1 / 41

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO DE MUNICIPIOS E GESTORES NO SITE DO CNES

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO DE MUNICIPIOS E GESTORES NO SITE DO CNES.

brighton
Télécharger la présentation

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO DE MUNICIPIOS E GESTORES NO SITE DO CNES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO DE MUNICIPIOS E GESTORES NO SITE DO CNES

  2. Este documento é dirigido ao Gestor Local, responsável pelo Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES. É importante mencionar que, esta instrução tem por embasamento normativo a Portaria SAS Nº. 311, de 14 de maio de 2007. • Para que o gestor possa encaminhar bases de dados dos sistemas de informação SCNES, SIA, E SIAB diretamente para o nível federal, através do Transmissor Simultâneo, é obrigatório o cadastramento no site do CNES.

  3. COMO REALIZAR O CADASTRO DE GESTORES • O objetivo desta tarefa é orientar a realização da rotina de cadastramento de Gestores. • Para iniciar o cadastramento do Gestor, acesse a página do CNES na Internet, através do endereço http://cnes.datasus.gov.br: • A Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir: • Tela Principal • Selecione a Funcionalidade SERVIÇOS/ GESTORES/ CADASTRAMENTO DE GESTORES • Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir:

  4. : • Tela de acesso Cadastramento de Gestores • Tela de acesso Cadastramento de Gestores • A Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir:

  5. Para retornar a tela anterior clique no botão de atalho X • Para continuar a rotina clique no botão OK • A Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir:

  6. Digite os campos a seguir: Usuário: Informe o usuário que é o código do IBGE do Município ou Estado. Senha: Informe a senha inicial que é CNES07. CPF: Informe o CPF do responsável pelo CNES

  7. A seguir será apresentado o conjunto de campos que compõe o cadastramento da secretaria de saúde, do secretário, das áreas técnicas do CNES; Controle e Avaliação, SIA, SIHD, CIH, SIAB, ESF, SIM, SINASC, SINAN e pela Atenção Básica, e seus responsáveis técnicos.

  8. Digite a Nova Senha: No campo Nova Senha pode ser informado até 6 (seis) dígitos podendo ser uma combinação de números e letras, apenas letras ou apenas números a escolha do usuário. Não deverão ser colocados caracteres especiais do tipo (- / \ “ ! @ # $ % ¨& * ( ) etc.). • Confirme a Nova Senha informada anteriormente • Nome/ Identificação da Secretaria: Informe o nome e identificação da Secretaria. Digite o nome da secretaria por extenso. Caso o nome tenha mais que 70 caracteres, abrevie-o adequadamente. Não abreviar o primeiro e o último nome. • Endereço: Digite o endereço com logradouro, número, complemento (se houver), Bairro, Cidade, Estado e CEP • Telefone: Informa o código de área e telefone da Secretaria • DD – Código com duas posições • Ex.: O DD do Porto Alegre é 51, desta forma digitar 51 • NNNNNNNN – Número do telefone • Telefone/Fax: Informa o código de área e fax da Secretaria • E-mail: Informa o endereço eletrônico da Secretaria

  9. Digite os campos do grupo de informações do Secretário(a): Nome:Informe o nome completo do Secretário de Saúde. Caso o nome tenha mais que 70 caracteres, abrevie-o adequadamente. Não abreviar o primeiro e o último nome. Telefone 1: Informa o código de área e telefone Telefone 2: Informa o código de área e telefone E-mail : Informa o endereço eletrônico. Preferencialmente o e-mail do Secretário

  10. Nome/ Identificação: Informe o nome completo do Setor Responsável pelo CNES Responsável: Informe o nome do Responsável pelo CNES Cargo: Informa o cargo do Responsável pelo CNES Telefone 1: Informa o código de área e telefone Telefone 2: Informa o código de área e telefone E-mail: Informa o endereço eletrônico

  11. Para realizar o cadastramento das áreas técnicas do Controle e Avaliação, SIA, SIHD, CIH, SIAB, ESF, SIM, SINASC, SINAN e pela Atenção Básica, e seus responsáveis técnicos, seguir as orientações descritas na tela anterior. Para o conjunto dos demais conjuntos de campos de cadastramento será exibida no cabeçalho da tela, conforme a seguir: • Tela comum ao conjunto de campos de cadastramento • A partir do cadastramento do Setor Responsável pelo CNES, no início do conjunto de campos de cadastramento dos demais setores será apresentada a mesma tela. Caso a opção seja marcada, todos os dados do Setor CNES serão repassados para o conjunto de campos em questão. Utilizar a marcação da tela apenas se o responsável pelo(s) demais sistema(s) for o mesmo do CNES.

  12. Tela específica do conjunto de campos da Atenção Básica • Marque as seguintes opções: • Sim, caso a ESF SEJA subordinada a Coordenação De Atenção Básica; • NÃO, caso a ESF não SEJA subordinada a Coordenação De Atenção Básica. • Para confirmar as informações digitadas clique no botão Enviar • A Página exibe a mensagem a seguir:

  13. RELAÇÃO DE GESTORES AINDA NÃO CADASTRADOS NO CNES – 16/04/2010

  14. MÓDULO TRANSMISSOR Transmissor.datasus.gov.br

  15. Instruções sobre o Transmissor de Dados Após a instalação, aparecerá a tela abaixo. Esta é a única tela do transmissor de dados de maneira a deixar bem simplificada a transmissão. Mesmo assim existem alguns pontos para esclarecer:

  16. Na barra de título do Transmissor aparecerá sempre a versão do Transmissor, note que sempre que for liberada uma nova versão, não mais será possível transmitir, ou seja, você precisará baixar a versão mais atual para voltar a transmitir. • 2) No campo “Competência” deverá ser informada a competência que está sendo transmitida no formato (MM/AA), Ex: 05/10 para Maio de 2010.

  17. 3) No campo “TipoArquivo”, é preciso informar o tipo de arquivo que você vai transmitir a princípio o transmissor será usado no SIHD, CNES e SIASUS podendo incorporar outros sistemas futuramente. A primeira versão estará disponível apenas a opção SIHD, em seguida todas as outras estarão disponíveis e precisarão ser selecionadas neste campo.

  18. 4) No campo “IBGE” é preciso informar o código IBGE do município ou o código IBGE do estado (no caso de uma transmissão) seguindo o padrão com zeros no final, exemplo: 430000, 350000, 110000, etc. 5) No campo “Senha” é preciso informar a senha do município ou estado, esta senha foi gerada pelo DATASUS e será enviada aos gestores das secretarias municipais e estaduais que estão cadastrados no CNES.

  19. 5) No campo “CPF” é preciso informar o CPF do operador que está enviando o arquivo no momento. Caso o tipo de usuário da pessoa que esteja enviando o arquivo seja Mestre no cadastro do CNES, o CPF não precisa ser informado. 6) No campo “Arquivo”, é preciso selecionar o arquivo que você quer transmitir. Cada sistema possui algumas regras de validação e padrões de nomes de arquivo, dessa forma é preciso obedecer tais padrões ou a transmissão não será executada. O botão ao lado com três pontinhos (...) permite você navegar e selecionar em seu computador o arquivo para envio. Na hora de selecionar o arquivo, o transmissor mostrará somente os arquivos que obedecerem a regra de formação do nome do arquivo com os parâmetros competência, IBGE e sistema informados anteriormente.

  20. 8)No campo “StatusdaTransmissão”, irá aparecer o progresso que o arquivo é processado e preparado para ser transmitido, assim que a barra chegar ao final, é iniciada a transmissão. Neste momento aparecerá uma animação indicando que os dados estão sendo transmitidos, é preciso esperar a transmissão ser concluída para que o seu recibo seja gerado corretamente. Dependendo da sua conexão com a internet e o tamanho do seu arquivo, o processo pode demorar vários minutos. 9) O botão “TestarConexão” tenta fazer uma chamada ao servidor do DATASUS para saber existe uma conexão com o mesmo. Caso a conexão seja estabelecida, o arquivo será enviado sem problema. Logo após testar a conexão com o DATASUS, o transmissor tentará fazer o mesmo procedimento para Secretária Estadual Saúde (SES) do município que enviará o arquivo. 10) O botão “Transmitir” inicia a transmissão e uma mensagem aparecerá quando a transmissão for concluída informando que seu recibo foi gerado. 11) O botão “Sair” sai do Transmissor interrompendo a transmissão caso a mesma já tenha sido iniciada.

  21. Após transmitir o arquivo, aparecerá uma mensagem informando o sucesso da operação e onde foi salvo o seu arquivo de recibo. O arquivo de recibo é um arquivo no formato PDF que por padrão é salvo na mesma pasta que você selecionou o seu arquivo para transmissão, ou seja, caso o arquivo que você quer transmitir seja “c:\meus arquivos\xxxZZZppp.DTS”, o seu recibo será gerado na pasta “c:\meus arquivos” com os nomes de “ReciboMS_[SISTEMA]_[DATA]_[HORA]_[COMPETENCIA].pdf” para recibo do Ministério da Saúde e “ReciboSES_[SISTEMA]_[DATA]_[HORA]_[COMPETENCIA].pdf” para recibo de envio dado pela SES. Importante ressaltar que o recibo dado pelo transmissor é apenas um recibo que o arquivo foi enviado para o respectivo sistema e ainda sim precisará ser processado pelos sistemas correspondentes. Exemplo do nome do recibo: “ReciboMS_SAMU_22102008_111927_1108.pdf”

  22. Após a mensagem da transmissão, aparecerá no final uma mensagem informando a situação da secretaria junto a SES e ao Ministério, caso exista alguma pendência de transmissão, será exibida nesta mensagem, caso esteja tudo OK, aparecerá que está tudo Ok.

  23. COMUNICAÇÃO USUÁRIOS O transmissor possui uma equipe dedicada a dar suporte aos municípios e secretarias estaduais, basta entrar em contato conosco através dos contatos abaixo. e-mail : transmissor@listas.datasus.gov.br Equipe Técnica :(21) 3985-7842 (Mozaniel)(21) 3985-7084 (Bruno)(21) 3985-7292 (Gilberto) Equipe de Produção SIASUS :(21) 3985-7247 (Marcelo) marcelocruz@datasus.gov.br(21) 3985-7095 (Jomar) jomar.augusto@datasus.gov.br

More Related