1 / 10

O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são.

O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são. Grupo 2 : Alcides nº2, Aline nº4, Danilo nº17, Eider nº20 e Vinícius nº39. Por causa do desenvolvimento o homem vem alterando o equilíbrio da natureza.

Télécharger la présentation

O progresso científico é indiscutível, mas os dramas gerados por ele também o são.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O progresso científico é indiscutível, mas osdramas gerados por ele também o são. Grupo 2 : Alcides nº2, Aline nº4, Danilo nº17, Eider nº20 e Vinícius nº39

  2. Por causa do desenvolvimento o homem vem alterando o equilíbrio da natureza. • Fazendo a manipulação genética dos organismos vivos, e também por meio de atividades antrópicaimpactantes. • O progresso científico-tecnológico aliado à ausência de uma postura ética em relação ao uso dos recursos biológicos, desencadeará uma catástrofe sem precedente na história da humanidade. Provavelmente o homem jamais acreditou que tudo isso pudesse ameaçar a qualidade e a sobrevivência da vida de si mesmo.

  3. Assim surge a bioética: que se preocupa em estudar os dilemas éticos associados à pesquisa biológica. • Deste modo estabelece uma ligação entre os valores éticos e os fatos biológicos. • A Bioética é a ciência que trata das matérias relativas à saúde e a vida humana. Também trata dos avanços da biotecnologia e aos efeitos destes sobre a humanidade.

  4. Apesar da bioética estar enraizada na área médica, sua ação não se foca apenas as questões éticas decorrentes dessa área. • Também é abrangido as pesquisas científicas relacionadas com a vida humana, como as técnicas de reprodução humana assistida e de alteração do sexo, a engenharia genética, os transplantes de órgãos, a morte encefálica, a eutanásia, o prolongamento artificial da vida, além dos direitos dos pacientes terminais.

  5. A partir dessa perspectiva, emerge uma controvérsia: qual é o comportamento a ser adotado pelos profissionais das diversas áreas do conhecimento, ao enfrentarem os desafios decorrentes dos avanços da engenharia genética e da biotecnologia? • É de conhecimento de todos que a ética muda conforme a história da sociedade. Como a ciência caminha muito mais veloz do que a reflexão ética por parte da sociedade, o dever é de sempre procurar sensibilizar a população e o poder público no sentido de agirem com conhecimento e prudência no trato das questões decorrentes de nossas possibilidades tecnológicas com implicações moral e ética.

  6. Os avanços da biotecnologia tem trazido muitas conquistas à humanidade, e também, muitos riscos. • Nesse sentido, entende-se que a aplicabilidade desta tecnologia na investigação científica precisa ser revista e repensada. • Nem tudo que é científico, é ético. • Precisa-se compreender o valor da bioética, para discernir até que ponto a ciência age em prol da humanidade.

  7. Mesmo com o avanço da ciência, a humanidade ainda não encontrou respostas para diversas questões do ponto de vista ético. • Tais questões demandam a discussão e a elaboração de leis sobre a bioética a fim de legitimar a sua prática ou mesmo coibir experiências condenáveis do ponto de vista dos valores da moral e da ética. Diante da inigualável rapidez das pesquisas biológicas, corre-se o risco destas leis serem promulgadas sem eficácia.

  8. A bioética é apresentada de duas formas: como reflexão e ação. • Reflexão porque tem o diferencial de realmente parar para refletir sobre as conseqüências psicossociais, econômicas, políticas e éticas advindas dos avanços da ciência. • Ação, porque, após a reflexão, é capaz de posicionar-se de forma a assegurar o sucesso desse tipo de relação, impondo limites e ditando regras que estabeleçam um novo contrato social entre povo, médicos, governos etc.

  9. No Brasil, problemas como a exclusão social, o racismo, a fome e o abandono, carecem de um novo olhar sob a ótica da bioética. E por sua causa surge um diálogo interdisciplinar, onde profissionais de diversas áreas que já começam a sentar à mesa para discutir as formas de contribuição para a construção de mundo mais justo. • A aplicação da bioética vem contribuindo na sensibilização e no compromisso pelo resgate da dignidade humana. Por isso, espera-se que a comunidade científica se aproprie dos conhecimentos da bioética, de modo a propiciar uma perspectiva de melhores horizontes para a humanidade.

  10. Referencias Bibliográficas • Texto: http://www.fapepi.pi.gov.br/ ELIANA MORAIS DE ABREU • Slide 1: http://bemsimples.uol.com.br/download/attachments/7962748/tecnologia-converta-arquivos-video-ipod-460x345-br.jpg • Slide 2: http://turmae6.my1blog.com/category/alimentos-transegicos/ • Slide 3: http://www.mentalhealth.com.br/bioetica/eticamedica_arquivos/indice_bioetica.jpg • Slide 4: http://reproducaoassistida.no.sapo.pt/images/foto1.jpg • Slide 5: http://jornal.crmmg.org.br/v2/2007/07/img/conselheiro.jpg • Slide 6: http://www.alzheimermed.com.br/imagens/conceitos%5Cgen1.jpg • Slide 7: http://www.liviaalessandrini.com/media/immagini/LA%20-%20Labirinti/LA%20-%20Labirinti-Labirinto-cm80x60-acryl%20sur%20toile-Villeneuve%202002.jpg • Slide 8: http://bp0.blogger.com/_k1ottzxWdw0/SEvio8O0R5I/AAAAAAAABJc/SNpurUBXjNU/s1600-h/atitude.jpg • Slide 9: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/images/divida.jpg

More Related