

  39. 30 dicasparaescreverbem 21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

  40. 30 dicasparaescreverbem 22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

  41. 30 dicasparaescreverbem 23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

  42. 30 dicasparaescreverbem 24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

  43. 30 dicasparaescreverbem 25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

  44. 30 dicasparaescreverbem 26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúaportuguêza.

  45. 30 dicasparaescreverbem 27. Seja incisivo e coerente, ou não.

  46. 30 dicasparaescreverbem 28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

  47. 30 dicasparaescreverbem 29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras! ..nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho?

  48. 30 dicasparaescreverbem 30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar. Fonte: Professor João Pedro da UNICAMP.

More Related