1 / 49

Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo

Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo. Profª Esp. Karize T M de Souza. Ombro e Cintura Escapular. Ombro e Cintura Escapular. Fortalecimento dos flexores de ombro. Ombro.

callia
Télécharger la présentation

Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo Profª Esp. Karize T M de Souza

  2. Ombro e Cintura Escapular

  3. Ombro e Cintura Escapular Fortalecimento dos flexores de ombro

  4. Ombro Fortalecimento dos flexores de ombro: (A) o torque zero é produzido nos flexores de ombro quando ele está em 0 grau de flexão. (B) o torque máximo é produzido quando o ombro está em 90 graus de flexão. (C) o torque diminui novamente à medida que o braço se move de 90 a 180 graus de flexão.

  5. Ombro e Cintura Escapular • Fortalecimento dos rombóides e trapézio

  6. Ombro e Cintura Escapular Auto-resistência para flexão de ombro (A), abdução(B) e rotação(C) isométrica. A Usando uma parede para fazer resistência à flexão de ombro (A), abdução (B) ou rotação(C) isométrica

  7. Ombro e Cintura Escapular Fortalecimento de adutores da escápula

  8. Ombro e Cintura Escapular Exercício para fortalecer a retração escapula e abdução horizontal do ombro (visto de cima).

  9. Ombro e Cintura Escapular

  10. Ombro e Cintura Escapular Protração escapular usando a resistência da faixa elástica

  11. Ombro e Cintura Escapular Flexões de braço para fortalecer a protração escapular.

  12. Ombro e Cintura Escapular • Fortalecimento dos rotadores externos do ombro.

  13. Ombro e Cintura Escapular • Rotação interna resistida usando peso na mão. Para resistir à rotação externa, colocar o peso na mão que está por cima.

  14. Ombro e Cintura Escapular • Começando com o braço ao lado do corpo em rotação externa com o cotovelo fletido e antebraço supinado (polegar apontando para trás), o peso é erguido acima da cabeça.

  15. Ombro e Cintura Escapular A B Exercícios que enfatizam o trapézio inferior: (A) depressão da cintura escapular em cadeia fechada usando o peso do corpo para resistência e (B) depressão com rotação da escápula para cima contra resistência elástica

  16. Ombro e Cintura Escapular SCAPTION – elevação no plano escapular Trapézios, Elevador da Escápula, Deltóide, Infra-espinhal e serrátil Anterior

  17. Ombro e Cintura Escapular ROWING – iniciar junto ao corpo, 45° e evoluir para a posição em abdução Músculos – Rombóides e trapézio Médio

  18. Ombro e Cintura Escapular PUSH UP Músculos – Peitoral Maior e SerrátilAnterior

  19. Ombro e Cintura Escapular PUSH UP PLUS Músculo – SerrátilAnterior

  20. Ombro e Cintura Escapular SHRUG Músculos – Trapézio Superior e Elevador da Escápula

  21. Ombro e Cintura Escapular SCAPTION em Rotação Medial

  22. Cotovelo e o Complexo do Antebraço

  23. Cotovelo e o Antebraço • Flexão do cotovelo resistida com ênfase no bíceps braquial.

  24. Cotovelo e o Antebraço • Extensão de cotovelo resistida, com a cabeça longa do tríceps braquial alongada.

  25. Cotovelo e Antebraço B Posição inicial (A) e posição final (B) para fortalecimento do músculo bíceps

  26. Cotovelo e Antebraço A B Exercício com resistência mecânica usando uma pequena barra com pesos colocados assimetricamente para fortalecimento dos pronadores (A) e supinadores (B) do antebraço.

  27. Cotovelo e Antebraço Exercício de enrolar a corda no bastão para fortalecer a garra e desenvolver os músculos do epicôndilo lateral. Ele requer a estabilização dos músculos da cintura escapular e do cotovelo Exercício com resistência mecânica usando um peso na mão para fortalecer os músculos do epicôndilo lateral (extensores de punho)

  28. Cotovelo e Antebraço Flexores bilaterais do cotovelo contra resistência elástica Simulação da “partida do motor” para fortalecimento funcional do membro superior.

  29. Cotovelo e Antebraço Flexão de braço modificada

  30. Cotovelo antebraço Flexões de braço na barra modificadas, em cadeia fechada, suando a metade superior do peso corporal como resistência para fortalecer os flexores de cotovelo.

  31. Punho e Mão

  32. Punho e Mão A Fortalecimento dos flexor radial do carpo(A) e extensor ulnar do carpo(B)

  33. Cotovelo e Antebraço

  34. Punho e Mão • Auto-resistência para fortalecer os músculos flexores extrínsecos dos dedos.

  35. Quadril

  36. Quadril • Deslizamento na parede/Agachamento parcial

  37. Quadril • Fortalecimento isolado do glúteo máximo. Deve-se ter o cuidado de não hiperestender o quadril até o ponto de causar sobrecarga na articulação sacroilíaca ou nas articulações da coluna lombar.

  38. Quadril • Fortalecimento dos extensores do quadril usando exercício de ponte. Pode ser acrescentada resistência contra a pelve.

  39. Quadril Fortalecimento dos adutores de quadril. (A) A perna de cima é estyabilizada flexionando o quadril e apoiando o pé na mesa enquanto a pena de baixo é aduzida contra a gravidade. (B) A perna de cima é isometricamente mantida em abdução enquanto a de baixo é aduzida contra a gravidade. A B

  40. Quadril B Exercício em cadeia fechada com resistência elástica em torno da perna oposta. (A) resistir à direita requer estabilização dos músculo anteriores do lado esquerdo. (B) resistir à abdução para a direita requer estabilização dos músculos do plano frontal esquerdo. Para aumentar a dificuldade a resistência é movida distalmente na perna.

  41. Joelho

  42. Joelho • Fortalecimento dos adutores

  43. Joelho • Exercício isométrico do quadríceps

  44. Joelho • Fortalecimento do quadríceps

  45. Joelho • Flexões dos posteriores da coxa; exercícios resistidos para os flexores do joelho com o paciente em pé. A resistência máxima ocorre quando o joelho está em 90 graus.

  46. Joelho • Miniagachamento resistido; treinamento em cadeia cinética fechada em arco curto.

  47. Tornozelo e pé

  48. Tornozelo e pé A B (A) Resistência aos músculos flexores plantares do tornozelo com um material elástico. (B) Resistência aos músculos dorsiflexores do tornozelo com um material elástico.

  49. Referência Bibliográfica • KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios Terapêuticos - Fundamentos e Técnicas. São Paulo: 5ªed Manole, 2009.

More Related