1 / 39

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ

GERENCIAMENTO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES¹. ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ. BRITO, A.L.S.² BROCHETO, A.C.M.C² COSTA, L.R.² FERREIRA , B.M.² MONFERINO, M.R.² SILVA, N.M.². 1.Trabalho integrante da disciplina Administração da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG, 2012.

borna
Télécharger la présentation

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GERENCIAMENTO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES¹ ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ BRITO, A.L.S.² BROCHETO, A.C.M.C² COSTA, L.R.² FERREIRA, B.M.² MONFERINO, M.R.² SILVA, N.M.² 1.Trabalho integrante da disciplina Administração da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG, 2012. 2.Acadêmica do sexto período da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz do Curso de Graduação em Enfermagem da referida Escola em 2012. 3.Professores da disciplina de Administração na referida escola em 2012.

  2. INTRODUÇÃO FONTE: Google Imagens

  3. CONFLITO: Desacordo interno ou externo resultante de diferenças de ideias, valores ou sentimentos entre duas ou mais pessoas. FONTE: Google Imagens FONTE: Huston; Marquis (2005).

  4. FONTE: Huston; Marquis (2005).

  5. COMO ENTENDER O CONFLITO: O termo é associado a: FONTE: Google Imagens FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  6. PERCEPÇÃO SOBRE O CONFLITO: FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  7. CONFLITO: NEGATIVO OU POSITIVO FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  8. É de importância fundamental, para os profissionais das organizações de saúde, saber gerenciar conflitos e fazer negociações. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010) FONTE: Google Imagens

  9. ORIGEM DOS CONFLITOS: FONTE: Google Imagens FONTE: Google Imagens FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  10. Esse processo cíclico de frustações ocorre em virtude de incompreensão dos interesses ou necessidades dos envolvidos no problema, fazendo com que cada um interprete a situação do seu próprio ponto de vista. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010) FONTE: Google Imagens

  11. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010) FONTE: Google Imagens

  12. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  13. EFEITOS NEGATIVOS FONTE: Google Imagens

  14. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  15. EFEITOS POSITIVOS FONTE: Google Imagens

  16. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  17. FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO DOS CONFLITOS FONTE: Huston; Marquis (2005).

  18. ACOMODAÇÃO

  19. DOMINAÇÃO • O exercício do poder é levado ao extremo quando uma das partes impõe sua solução preferida; • Isso leva a ressentimentos e sentimentos de desvalorização da outra parte, que tende a gerar condutas de hostilidade; • Estilo “perde-ganha”. FONTE: Huston; Marquis (2005).

  20. BARGANHA/COMPROMISSO FONTE: Huston; Marquis (2005).

  21. SOLUÇÃO INTEGRATIVA DE PROBLEMA Visa a satisfazer às exigências de ambas as partes, através da busca de soluções alternativas. Nesse processo, identificam-se as considerações básicas ou subjacentes a ambas as partes envolvidas e procura-se buscar alternativas, identificando as consequências para ambas as partes, escolhendo-se a alternativa mais favorável. FONTE: Google Imagens FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  22. PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO FONTE: Google Imagens

  23. FONTE: Google Imagens

  24. HABILIDADES BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO Algumas habilidades são fundamentais para os negociadores, como: ser proativo; não aceitar as coisas como elas são, sem antes perguntar por que elas não poderiam ser feitas melhor; trabalhar o medo da perda e do ataque que surge diante do enfrentamento de situações desconhecidas; quebrar resistências e acreditar que é possível aprender a negociar. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  25. FONTE: Google Imagens

  26. FONTE: Huston; Marquis (2005).

  27. Uma boa negociação inicia-se por alguns passos importantes:

  28. ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO Estão intimamente relacionados à ética presente na negociação. Aqui, ética é entendida de modo abrangente, como um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo. As questões éticas e legais têm, na negociação, uma certa sobreposição, gerando, às vezes, certos conflitos. FONTE: Google Imagens FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  29. ESTILO RESTRITIVO/DURO Combina o impulso para o controle e para o desrespeito com o outro, considerando que o oponente só chega a um acordo se for forçado. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  30. ESTILO ARDILOSO Busca-se a estratégia da abstenção, com adiamento e atraso na negociação para manter o outro a distância. Concentra-se nos procedimentos e regras, e o objetivo predominante do oponente é sobreviver à negociação. FONTE: Kurcgant; Ciampone (2010)

  31. ESTILO AMIGÁVEL O principal objetivo é manter o relacionamento com o negociador, independentemente do fato de alguma conquista importante ser atingida ou não nessa etapa. FONTE: Huston; Marquis (2005).

  32. ESTILO CONFRONTADOR Cuida-se da necessidade de contestar as questões em pauta enquanto trabalham, mutuamente, com o outro, para chegar a um acordo sólido. O objetivo principal do oponente é o melhor acordo global nas circunstâncias. Esse acordo apoia-se no mérito e no compromisso mútuo a ser aprovado. FONTE: Huston; Marquis (2005).

  33. ESTILOS PARA LIDAR COM O CONFLITO Num processo de negociação, ocorrerem diferenças de estilo e estas sendo reconhecidas podem facilitar o entendimento da argumentação apresentada por ambas as partes e a solução dos conflitos. FONTE: Google Imagens FONTE: Huston; Marquis (2005).

  34. ESTILOS PARA LIDAR COM O CONFLITO • Colaborativo: Confrontador e colaborativo. Encontra solução quando os dois lados sejam preservados. • Contestador: É também confrontador. Ações decisivas e rápidas. • Aceitação: Não é confrontador porém é cooperativo. O interesse de outra parte é muito mais importante. Ou quando deseja obter um crédito nas negociações futuras.

  35. Retirada:Não é confrontador nem cooperativo. Quando o benefício de não enfrentar o conflito prevalecer sobre o enfrentamento naquele momento. • Compromisso: Meio termo dos demais estilos. Quando os objetivos tem importância relativa e não justificam confronto. Caracterizando-se como uma rápida troca de concessão que satisfaz ambas as necessidades de partes.

  36. CONCLUSÃO

  37. REFERÊNCIAS FONTE: Google Imagens

  38. KURCGANT, P.; CIAMPONE, M. H. T. Gerenciamento de conflitos e negociação. In: TRONCHIN, D. M. R.; FUGILIN, F. M. T.; PERES, H. H. C. Gerenciamento em Enfermagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. HUSTON, C. J; MARQUIS, B. L. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. Imagens: Disponíveisem: http://www.google.com.br/imagens. Acesso em 16 abr. 2011.

More Related