1 / 10

Algoritmo das formigas

Foi proposto como uma abordagem multia-gente para problemas difíceis de otimização combinatória. Aplicações recentes abordam problemas como o roteamento de veículo e em redes de comunicações, ordenação sequêncial e coloração de grafos.

bevan
Télécharger la présentation

Algoritmo das formigas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Foi proposto como uma abordagem multia-gente para problemas difíceis de otimização combinatória. Aplicações recentes abordam problemas como o roteamento de veículo e em redes de comunicações, ordenação sequêncial e coloração de grafos. O algoritmo das formigas foi inspirado na observação colônias de formigas reais. Algoritmo das formigas

  2. As formigas vivem em colônias e o comportamento delas é mais direcionado para a sobrevivência da colônia como um todo e não a sobrevivência de um único individuo. O característica mais interessante de das formigas é que elas são capazes de encontrar o caminho mais curto entre a colônia e uma fonte de alimentos. Algoritmo das formigas

  3. Enquanto a formiga caminha de sua colônia até uma fonte de alimento ela deposita uma substancia chamada feromônio pelo caminho, deixando um rastro por onde ele passou. Elas podem sentir o feromônio, e assim ao escolher o seu caminho, elas tendem, com uma maior probabilidade, a seguir caminhos marcados com uma concentração mais forte de feromônio. Algoritmo das formigas

  4. Experimento realizado por Deneuborg em 1990, para estudar o comportamento forrageiro das formigas. Experimento da Ponte Binária As formigas seguem um dos caminhos com igual probabilidade, e devido a escolhas aleatórias, um dos caminhos terá mais feromônio e atrairá mais formigas.

  5. Se o tamanho dos caminhos forem diferentes, as formigas irão convergir para o mais curto, pois ela é percorrida em menos tempo e assim mais formigas passam por ela, depositando uma quantidade maior de feromônio. Experimento da Ponte Binária

  6. O ACO é uma heurística baseada em probabilidade, criada para a solução de problemas computacionais que envolvem a procura de caminhos em grafos. Algoritmo de otimização de colônias de formigas (ACO)

  7. Algoritmo de otimização de colônias de formigas (ACO) Caixeiro viajante

  8. O AS foi o primeiro algoritmo ACO. Nele as formigas se movem ao longo do grafo adicionando ao trajeto os nós que percorreu formando um circuito. A medida que as formigas percorrem o seus circuitos, cada uma delas deposita um rastro de feromônio associado aos arcos visitados. Isso faz com que o caminho seja mais desejável às formigas futuras. Elas depositam uma quantidade de feromônio proporcional a qualidade do percurso. Ant System (AS)

  9. Ant System (AS) •  taxa da evaporação, 0< <1 ; • m número das formigas; • Δτkij quantidade de feromônio colocado na trilha entre i e j pela formiga k; Q  constante de projeto; Lk  comprimento do tour da k-ésima formiga.

  10. Ant colony system (ACS) O ACS foi introduzido para melhorar o desempenho do AS. A contribuição mais importante foi a atualização do feromônio feita imediatamente após a formiga atravessar a aresta. τij (t) ← (1 − ϕ)τij (t)+ ϕτ0 Onde τ0 é o nível mínimo de feromônio e 0 <ϕ ≤ 1. A formiga remove o ferômonio da aresta que acabou de atravessar. Isso aumenta a diversidade , pois reduz a atividade das arestas que mais foram visitadas.

More Related