1 / 43

CATEQUESE HOJE, novas ideias para evangelizar no Terceiro Milênio

CATEQUESE HOJE, novas ideias para evangelizar no Terceiro Milênio. Grande esforço da Igreja no Brasil para integrar a catequese no conjunto da renovação pastoral desencadeada pelo Concílio Vaticano II, pelos Sínodos, pelos papas e pela Igreja na América Latina,

beck
Télécharger la présentation

CATEQUESE HOJE, novas ideias para evangelizar no Terceiro Milênio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CATEQUESE HOJE, novas ideias para evangelizar no Terceiro Milênio

  2. Grande esforço da Igreja no Brasil para integrar a catequese no conjunto da renovação pastoral desencadeada pelo Concílio Vaticano II, pelos Sínodos, pelos papas e pela Igreja na América Latina, na fidelidade à Palavra e à situação brasileira. REFERÊNCIA FUNDAMENTAL

  3. GRANDE LUZES

  4. MÚSICA -DVD

  5. HOJE AS MUDANÇAS NOS AFLIGEM, MAS NÃO NOS CONFUNDEM

  6. MUDANÇAS - profundas - vertiginosas - globais Globalização Ciência AFETAM PROFUNDAMENTE A VIDA DOS POVOS TRAZENDO CONSEQUÊNCIAS PARA TODOS OS CAMPOS DA VIDA SOCIAL E PARA A RELIGIÃO (cf.35) Meios de comunicação URBANIZAÇÃO Afetam os próprios critérios de julgamento e compreensão da realidade, provocando a crise dos valores últimos. Tecnologia MUDANÇA DE ÉPOCA CULTURAL “PRIMEIRA GRANDE MUDANÇA CULTURAL DA ESPÉCIE HUMANA DESDE QUE FOI INVENTADA A ESCRITA, HÁ MAIS DE 5 MIL ANOS” .

  7. É preciso “aproveitar intensamente esta hora de graça [...]. O mesmo Espírito despertará em nós criatividade para encontrar formas diversas a fim de nos aproximarmos inclusive dos ambientes difíceis, desenvolvendo, no ministério, a capacidade de nos convertermos em pescadores de homens” (Missão Continental).

  8. Desafios-oportunidades RELATIVISMO = reconhecer que absolutizamos em nossas respostas, pois muitas coisas são realmente relativas. Só Deus e seus atributos são absolutos. A IGNORÂNCIA RELIGIOSA = perceber as “sedes de Deus”, escutar os anseios das pessoas. FIM DA CRISTANDADE = desaparecimento da cristandade sociológica e exigência de opção consciente; passagem de uma fé herdada para uma fé contagiada (há uma multidão de iniciados ontologicamente na fé, mas não existencialmente!.. Exige-se vida mais transparente, crível, conversão pessoal e pastoral. PRESCINDE-SE DO CRISTIANISMO = o importante é estar a favor da vida e lutar contra tudo que se opõe a ela.

  9. SITUAÇÃO RELIGIOSA • Individualismo e subjetivismo religioso. • Escolha religiosa é de acordo com o que agrada. • Adesão parcial e religião invisível, com fraco sentido de • pertença à instituição. • Religião pessoal construída com partes de várias • doutrinas e práticas = mosaico religioso; esoterismo. • Religião utilitarista ligada à teologia da prosperidade. • Religião reduzida a um espetáculo e entretenimento. • Crítica da presença da Igreja na vida pública, reduzindo • a prática religiosa à esfera privada. • Ausência dos senso do pecado

  10. O NÚCLEO A PARTIR DO QUAL E META PARA A QUAL SE ORIENTA NOSSA FÉ É QUE DEVE SER ANUNCIADO OPORTUNA E INOPORTUNAMENTE JESUS CRISTO MORTO E RESSUSCITADO,

  11. Formar cristãos firmes e conscientes, nos novos tempos em que a opção religiosa é uma escolha e não uma imersão cultural, é um dever que temos como servidores do Evangelho.

  12. PRECISAMOS NOS RESSITUAR COMO IGREJA CULTURA DE CRISTANDADE CULTURA DE FERMENTO HÁ UMA INADIÁVEL TAREFA! FAZER DE TODOS OS MEMBROS DA IGREJA DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS, A PARTIR DO ENCONTRO PESSOAL COM CRISTO, PARA ANUNCIAR O EVANGELHO DA VIDA. EVANGELIZAR E FORMAR OS CRISTÃOS BATIZADOS TORNANDO-OS DISCÍPULOS LEIGOS QUE LEVEM O FERMENTO DO ENVANGELHO À SOCIEDADE E INCLUAM OS VALORES CRISTÃOS NA NOVA CULTURA PÓS-MODERNA!

  13. Aparecida convida a: • “Não supor a fé” (cf. n. 549); • “Recomeçar a partir de Jesus Cristo” (n. 12.41); • Abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé”(n. 365); • Buscar uma “conversão pastoral e renovação missionária...”(n. 370).

  14. Aparecida propõe: “Que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois, virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé…”(n. 294)

  15. ATENÇÃO! UM PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ é indispensável ao tipo de missão que os sinais dos tempos estão pedindo à Igreja! O processo de iniciação à vida cristãé muito mais exigente e comprometedor do que a tradicional “preparação para os sacramentos”. Trata-se de alterar a própria estrutura da tradicional “preparação para os sacramentos” e propor um novo paradigma evangelizador - catequético. Não só renovar algumas metodologias, novos subsídios e melhorar a formação de catequistas...

  16. INICIAÇÃO Palavra que vem do latim: in - ire = ir bem para dentro in-iter = en-caminhamento intro-ducere = conduzir para dentro, introdução “Processo ou série de processos de natureza ritual, que realizam e marcam a promoção de indivíduos a novas posições sociais (passagem às diferentes fases do ciclo da vida e, em particular, sua incorporação à comunidade de adultos) ou o acesso a determinadas funções religiosas ou políticas” (Dicionário Aurélio).

  17. É tempo de aproximação e imersão em novo jeito de ser; sinaliza uma mudança de vida, de comportamento, com a inserção novo grupo. Envolve o todo da pessoa, que por um itinerário de aprendizagem, assimila convicções, doutrina e prática, crenças e valores, costumes e comportamentos novos e passa por uma renovação profunda do ser. SOMENTE AOS INICIADOS É APRESENTADO O MISTÉRIO PRÓPRIO DO GRUPO.

  18. INICIAÇÃO MISTÉRIO Iniciação é sempre iniciação ao mistério; é mergulho pessoal no mistério. Mistério = segredo que se manifesta somente aos iniciados. • Não se tem acesso ao mistério pelo ensino teórico por certas habilidades. • Tem-se acesso aos mistérios pela iniciação a essas realidades maravilhosas por meio de experiências marcantes. • São os ritos iniciáticos tão desenvolvidos na antiguidade e em sociedades modernas secretas ou esotéricas, em geral, ministrados a um círculo restrito e fechado de pessoas.

  19. MISTÉRIO • É o desígnio • divino de salvação, • (o segredo do Projeto de Deus para nós e o mundo, revelado plenamente em Jesus), • que para Paulo se concentrana pessoa de Jesus, sua vida, morte e ressurreição.

  20. INICIAÇÃO CRISTÃ PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL A PESSOA VAI: • EXPERIMENTANDO O MISTÉRIO DA FÉ EM JESUS CRISTO, • SENDO ENVOLVIDA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, • PERCEBENDO UM CHAMADO QUE ENCHE DE NOVO SENTIDO A SUA VIDA. È UMA PASSAGEM PARA UM NOVO MODO DE VIVER, MUITO MAIS DO QUE APENAS UMA INSTRUÇÃO SOBRE AS VERDADES DA FÉ.

  21. Descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino, assumir os compromissos de seu caminho, viver a ascese requerida pela moral cristã... são realidades muito exigentes; sem um verdadeiro processo de iniciação não se alcança seu verdadeiro sentido. A verdadeira conversão ou metanoia (mudança de mentalidade) supõe uma certa maturidade humana e toca as mais profundas tendências humanas.

  22. FONTE INSPIRADORA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ O CATECUMENATO RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

  23. ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO CRISTÃ SEGUNDO O RICA 3o Tempo: Purific. e Ilumin. 2o Tempo: Catecumenato (ao longo do Ano Litúrgico) 4o Tempo: “Mistagogia” 1oTempo: Evangelização ou Pré-Catecumenato C E L E B R A Ç Ã O D E E N T R A D A 3a etapa 2a 3, 4, 5 Domin da Quar. B A T C ON F E U C A R etapa (...) C E L E B D A E L E I Ç Ã O E S C R U T Í N I O S 4a Fase 3a Fase 2a Fase 1a 1a Fase da Catequese etapa Criação: Pe. Domingos Ormonde Pe. Kleber R. Silva Celebrações da Palavra, Exorcismos, Bênçãos, Ritos de Transição

  24. CATEQUESE A SERVIÇO DA INCIAÇÃO À VIDA CRISTÃ CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL A catequese hoje quer recuperar o catecumenato como “modelo inspirador” de toda catequese, quer seja pré como pós-batismal, como processo que leva à verdadeira iniciação cristã e a uma forte experiência da fé cristã.

  25. Catequese de inspiração catecumenal CARACTERÍSTICAS

  26. PROCESSUAL e DIVERSIFICADA ITINERÁRIO PEDAGÓGICO DIVERSIFICADO SEGUNDO A SITUAÇÃO E IDADE DAS PESSOAS, QUE PERMITA APRENDER A VIVER CONFORME A FÉ CRISTÃ. .

  27. CENTRADA NO MISTÉRIO PASCAL • Visa à configuração com Cristo, através dos sacramentos pascais do batismo, da crisma e da eucaristia. • Fonte incessante da vida cristã, vivida como seguimento de Jesus celebrado a cada domingo na Eucaristia da comunidade.

  28. INTEGRADA NA PASTORAL DE CONJUNTO COM UM PROJETO OU DIRETRIZES PARA A CATEQUESE

  29. DECIDIDAMENTE MISSIONÁRIA EVANGELIZADORA

  30. IRRADIANTE - TESTEMUNHO PESSOAL E COMUNITÁRIO - Vinde e vede” (Jo 1,38-39)

  31. HUMANIZADORA ABERTA, DIALOGANTE, EMPÁTICA, ACOLHEDORA, PERSONALIZADA, DE CORAÇÃO A AÇÃO.

  32. FUNDAMENTALMENTE BÍBLICA Palavra que se faz oração, meditação, contemplação, celebração e ação. “Levar a Bíblia para a vida e trazer a vida para dentro da Bíblia”, numa interação fecunda e integral.

  33. QUERIGMÁTICA - CRISTOCÊNTRICA • ANUNCIA EXPLICITA, DIRETA, ALEGRE E INCISIVAMENTE O CRISTO VIVO, A PESSOA DE JESUS CRISTO. • PROVOCA O DESEJO DE CONHECER SUA VIDA E SUA PRÁTICA LIBERTADORA. • LEVA AO ENCANTAMENTO E INTIMIDADE COM ELE. • PROVOCA CONVERSÃO.

  34. PAUTA-SE PELO PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO FÉ-VIDA Gerando sempre um compromisso com a transformação da realidade “Assumir para redimir” (S. Irineu de Lião),

  35. FIEL AOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MENSAGEM CRISTÃ.

  36. LITÚRGICA – MISTAGÓGICA • Vivencia a verdade: Catequese e Liturgia: duas faces do mesmo Mistério. • Usa as celebrações do RICA. • Valoriza a unidade dos sacramentos de iniciação

  37. FONTE DE SIGNIFICADO, DE MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

  38. FAZ DA COMUNIDADE ORIGEM, LUGAR E META DA CATEQUESE A comunidade eclesial é lugar de acolhida, de crescimento e de amadurecimento da vida cristã a serviço da evangelização e da transformação do mundo. Primeira escola de vida cristã.

  39. É PERMANENTE, MAS PRIORIZA OS ADULTOS.

  40. COM SABOR, GOSTO, AFETO, PAIXÃO, ARTE, FESTA, ALEGRIA Cantar, irradiar e revelar a beleza de ser UM ETERNOAPRENDIZ do amor, da partilha, da justiça, da solidariedade, do diálogo, da comunhão, do serviço, da ternura e da esperança, isto é, da VIDA NOVA EM CRISTO!

  41. TUDO ISTO REQUER CATEQUISTAS CRESCENTES E APRENDENTES, FIÉIS AO MESTRE JESUS NA CORAGEM PROFÉTICA DE SEGUI-LO, ASSEMELHAR-SE A ELE, VIVER SUAS PROPOSTAS DE VIDA E ASSUMIR SUA CAUSA NA PAIXÃO DE REALIZAR UMA CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTA.

  42. “CONHECER A JESUS É O MELHOR PRESENTE QUE QUALQUER PESSOA PODE RECEBER; • TÊ-LO ENCONTRADO FOI O MELHOR QUE OCORREU EM NOSSAS VIDAS; • FAZÊ-LO CONHECIDO COM NOSSA PALAVRA E OBRAS É NOSSA ALEGRIA” (DA 29).

More Related