1 / 12

Salve, Maria Mãe de Deus

Salve, Maria Mãe de Deus. Na homilia que São Cirilo de Alexandria pronunciou no Concílio de Éfeso, dirigiu à Mãe de Deus louvores como estes:

celine
Télécharger la présentation

Salve, Maria Mãe de Deus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Salve, Maria Mãe de Deus

  2. Na homilia que São Cirilo de Alexandria pronunciou no Concílio de Éfeso, dirigiu à Mãe de Deus louvores como estes: "Salve, Maria, Mãe de Deus, veneradíssimo tesouro de todo o círculo, tocha inextinguível, coroa da virgindade, trono da reta doutrina, templo indestrutível, pequena habitação daquele que não pode ser contido em lugar algum, Virgem e Mãe por quem nos deu o chamado nos Evangelhos bendito o que vem em nome do Senhor.

  3. Salve, você que encerrou em seu seio virginal ao que é imenso e inacabável. Você, por quem a Santíssima Trindade é adorada e glorificada. Você, por quem a cruz preciosa é celebrada e adorada em todo mundo. Você, por quem exulta o céu, alegram-se os anjos e arcanjos, fogem os demônios, por quem o diabo tentador foi arrojado do céu, e a criatura, queda pelo pecado, é elevada ao céu...

  4. Quem de entre os homens será capaz de elogiar como se merece a Maria, digna de todo louvor? É Virgem e Mãe: que maravilha! Este milagre me enche de estupor. Quem ouviu jamais dizer que ao construtor de um templo se o proíba entrar nele? Quem poderá tachar de ignomínia a quem troca a sua própria vida para ser Mãe?

  5. Nós temos que adorar e respeitar a união do Verbo com a carne, temos que ter temor de Deus e dar culto a Santa Trindade, temos que celebrar com nossos hinos a Maria, a sempre Virgem, templo santo de Deus, e a seu Filho, o esposo da Igreja, nosso Senhor Jesus Cristo. a glória pelos séculos dos séculos. Amém."

  6. Já naqueles tempos se falava da "pessoa" ou "União hipostática": o verbo, ao encarnar-se, assumiu a natureza humana em sua pessoa divina, de modo que não havia duplicidade de pessoas em Jesus (só há uma pessoa, que é divina), embora sem duplicidade de naturezas, divina e humana. A teologia católica desenvolveu amplamente esta tese, derivada da filosofia grega.

  7. Santo Tomás diz: "A bem-aventurada Virgem é chamada Mãe de Deus não porque seja mãe da divindade, mas sim porque é mãe, segundo a humanidade, da pessoa que tem a divindade e a humanidade. O ser concebido e o nascer se atribuem a hipóstases por razão da natureza em que a hipóstase por razão da natureza é concebida e nasce.

  8. Agora bem, como no mesmo princípio da concepção (de Cristo) a natureza humana se uniu à pessoa divina, podemos afirmar com toda verdade que Deus é concebido e nascido da Virgem. Diz-se que uma mulher é mãe de uma pessoa porque esta foi concebida e nasceu dela. Logo a bem-aventurada Virgem pode chamar-se verdadeira Mãe de Deus. (...)

  9. O nome de "Deus", comum às três pessoas divinas, umas vezes designa só à pessoa do Pai, outras à pessoa do Filho, e outras a do Espírito Santo. Assim, quando se diz que a bem-aventurada Virgem é Mãe de Deus, a palavra "Deus" designa só a pessoa do Filho".

  10. O Concílio Vaticano II se ecoa da Tradição secular da Igreja no capítulo VIII da Constituição Lumen Gentium: "A Santíssima Virgem, predestinada da eternidade como Mãe do Redentor, a companheira mais generosa de todas e a humilde escrava do Senhor.

  11. Esta maternidade de Maria perdura sem cessar na economia da graça, do consentimento que deu fielmente na Anunciação, e que manteve sem vacilar ao pé da cruz, até a realização plena e definitiva de todos os escolhidos. Pelo dom e a função de ser Mãe de Deus, pela que está unida ao Filho Redentor, e por seu singular obrigado e funções, a Bem aventurada Virgem está também intimamente unida à Igreja. A Mãe de Deus é Mãe da Igreja".

  12. Texto - Internet Música - Mãe e Rainha Pe. Zezinho Imagens - Google Formatação - Altair Castro 1º/01/2011

More Related