1 / 7

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.

SEMINÁRIO ACORDO BRASIL-SANTA SÉ DE 2008 PUC.RIO 08-09.10.2013 O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.

connor
Télécharger la présentation

O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SEMINÁRIO ACORDO BRASIL-SANTA SÉ DE 2008PUC.RIO 08-09.10.2013O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.

  2. ARTIGO 8º A Igreja Católica, em vista do bem comum da sociedade brasileira, especialmente dos cidadãos mais necessitados, compromete-se, observadas as exigências da lei, a dar assistência espiritual aos fiéis internados em estabelecimentos de saúde, de assistência social, de educação ou similar, ou detidos em estabelecimento prisional ou similar, observadas as normas de cada estabelecimento, e que, por essa razão, estejam impedidos de exercer em condições normais a prática religiosa e a requeiram. A República Federativa do Brasil garante à Igreja Católica o direito de exercer este serviço, inerente à sua própria missão.

  3. O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. • FUNDAMENTO: • Constituição Federal de 1988, que garante a “prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva” (Art.5, inciso VII da Constituição Federal de 1988)

  4. O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. • CONDIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO GARANTIDO PELO art. 8º: • “estejam impedidos de exercer em condições normais a prática religiosa e a requeiram”. • São estes os que gozam do direito à Assistência Espiritual por parte da sua comunidade religiosa

  5. O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. • AMPLO LEQUE DE POSSIBILIDADES • Lei nº 1310, de 12 de julho de 2004, do Munícipio de Palmas, Tocantins, garante a assistência religiosa em “hospitais gerais, psiquiátricos, e de tratamento de moléstias infecto-contagiosas, asilos, creches, presídios, delegacias de polícia e demais instituições de internamento coletivo”.

  6. O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. EXEMPLO DE NOVA FRONTEIRA: • Lei nº 4.712 de 23 de janeiro de 2006, Estado do Rio de Janeiro - “Institui e Normatiza o Atendimento Religioso nas Plataformas de Petróleo "Off-Shore".

  7. O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva. • O que é mais importante no texto do Acordo, é a frase que encerra o art. 08º: “A República Federativa do Brasil garante à Igreja Católica o direito de exercer este serviço, inerente à sua própria missão”. Trata-se portanto, não somente de um direito a ser reclamado, mas do reconhecimento por parte do Estado de que a assistência religiosa é missão da Igreja.

More Related