1 / 11

Os Jovens e a Politica

Os Jovens e a Politica. Análise ao estudo da Universidade Católica. Grupo Bege. Conclusões. Conclusões.

cleave
Télécharger la présentation

Os Jovens e a Politica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os Jovens e a Politica Análise ao estudo da Universidade Católica Grupo Bege

  2. Conclusões

  3. Conclusões Os indivíduos questionados revelam um maior poder de reivindicação entre os 15 e 30 anos, dando preferência a acções que tenham um resultado directo, nomeadamente a referendos, mas revelando-se cépticos na eficácia da participação politica convencional.

  4. Conclusões Tem-se vindo a verificar nos jovens uma tendência decrescente face às questões políticas. No entanto, aqueles que se interessam, na sua maioria, pertencem a alguma forma de associativismo.

  5. Conclusões É curioso o nível de disponibilidade que os jovens revelam, tendo em conta a fase da vida em que se encontram. O seu interesse politico só não é maior devido à forma de como a informação lhes é transmitida e aos seus hábitos de consumo informativos.

  6. Medidas

  7. Medidas Levar o português a ter uma atitude mais intervencionista. As atitudes que temos vindo a demonstrar são demasiado laxistas não se coadunando com os desafios da nova sociedade global. É necessário um reforço à participação em associações: estudantis, juvenis, grupos informais, voluntariado, etc. Fomentar a entrada da sociedade civil na vida partidária com a abertura das sedes partidárias.

  8. Medidas Temos de mostrar o lado positivo e dinâmico da política. Reforçar os três conceitos básicos da democracia: verdade, respeito e compromisso; o que poderá ser alcançado através da sensibilização dos quadros politicos.

  9. Medidas Alterar os conteúdos programáticos da disciplina de formação cívica (leccionada no ensino básico) e da disciplina de filosofia (leccionada no ensino secundário) de forma a inserir pontos estruturantes como: a intervenção política, a importância da cidadania activa e a oratória. Formar também os professores para que estes utilizem cada vez mais o debate como ferramenta de transmissão de conhecimentos.

  10. Medidas Os jovens são fortes apoiantes dos referendos. Vamos apostar mais no uso de referendos e na criação de círculos uninominais, uma vez que permitem uma democracia mais directa e activa.

  11. Medidas Incentivar a criação e manutenção das mais diferentes acções políticas com especial incidência na formação dos cidadãos mais jovens; procurando seguir os bons exemplos, tais como: Universidade de Verão, Universidade do Poder Local e Universidade da Europa.

More Related