1 / 13

OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIdA DE ISRAEL

OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIdA DE ISRAEL. Lição nº 03 15 de Janeiro de 2012. TEXTO ÁUREO. “E será que, havendo-te o Senhor, teu Deus, introduzido na terra, a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal .” DT 11.29.

cisco
Télécharger la présentation

OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIdA DE ISRAEL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIdA DE ISRAEL Lição nº 03 15 de Janeiro de 2012

  2. TEXTO ÁUREO “E será que, havendo-te o Senhor, teu Deus, introduzido na terra, a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal.” DT 11.29

  3. VERDADE PRÁTICA A verdadeira prosperidade é o resultado de um correto relacionamento com Deus e da obediência à sua Palavra.

  4. Leitura Bíblica em Classe Deuteronômio 11.26-32 26 -Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: 27 - a bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando; 28 - porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.

  5. 29 - E será que, havendo-te o Senhor, teu Deus, introduzido na terra, a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal. 30 - Porventura não estão eles daquém do Jordão, junto ao caminho do pôr-do-sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré? 31 - Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra que vos dá o Senhor, vosso Deus; e a possuireis e nela habitareis. 32 - Tende, pois, cuidado em fazer todos os estatutos e os juízos que eu hoje vos proponho.

  6. Monte gerizim e ebal

  7. Monte Gerizim e Monte EbalEssas duas montanhas elevam-se acima da antiga cidade de Siquém, onde foram enterrados os ossos de José. (Ver Js 24:32.) • Vista oeste. À esquerda, está o Monte Gerizim e, à direita, o Monte Ebal. Vê-se aqui a atual Nablus. A antiga cidade de Siquém situava-se entre as duas montanhas no vale abaixo (logo à direita da foto). • Eventos importantes: Abraão acampou em Siquém (Gn 12.6–7). Jacó acampou aqui e comprou um terreno (Gn 33.18–20). O Monte Gerizim era o monte das bênçãos, enquanto que o Monte Ebal era o monte das maldições (Dt 27–28). No Monte Ebal Josué edificou um altar com uma cópia da lei de Moisés e então leu a lei aos israelitas (Js 8.30–35). Os ossos de José estão enterrados em Siquém (Js 24.32).

  8. Carvalho de moré Ao entrar na terra de Canaã, Abraão parou primeiro em Siquém (Gn 12.6). Foi lá no carvalho de Moré que o Senhor começou a revelar a sua promessa de aliança, e foi perto dali que Abraão edificou o seu primeiro altar. O local não pode ser identificado com precisão, mas deve ser considerado como estando nas proximidades da própria Siquém. Esta carvalho, em terebinto, que normalmente cresce como uma árvore solitária, já era famoso e provavelmente sagrado para os cananeus nativos, porque seu nome significa “Carvalho do Mestre” Provavelmente seja a mesma árvore sob a qual Jacó enterrou os ídolos de sua família (Gn 35.4). É mencionado como um marco em Dt 11.30. Debaixo dele Josué fez um santuário ao ar livre com uma pedra marcando a renovação da aliança de Israel com Jeová (Js 24.26), e ali, Abimeleque foi feito Rei de Siquém (Jz 9.6 cf. também 9.37.

  9. MALDIÇÕES PARA A DEOBEDIÊNCIA SEGUNDO DEUTERONÔMIO 28 PESTILÊNCIA – V. 21 CONSUMO PELA FURRUGEM E DESTRUIÇÃO DAS SEMENTEIRAS – V22 ENFERMIDADE (FEBRE, INFLAMAÇÃO, ÚLCERA, TUMORES, SARNA) VV. 22, 27). SECA – V.24 CÉUS DE BRONZE E TERRA DE FERRO – V.23 NÃO PODERIAM RESISTIR OS INIMIGOS – V.25 DISPERSÃO DO POVO DE Deus – v. 64 Redução do povo – v. 62

  10. INTRODUÇÃO Deus tem prazer em abençoar os seus filhos. Israel é o povo escolhido d’Ele, por isso há muitas promessas para eles, mas também há advertências quanto a desobediência. Muitas dessa promessas e advertências tem valor para nós como alerta para um possível desvio de conduta. Leiamos e analisemos os capítulos 27 e 28 de Deuteronômio, e veremos como são importantes para nós tais passagens.

  11. OBEDIÊNCIA, UM FIRME FUNDAMENTO • Deus fala e que ser ouvido – Dt 28.1 – Existe uma infinidade de “SE” nas Escrituras, a maior parte expressando definitivamente as condições sobre as quais Deus abençoará os homens. Nenhuma aliança, promessa, ou bênção incondicional pode ser encontrada na Bíblia. Exemplos de maldições por desobediência e bênçãos por obediência são claramente expostas nas seguintes passagens: Dt 27.14-26 Dt 28.1-58 Lv 26 Is 58, e em muitas outras. Assim sabemos sem dúvida que Deus não abençoará homens que transgredirem a Palavra e a Vontade Divina.

  12. OBEDIÊNCIA, UM FIRME FUNDAMENTO • A obediência e sua reais motivações – • Obediência vem do latim “obediscere”, submeter-se à vontade de outrem e executá-la. • E o princípio da obediência não se aplica apenas aos homens. • Deus estabelece o limite das águas dos rios e dos mares – não transbordem • Deus estabelece ao sol – resplandeça • Ele ordena ao dia – se faça, e o dia se faz • Deus queria fundamentar em Adão o princípio da obediência, para que sua vida fosse equilibrada, próspera, e que tudo em que ele colocasse as mãos, gerasse abundância, multiplicasse. • Adão a oportunidade de escolher entre obedecer ou não. • Mas Adão não se alimentou da vontade do Pai e morreu espiritualmente, conforme Deus havia falado que aconteceria. • A obediência humanamente falando é uma questão de opção, mas espiritualmente falando, é um princípio fundamental na vida de um verdadeiro Cristão.

  13. DESOBEDIÊNCIA, ACAUSA DA MALDIÇÃO • A quebra da aliança –

More Related