1 / 2

COMPARTILHANDO SABERES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

COMPARTILHANDO SABERES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). DÉBORA ALVES DE MATOS PONTES 1 ; ANNA ADELAIDE MELO MIRANDA 1 ; BEATRIZ CUNHA CAVALCANTE1; CAMILA FLORA DE LIMA 1 ; OLGA MARIA RAMALHO DE ALBUQUERQUE 1 ; TATIANA BARCELOS PONTES 1 .

cora-flores
Télécharger la présentation

COMPARTILHANDO SABERES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COMPARTILHANDO SABERES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DÉBORA ALVES DE MATOS PONTES1; ANNA ADELAIDE MELO MIRANDA1; BEATRIZ CUNHA CAVALCANTE1; CAMILA FLORA DE LIMA1; OLGA MARIA RAMALHO DE ALBUQUERQUE1; TATIANA BARCELOS PONTES1. 1.UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - FACULDADE DE CEILÂNDIA, DF - BRASIL.

  2. Introdução: A educação é um fenômeno histórico-social que ocorre durante toda a vida do ser humano. Nesse sentido a escola exerce a função de espaço social promotor da saúde, por meio da valorização e do suporte à construção de um ambiente saudável estabelecendo, ao mesmo tempo, as bases de uma gestão pública que apresenta nova forma de olhar a vida e a saúde.  Objetivo: Identificar necessidades dos sujeitos de pesquisa, proporcionando assim uma melhor atuação na promoção da saúde.  Metodologia: O método empregado foi a pesquisa ação, tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo, na qual pesquisadores e participantes representativos da situação estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Para isso utilizaram-se dinâmicas e rodas de conversa nos seis encontros realizados. Este trabalho foi realizado por  acadêmicos da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia no decorrer da disciplina de Promoção da Saúde. As intervenções aconteceram em parceria com 18 estudantes com idade entre de 20 e 63 anos da turma de alfabetização da educação de jovens e adultos do Centro de Ensino Fundamental 404 em Samambaia, DF.  Resultados: As necessidades identificadas foram: possuir uma casa, ter mais segurança na escola, saber mais informações sobre aposentadoria. Na sequência, o grupo de estudantes do EJA sugeriu as propostas de solução priorizando as necessidades coletivas. Para aumentar a segurança na escola os próprios estudantes identificaram o telefone para efetuar as denúncias de consumo de drogas. Para saber mais sobre a aposentadoria, elaborou-se um folheto contendo as informações necessárias. Para atender à necessidade de possuir uma casa foi verificada a posição dos inscritos na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB) e uma das estudantes era a sexta colocada  em sua cooperativa. O principal resultado para os acadêmicos foi a apropriação dos conceitos teóricos debatidos na disciplina por meio da sua aplicação prática. Salienta-se também a importância da escuta ativa e qualificada de cada um dos estudantes do grupo que falaram de sua trajetória de vida, suas dificuldades e anseios para o futuro. Desse modo, mesmo os mais tímidos conseguiram expressar suas aspirações.  Conclusão: Os participantes falaram sobre suas necessidades e encontraram soluções tornando-se co-autores na construção de ambiente de suporte para uma vida com mais saúde. Isso os ajudou a se perceberem como protagonistas na modificação de situações existentes em seu próprio meio social Palavras-chave: PROMOÇÃO DA SAÚDE;EJA;PESQUISA-AÇÃO  COMPARTILHANDO SABERES COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

More Related